Marketing para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baltazar, Ana Patrícia Antunes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5827
Resumo: As crianças constituem um mercado futuro, desenvolvem fidelidade a marcas desde cedo, e estas atitudes favoráveis relativamente a certas marcas parecem permanecer até à idade adulta. Por outro lado, a criança influencia as compras realizadas no seu lar. Neste sentido, o Marketing Infantil tem adquirido uma crescente importância. No entanto, salienta-se a necessidade de utilizar o Marketing sem esquecer as necessidades sociais, dado que é uma área que possibilita educar e contribuir para o desenvolvimento de capacidades intelectuais e motoras das crianças, aspetos que são da total responsabilidade dos profissionais de Marketing. Neste enquadramento, pretende-se, analisar a influência da publicidade no comportamento da criança. Neste sentido, foi aplicado um questionário aos alunos do 1º ciclo do concelho da Covilhã. Foi, também, aplicado um questionário a indivíduos com filhos e sem filhos para verificar a opinião que têm sobre a publicidade Infantil. O método de recolha de dados aplicado foi o questionário, como mencionado, tendo sido utilizada uma escala dicotómica no caso das crianças e uma escala tipo Likert de 5 pontos no caso dos adultos. Para além de uma análise descritiva, utilizou-se o teste Qui-quadrado e o teste Kruskal-Wallis para analisar os dados. Conclui-se que a maioria das crianças costuma pedir aos pais para comprarem coisas que vêm na televisão, o que demonstra a sua capacidade para sentir desejos, preferências e vontade de as satisfazer. Grande parte das crianças incluídas no estudo vê televisão todos os dias, a maioria gosta de ver publicidade e não acha a publicidade enganosa, logo está mais sujeita a ser estimulada para o consumo. Salienta-se o facto de cerca de metade das crianças inquiridas ter referido que os pais estão com elas quando assistem publicidade e, também, o facto de conversarem com as mesmas sobre publicidade, pois é essencial acompanhar e explicar às crianças os benefícios e os possíveis efeitos nocivos da publicidade. Conclui-se, também, que o grau de escolaridade influencia a opinião dos adultos (com ou sem filhos) em relação à publicidade. Embora existam, atualmente, bastantes regulamentações para a publicidade dirigida a crianças, esta área mantém-se uma fonte de discórdia que requer, por isso, investigação contínua, necessidade que é aumentada pelo facto do mundo estar, atualmente, em constante atualização, muito devido à evolução da tecnologia.
id RCAP_d575b7598032aa867a77cc9d430d6ee6
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5827
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing para criançasCriançasMarketingMarketing InfantilPublicidadePublicidade InfantilTelevisãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAs crianças constituem um mercado futuro, desenvolvem fidelidade a marcas desde cedo, e estas atitudes favoráveis relativamente a certas marcas parecem permanecer até à idade adulta. Por outro lado, a criança influencia as compras realizadas no seu lar. Neste sentido, o Marketing Infantil tem adquirido uma crescente importância. No entanto, salienta-se a necessidade de utilizar o Marketing sem esquecer as necessidades sociais, dado que é uma área que possibilita educar e contribuir para o desenvolvimento de capacidades intelectuais e motoras das crianças, aspetos que são da total responsabilidade dos profissionais de Marketing. Neste enquadramento, pretende-se, analisar a influência da publicidade no comportamento da criança. Neste sentido, foi aplicado um questionário aos alunos do 1º ciclo do concelho da Covilhã. Foi, também, aplicado um questionário a indivíduos com filhos e sem filhos para verificar a opinião que têm sobre a publicidade Infantil. O método de recolha de dados aplicado foi o questionário, como mencionado, tendo sido utilizada uma escala dicotómica no caso das crianças e uma escala tipo Likert de 5 pontos no caso dos adultos. Para além de uma análise descritiva, utilizou-se o teste Qui-quadrado e o teste Kruskal-Wallis para analisar os dados. Conclui-se que a maioria das crianças costuma pedir aos pais para comprarem coisas que vêm na televisão, o que demonstra a sua capacidade para sentir desejos, preferências e vontade de as satisfazer. Grande parte das crianças incluídas no estudo vê televisão todos os dias, a maioria gosta de ver publicidade e não acha a publicidade enganosa, logo está mais sujeita a ser estimulada para o consumo. Salienta-se o facto de cerca de metade das crianças inquiridas ter referido que os pais estão com elas quando assistem publicidade e, também, o facto de conversarem com as mesmas sobre publicidade, pois é essencial acompanhar e explicar às crianças os benefícios e os possíveis efeitos nocivos da publicidade. Conclui-se, também, que o grau de escolaridade influencia a opinião dos adultos (com ou sem filhos) em relação à publicidade. Embora existam, atualmente, bastantes regulamentações para a publicidade dirigida a crianças, esta área mantém-se uma fonte de discórdia que requer, por isso, investigação contínua, necessidade que é aumentada pelo facto do mundo estar, atualmente, em constante atualização, muito devido à evolução da tecnologia.Children are a future market, develop brand loyalty early on, and these favorable attitudes towards certain brands seem to remain until adulthood. On the other hand, children influence the purchases made by their parents. In this sense, Marketing to children is becoming increasingly important. However, we highlight the need to use Marketing while also addressing social needs, since it is an area that allows educating and contributing to the development of intellectual and motor skills, which are the marketers’ responsibility. In this context, we intend to analyze the influence of advertising on children's behavior. In this regard, a questionnaire was administered to students of the 1st cycle of Covilhã county. It was also applied a questionnaire to individuals with and without children in order to evaluate their perspective on Children's Advertising. The data collection method used was the questionnaire, as mentioned, using a dichotomous scale in the case of children and a Likert scale of 5 points for adults. Apart from a descriptive analysis, we used the Chi-square test and the Kruskal-Wallis test to analyze the data. It was concluded that most children usually ask parents to buy things that appear on television, which shows their ability to feel desires, preferences and willingness to meet them. Most children included in the study watch TV every day, like to see advertising and do not think advertising is misleading, so they are more likely to be encouraged to consume. It should be noted that around half of the children surveyed mentioned that parents are with them when they watch advertising, and also the fact that they talk to them about advertising, because it is essential to monitor and to explain to children the benefits and possible harmful effects of advertising. It was also concluded that the degree of education influences the perspective of adults (with or without children) on this matter. While there are currently plenty of regulations for advertising aimed at children, this area remains a source of contention, requiring therefore continued research, a need that is increased by the fact that the world is currently being constantly updated, largely due the evolution of technology.Carlos, Vera SilvaRodrigues, Ricardo José de Ascensão GouveiauBibliorumBaltazar, Ana Patrícia Antunes2018-08-29T15:28:33Z2015-10-52015-11-032015-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5827TID:201644738porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:00Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:39.694251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing para crianças
title Marketing para crianças
spellingShingle Marketing para crianças
Baltazar, Ana Patrícia Antunes
Crianças
Marketing
Marketing Infantil
Publicidade
Publicidade Infantil
Televisão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Marketing para crianças
title_full Marketing para crianças
title_fullStr Marketing para crianças
title_full_unstemmed Marketing para crianças
title_sort Marketing para crianças
author Baltazar, Ana Patrícia Antunes
author_facet Baltazar, Ana Patrícia Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carlos, Vera Silva
Rodrigues, Ricardo José de Ascensão Gouveia
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Baltazar, Ana Patrícia Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Marketing
Marketing Infantil
Publicidade
Publicidade Infantil
Televisão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Crianças
Marketing
Marketing Infantil
Publicidade
Publicidade Infantil
Televisão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description As crianças constituem um mercado futuro, desenvolvem fidelidade a marcas desde cedo, e estas atitudes favoráveis relativamente a certas marcas parecem permanecer até à idade adulta. Por outro lado, a criança influencia as compras realizadas no seu lar. Neste sentido, o Marketing Infantil tem adquirido uma crescente importância. No entanto, salienta-se a necessidade de utilizar o Marketing sem esquecer as necessidades sociais, dado que é uma área que possibilita educar e contribuir para o desenvolvimento de capacidades intelectuais e motoras das crianças, aspetos que são da total responsabilidade dos profissionais de Marketing. Neste enquadramento, pretende-se, analisar a influência da publicidade no comportamento da criança. Neste sentido, foi aplicado um questionário aos alunos do 1º ciclo do concelho da Covilhã. Foi, também, aplicado um questionário a indivíduos com filhos e sem filhos para verificar a opinião que têm sobre a publicidade Infantil. O método de recolha de dados aplicado foi o questionário, como mencionado, tendo sido utilizada uma escala dicotómica no caso das crianças e uma escala tipo Likert de 5 pontos no caso dos adultos. Para além de uma análise descritiva, utilizou-se o teste Qui-quadrado e o teste Kruskal-Wallis para analisar os dados. Conclui-se que a maioria das crianças costuma pedir aos pais para comprarem coisas que vêm na televisão, o que demonstra a sua capacidade para sentir desejos, preferências e vontade de as satisfazer. Grande parte das crianças incluídas no estudo vê televisão todos os dias, a maioria gosta de ver publicidade e não acha a publicidade enganosa, logo está mais sujeita a ser estimulada para o consumo. Salienta-se o facto de cerca de metade das crianças inquiridas ter referido que os pais estão com elas quando assistem publicidade e, também, o facto de conversarem com as mesmas sobre publicidade, pois é essencial acompanhar e explicar às crianças os benefícios e os possíveis efeitos nocivos da publicidade. Conclui-se, também, que o grau de escolaridade influencia a opinião dos adultos (com ou sem filhos) em relação à publicidade. Embora existam, atualmente, bastantes regulamentações para a publicidade dirigida a crianças, esta área mantém-se uma fonte de discórdia que requer, por isso, investigação contínua, necessidade que é aumentada pelo facto do mundo estar, atualmente, em constante atualização, muito devido à evolução da tecnologia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-5
2015-11-03
2015-11-03T00:00:00Z
2018-08-29T15:28:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5827
TID:201644738
url http://hdl.handle.net/10400.6/5827
identifier_str_mv TID:201644738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136362746609664