A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Diana Soraia da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1459
Resumo: O presente trabalho caracteriza todo o processo vivenciado nos contextos de estágio de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, alusivo à atividade profissional a desempenhar futuramente. O mesmo espelha um percurso de constante reflexão acerca do processo de aprendizagem quer dos alunos quer do Professor Generalista, assim como do seu desenvolvimento profissional, confrontando-se com as perspetivas teóricas, no sentido de promover aprendizagens significativas e diversificadas, uma vez que, como profissional investigador, classifica o conhecimento como fator a adquirir num decurso contínuo. Neste sentido, a intervenção educativa fundamenta-se nas experiências vividas, efetuando-se um retrato sobre a preocupação dos atos de indisciplina que assolam a nossa sociedade e que estão patentes no contexto de sala de aula, assim como a gestão de um grupo heterogéneo e de grande dimensão, que carece de um apoio intensivo e individualizado. Este período de formação decorreu em dois anos de escolaridade distintos, suportando-se em situações de observação pelo que definiu-se como opção metodológica, um estudo exploratório, baseado numa investigação qualitativa, no qual se interpõem dados relevantes para uma análise intensiva e crítica.This review describes the entire process experienced in the contexts of Primary and Secondary School, vocational activity allusive to play in the future. The same reflects a journey of constant reflection on the learning process of the students either want Generalist Teacher, as well as their professional development, confronting the theoretical perspectives, to promote significant and diversified learning, since as a professional researcher classifies knowledge as a factor to acquire a continuous course. In this sense, the educational intervention is based on the experiences, making up a picture about the concern of the acts of indiscipline that plague our society and that are reflected in the context of the classroom, as well as managing a heterogeneous group and large, it lacks an intensive and individualized support. This period of training took place in two different years of schooling, supporting each other in times of observation for what was defined as a methodological option, an exploratory study, based on qualitative research, in which stand-relevant data intensive and critical analysis.
id RCAP_d589854a10bdc6fac090189d4438649e
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1459
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade1º e 2º Ciclos do Ensino BásicoProfessor generalistaIndisciplina na sala de aulaO presente trabalho caracteriza todo o processo vivenciado nos contextos de estágio de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, alusivo à atividade profissional a desempenhar futuramente. O mesmo espelha um percurso de constante reflexão acerca do processo de aprendizagem quer dos alunos quer do Professor Generalista, assim como do seu desenvolvimento profissional, confrontando-se com as perspetivas teóricas, no sentido de promover aprendizagens significativas e diversificadas, uma vez que, como profissional investigador, classifica o conhecimento como fator a adquirir num decurso contínuo. Neste sentido, a intervenção educativa fundamenta-se nas experiências vividas, efetuando-se um retrato sobre a preocupação dos atos de indisciplina que assolam a nossa sociedade e que estão patentes no contexto de sala de aula, assim como a gestão de um grupo heterogéneo e de grande dimensão, que carece de um apoio intensivo e individualizado. Este período de formação decorreu em dois anos de escolaridade distintos, suportando-se em situações de observação pelo que definiu-se como opção metodológica, um estudo exploratório, baseado numa investigação qualitativa, no qual se interpõem dados relevantes para uma análise intensiva e crítica.This review describes the entire process experienced in the contexts of Primary and Secondary School, vocational activity allusive to play in the future. The same reflects a journey of constant reflection on the learning process of the students either want Generalist Teacher, as well as their professional development, confronting the theoretical perspectives, to promote significant and diversified learning, since as a professional researcher classifies knowledge as a factor to acquire a continuous course. In this sense, the educational intervention is based on the experiences, making up a picture about the concern of the acts of indiscipline that plague our society and that are reflected in the context of the classroom, as well as managing a heterogeneous group and large, it lacks an intensive and individualized support. This period of training took place in two different years of schooling, supporting each other in times of observation for what was defined as a methodological option, an exploratory study, based on qualitative research, in which stand-relevant data intensive and critical analysis.2014-07-10T13:18:31Z2014-06-01T00:00:00Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1459TID:201465868porPinto, Diana Soraia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:49Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:53.435943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade
title A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade
spellingShingle A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade
Pinto, Diana Soraia da Silva
1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Professor generalista
Indisciplina na sala de aula
title_short A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade
title_full A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade
title_fullStr A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade
title_full_unstemmed A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade
title_sort A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade
author Pinto, Diana Soraia da Silva
author_facet Pinto, Diana Soraia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Diana Soraia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Professor generalista
Indisciplina na sala de aula
topic 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Professor generalista
Indisciplina na sala de aula
description O presente trabalho caracteriza todo o processo vivenciado nos contextos de estágio de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, alusivo à atividade profissional a desempenhar futuramente. O mesmo espelha um percurso de constante reflexão acerca do processo de aprendizagem quer dos alunos quer do Professor Generalista, assim como do seu desenvolvimento profissional, confrontando-se com as perspetivas teóricas, no sentido de promover aprendizagens significativas e diversificadas, uma vez que, como profissional investigador, classifica o conhecimento como fator a adquirir num decurso contínuo. Neste sentido, a intervenção educativa fundamenta-se nas experiências vividas, efetuando-se um retrato sobre a preocupação dos atos de indisciplina que assolam a nossa sociedade e que estão patentes no contexto de sala de aula, assim como a gestão de um grupo heterogéneo e de grande dimensão, que carece de um apoio intensivo e individualizado. Este período de formação decorreu em dois anos de escolaridade distintos, suportando-se em situações de observação pelo que definiu-se como opção metodológica, um estudo exploratório, baseado numa investigação qualitativa, no qual se interpõem dados relevantes para uma análise intensiva e crítica.This review describes the entire process experienced in the contexts of Primary and Secondary School, vocational activity allusive to play in the future. The same reflects a journey of constant reflection on the learning process of the students either want Generalist Teacher, as well as their professional development, confronting the theoretical perspectives, to promote significant and diversified learning, since as a professional researcher classifies knowledge as a factor to acquire a continuous course. In this sense, the educational intervention is based on the experiences, making up a picture about the concern of the acts of indiscipline that plague our society and that are reflected in the context of the classroom, as well as managing a heterogeneous group and large, it lacks an intensive and individualized support. This period of training took place in two different years of schooling, supporting each other in times of observation for what was defined as a methodological option, an exploratory study, based on qualitative research, in which stand-relevant data intensive and critical analysis.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-10T13:18:31Z
2014-06-01T00:00:00Z
2014-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1459
TID:201465868
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1459
identifier_str_mv TID:201465868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623059357696