Marketing para crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5827 |
Resumo: | As crianças constituem um mercado futuro, desenvolvem fidelidade a marcas desde cedo, e estas atitudes favoráveis relativamente a certas marcas parecem permanecer até à idade adulta. Por outro lado, a criança influencia as compras realizadas no seu lar. Neste sentido, o Marketing Infantil tem adquirido uma crescente importância. No entanto, salienta-se a necessidade de utilizar o Marketing sem esquecer as necessidades sociais, dado que é uma área que possibilita educar e contribuir para o desenvolvimento de capacidades intelectuais e motoras das crianças, aspetos que são da total responsabilidade dos profissionais de Marketing. Neste enquadramento, pretende-se, analisar a influência da publicidade no comportamento da criança. Neste sentido, foi aplicado um questionário aos alunos do 1º ciclo do concelho da Covilhã. Foi, também, aplicado um questionário a indivíduos com filhos e sem filhos para verificar a opinião que têm sobre a publicidade Infantil. O método de recolha de dados aplicado foi o questionário, como mencionado, tendo sido utilizada uma escala dicotómica no caso das crianças e uma escala tipo Likert de 5 pontos no caso dos adultos. Para além de uma análise descritiva, utilizou-se o teste Qui-quadrado e o teste Kruskal-Wallis para analisar os dados. Conclui-se que a maioria das crianças costuma pedir aos pais para comprarem coisas que vêm na televisão, o que demonstra a sua capacidade para sentir desejos, preferências e vontade de as satisfazer. Grande parte das crianças incluídas no estudo vê televisão todos os dias, a maioria gosta de ver publicidade e não acha a publicidade enganosa, logo está mais sujeita a ser estimulada para o consumo. Salienta-se o facto de cerca de metade das crianças inquiridas ter referido que os pais estão com elas quando assistem publicidade e, também, o facto de conversarem com as mesmas sobre publicidade, pois é essencial acompanhar e explicar às crianças os benefícios e os possíveis efeitos nocivos da publicidade. Conclui-se, também, que o grau de escolaridade influencia a opinião dos adultos (com ou sem filhos) em relação à publicidade. Embora existam, atualmente, bastantes regulamentações para a publicidade dirigida a crianças, esta área mantém-se uma fonte de discórdia que requer, por isso, investigação contínua, necessidade que é aumentada pelo facto do mundo estar, atualmente, em constante atualização, muito devido à evolução da tecnologia. |
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Foi, também, aplicado um questionário a indivíduos com filhos e sem filhos para verificar a opinião que têm sobre a publicidade Infantil. O método de recolha de dados aplicado foi o questionário, como mencionado, tendo sido utilizada uma escala dicotómica no caso das crianças e uma escala tipo Likert de 5 pontos no caso dos adultos. Para além de uma análise descritiva, utilizou-se o teste Qui-quadrado e o teste Kruskal-Wallis para analisar os dados. Conclui-se que a maioria das crianças costuma pedir aos pais para comprarem coisas que vêm na televisão, o que demonstra a sua capacidade para sentir desejos, preferências e vontade de as satisfazer. Grande parte das crianças incluídas no estudo vê televisão todos os dias, a maioria gosta de ver publicidade e não acha a publicidade enganosa, logo está mais sujeita a ser estimulada para o consumo. Salienta-se o facto de cerca de metade das crianças inquiridas ter referido que os pais estão com elas quando assistem publicidade e, também, o facto de conversarem com as mesmas sobre publicidade, pois é essencial acompanhar e explicar às crianças os benefícios e os possíveis efeitos nocivos da publicidade. Conclui-se, também, que o grau de escolaridade influencia a opinião dos adultos (com ou sem filhos) em relação à publicidade. Embora existam, atualmente, bastantes regulamentações para a publicidade dirigida a crianças, esta área mantém-se uma fonte de discórdia que requer, por isso, investigação contínua, necessidade que é aumentada pelo facto do mundo estar, atualmente, em constante atualização, muito devido à evolução da tecnologia.Children are a future market, develop brand loyalty early on, and these favorable attitudes towards certain brands seem to remain until adulthood. On the other hand, children influence the purchases made by their parents. In this sense, Marketing to children is becoming increasingly important. However, we highlight the need to use Marketing while also addressing social needs, since it is an area that allows educating and contributing to the development of intellectual and motor skills, which are the marketers’ responsibility. In this context, we intend to analyze the influence of advertising on children's behavior. In this regard, a questionnaire was administered to students of the 1st cycle of Covilhã county. It was also applied a questionnaire to individuals with and without children in order to evaluate their perspective on Children's Advertising. The data collection method used was the questionnaire, as mentioned, using a dichotomous scale in the case of children and a Likert scale of 5 points for adults. Apart from a descriptive analysis, we used the Chi-square test and the Kruskal-Wallis test to analyze the data. It was concluded that most children usually ask parents to buy things that appear on television, which shows their ability to feel desires, preferences and willingness to meet them. Most children included in the study watch TV every day, like to see advertising and do not think advertising is misleading, so they are more likely to be encouraged to consume. It should be noted that around half of the children surveyed mentioned that parents are with them when they watch advertising, and also the fact that they talk to them about advertising, because it is essential to monitor and to explain to children the benefits and possible harmful effects of advertising. It was also concluded that the degree of education influences the perspective of adults (with or without children) on this matter. While there are currently plenty of regulations for advertising aimed at children, this area remains a source of contention, requiring therefore continued research, a need that is increased by the fact that the world is currently being constantly updated, largely due the evolution of technology.Carlos, Vera SilvaRodrigues, Ricardo José de Ascensão GouveiauBibliorumBaltazar, Ana Patrícia Antunes2018-08-29T15:28:33Z2015-10-52015-11-032015-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5827TID:201644738porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:00Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:39.694251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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