Cantem, como se estivessem num prado verde, com ar fresco no rosto...: imagética e metáfora na pedagogia coral infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Janete Conceição Soares Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vieira, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/52332
Resumo: Volume especial: Estudos da criança
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spelling Cantem, como se estivessem num prado verde, com ar fresco no rosto...: imagética e metáfora na pedagogia coral infantilImagéticaMetáforaGesto metafóricoCoro infantilHumanidades::ArtesVolume especial: Estudos da criançaCantar comporta uma realidade múltipla tal como tem sido tratada por diversos autores: Kemp (1986) salienta o acto de cantar como um processo psicomotor ("Singing is a learned behavior"); Small (1989) incide particularmente no comportamento social gerado pela actividade vocal ("The voice is the centre of all music activity"); Rao (1987) destaca o processo de autodesenvolvimento proporcionado pela descoberta do instrumento vocal e das suas capacidades expressivas, valorizando a dimensão heurística ("Teaching to sing is to teach to think of the voice as na instrument") e Welch (2007) fundamenta na voz a emergência da dimensão comunicacional do ser humano presente desde a primeira infância ("Vocal sound is one ot the defining features of humanity"). Esta dimensão multifacetada coloca a voz numa dimensão privilegiada para ser veículo de aprendizagem musical e desenvolvimento artístico, estimulando apetências criativas, comunicacionais e sociais. Assim, aprender (e ensinar) a cantar não resulta apenas da activação de músculos e de sons numa perspectiva tecnicista. Antes, deverá assentar num processo de aprendizagem do processo de mobilização, fortalecimento, e refinamento desse impulso psico-motor, transformando-o num veículo de transmissão de emoções e pensamentos (Hemslay, 1998), promovendo valores estéticos, com sentido cultural e poético. Com base nestes pressupostos, este artigo centra-se nos fundamentos teóricos que sustentam a reportada eficácia da imagética ao serviço da pedagogia coral na infância, focando particularmente o modo como este recurso pedagógico, embora não inovador, pode ser actualizado e melhorado. Discute-se ainda se e como a linguagem figurativa afecta a percepção musical das crianças e como participa no desenvolvimento das suas competências musicais, unificando a imaginação, o corpo, a voz e o som numa realização musical significativa.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevista E-Psi & PsyAssessmentLabUniversidade do MinhoRuiz, Janete Conceição Soares CostaVieira, Maria Helena20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52332porRuiz, J., & Vieira, M. (2017). Cantem como se estivessem num prado verde , como ar fresco no rosto... - Imag ética e metáfora na pedagogia coral infantil [Volume Especial, I Jornadas em Estudos da Criança, 6-8 Julho, 2016]. Revista E-Psi , 7 (Suplm.1), 3- 17.2182-7591The original publication is available at: https://revistaepsi.com/wp-content/uploads/artigos/2017/2017-VolumeEspecial-Estudos-da-Crianca.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:56.875453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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