Fatores que Facilitam e Dificultam a Atividade de Educação Permanente em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes,Rafael Silvério de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moraes,Magali Aparecida Alves de, Higa,Elza de Fátima Ribeiro, Lazarini,Carlos Alberto, Pinto,Adriana Avanzi Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000300778
Resumo: Resumo: Introdução: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é um processo educativo que articula o serviço, o ensino, a saúde e a docência, colaborando para o crescimento profissional, o controle social e a gestão. Objetivo: Identificar os fatores que facilitam e dificultam as atividades de EPS desenvolvidas pela equipe multiprofissional nas Unidades de Saúde da Família (USF). Metodologia: Pesquisa qualitativa fundamentada na Hermenêutica Dialética. Participaram 50 profissionais, das equipes multiprofissionais das USF, do interior paulista no Brasil, por meio de entrevistas semiestruturadas. Resultados: A análise dos sentidos evidenciou duas categorias analíticas: fatores que facilitam as atividades de EPS - reuniões de equipe, trocas de informações e diferentes saberes, participação da população, colaboradores, coordenadores, da gestão e da equipe multiprofissional; fatores que dificultam as atividades de EPS - incompreensão do processo da EPS, falta de interesse de alguns colaboradores, desconsideração das necessidades dos profissionais pelos gestores e falta de participação da equipe multiprofissional na EPS. Conclusões: A abordagem qualitativa da pesquisa e a fundamentação teórica sustentada pela Hermenêutica-Dialética possibilitou à apresentação dos fatores que apoiam e impedem as atividades de EPS desenvolvidas pela equipe multiprofissional nas USF e que podem subsidiar as adequações necessárias.
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