A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1459 |
Resumo: | O presente trabalho caracteriza todo o processo vivenciado nos contextos de estágio de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, alusivo à atividade profissional a desempenhar futuramente. O mesmo espelha um percurso de constante reflexão acerca do processo de aprendizagem quer dos alunos quer do Professor Generalista, assim como do seu desenvolvimento profissional, confrontando-se com as perspetivas teóricas, no sentido de promover aprendizagens significativas e diversificadas, uma vez que, como profissional investigador, classifica o conhecimento como fator a adquirir num decurso contínuo. Neste sentido, a intervenção educativa fundamenta-se nas experiências vividas, efetuando-se um retrato sobre a preocupação dos atos de indisciplina que assolam a nossa sociedade e que estão patentes no contexto de sala de aula, assim como a gestão de um grupo heterogéneo e de grande dimensão, que carece de um apoio intensivo e individualizado. Este período de formação decorreu em dois anos de escolaridade distintos, suportando-se em situações de observação pelo que definiu-se como opção metodológica, um estudo exploratório, baseado numa investigação qualitativa, no qual se interpõem dados relevantes para uma análise intensiva e crítica.This review describes the entire process experienced in the contexts of Primary and Secondary School, vocational activity allusive to play in the future. The same reflects a journey of constant reflection on the learning process of the students either want Generalist Teacher, as well as their professional development, confronting the theoretical perspectives, to promote significant and diversified learning, since as a professional researcher classifies knowledge as a factor to acquire a continuous course. In this sense, the educational intervention is based on the experiences, making up a picture about the concern of the acts of indiscipline that plague our society and that are reflected in the context of the classroom, as well as managing a heterogeneous group and large, it lacks an intensive and individualized support. This period of training took place in two different years of schooling, supporting each other in times of observation for what was defined as a methodological option, an exploratory study, based on qualitative research, in which stand-relevant data intensive and critical analysis. |
id |
RCAP_d589854a10bdc6fac090189d4438649e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1459 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade1º e 2º Ciclos do Ensino BásicoProfessor generalistaIndisciplina na sala de aulaO presente trabalho caracteriza todo o processo vivenciado nos contextos de estágio de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, alusivo à atividade profissional a desempenhar futuramente. O mesmo espelha um percurso de constante reflexão acerca do processo de aprendizagem quer dos alunos quer do Professor Generalista, assim como do seu desenvolvimento profissional, confrontando-se com as perspetivas teóricas, no sentido de promover aprendizagens significativas e diversificadas, uma vez que, como profissional investigador, classifica o conhecimento como fator a adquirir num decurso contínuo. Neste sentido, a intervenção educativa fundamenta-se nas experiências vividas, efetuando-se um retrato sobre a preocupação dos atos de indisciplina que assolam a nossa sociedade e que estão patentes no contexto de sala de aula, assim como a gestão de um grupo heterogéneo e de grande dimensão, que carece de um apoio intensivo e individualizado. Este período de formação decorreu em dois anos de escolaridade distintos, suportando-se em situações de observação pelo que definiu-se como opção metodológica, um estudo exploratório, baseado numa investigação qualitativa, no qual se interpõem dados relevantes para uma análise intensiva e crítica.This review describes the entire process experienced in the contexts of Primary and Secondary School, vocational activity allusive to play in the future. The same reflects a journey of constant reflection on the learning process of the students either want Generalist Teacher, as well as their professional development, confronting the theoretical perspectives, to promote significant and diversified learning, since as a professional researcher classifies knowledge as a factor to acquire a continuous course. In this sense, the educational intervention is based on the experiences, making up a picture about the concern of the acts of indiscipline that plague our society and that are reflected in the context of the classroom, as well as managing a heterogeneous group and large, it lacks an intensive and individualized support. This period of training took place in two different years of schooling, supporting each other in times of observation for what was defined as a methodological option, an exploratory study, based on qualitative research, in which stand-relevant data intensive and critical analysis.2014-07-10T13:18:31Z2014-06-01T00:00:00Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1459TID:201465868porPinto, Diana Soraia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:49Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:53.435943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade |
title |
A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade |
spellingShingle |
A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade Pinto, Diana Soraia da Silva 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico Professor generalista Indisciplina na sala de aula |
title_short |
A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade |
title_full |
A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade |
title_fullStr |
A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade |
title_full_unstemmed |
A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade |
title_sort |
A construção da profissionalidade docente nos contextos de 1º e 2º ciclos do ensino básico enquanto gestora da indisciplina e da diversidade |
author |
Pinto, Diana Soraia da Silva |
author_facet |
Pinto, Diana Soraia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Diana Soraia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1º e 2º Ciclos do Ensino Básico Professor generalista Indisciplina na sala de aula |
topic |
1º e 2º Ciclos do Ensino Básico Professor generalista Indisciplina na sala de aula |
description |
O presente trabalho caracteriza todo o processo vivenciado nos contextos de estágio de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, alusivo à atividade profissional a desempenhar futuramente. O mesmo espelha um percurso de constante reflexão acerca do processo de aprendizagem quer dos alunos quer do Professor Generalista, assim como do seu desenvolvimento profissional, confrontando-se com as perspetivas teóricas, no sentido de promover aprendizagens significativas e diversificadas, uma vez que, como profissional investigador, classifica o conhecimento como fator a adquirir num decurso contínuo. Neste sentido, a intervenção educativa fundamenta-se nas experiências vividas, efetuando-se um retrato sobre a preocupação dos atos de indisciplina que assolam a nossa sociedade e que estão patentes no contexto de sala de aula, assim como a gestão de um grupo heterogéneo e de grande dimensão, que carece de um apoio intensivo e individualizado. Este período de formação decorreu em dois anos de escolaridade distintos, suportando-se em situações de observação pelo que definiu-se como opção metodológica, um estudo exploratório, baseado numa investigação qualitativa, no qual se interpõem dados relevantes para uma análise intensiva e crítica.This review describes the entire process experienced in the contexts of Primary and Secondary School, vocational activity allusive to play in the future. The same reflects a journey of constant reflection on the learning process of the students either want Generalist Teacher, as well as their professional development, confronting the theoretical perspectives, to promote significant and diversified learning, since as a professional researcher classifies knowledge as a factor to acquire a continuous course. In this sense, the educational intervention is based on the experiences, making up a picture about the concern of the acts of indiscipline that plague our society and that are reflected in the context of the classroom, as well as managing a heterogeneous group and large, it lacks an intensive and individualized support. This period of training took place in two different years of schooling, supporting each other in times of observation for what was defined as a methodological option, an exploratory study, based on qualitative research, in which stand-relevant data intensive and critical analysis. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-10T13:18:31Z 2014-06-01T00:00:00Z 2014-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1459 TID:201465868 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1459 |
identifier_str_mv |
TID:201465868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131623059357696 |