Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão, Jorge Tarcísio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/926
Resumo: A presente contribuição discute a perspectiva amplamente disseminada tanto na psicologia cognitiva quanto no senso comum, perspectiva segundo a qual os saberes formais-escolares seriam hierarquicamente superiores aos saberes extra-escolares ou práticos. Segundo tal perspectiva, o mérito central do conhecimento prático seria «preparar» o caminho para o surgimento do conhecimento formal, via abstração generalizante conducente à conceptualização. O presente artigo busca oferecer subsídios na direção de perspectiva teórica alternativa acerca de pontos comuns e diferenças entre estes dois tipos de conhecimento. O caráter semiótico de toda e qualquer atividade humana é apresentado e discutido como ponto teórico que obriga à consideração dos saberes escolar e extra-escolar como atividades cognitivas inseridas em comunidades humanas específicas. Tal perspectiva traz como conseqüência metodológica a abordagem da atividade não somente em termos da análise da tarefa abstrata descrita pelo experimentador, mas igualmente em termos da análise da atividade concreta desempenhada pelos participantes, para cujo estudo e compreensão a colaboração ativa destes participantes é crucial.
id RCAP_d591ecbb4af7944109bbb01fdb99dd26
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/926
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridadeExperiência educativaConhecimentoA presente contribuição discute a perspectiva amplamente disseminada tanto na psicologia cognitiva quanto no senso comum, perspectiva segundo a qual os saberes formais-escolares seriam hierarquicamente superiores aos saberes extra-escolares ou práticos. Segundo tal perspectiva, o mérito central do conhecimento prático seria «preparar» o caminho para o surgimento do conhecimento formal, via abstração generalizante conducente à conceptualização. O presente artigo busca oferecer subsídios na direção de perspectiva teórica alternativa acerca de pontos comuns e diferenças entre estes dois tipos de conhecimento. O caráter semiótico de toda e qualquer atividade humana é apresentado e discutido como ponto teórico que obriga à consideração dos saberes escolar e extra-escolar como atividades cognitivas inseridas em comunidades humanas específicas. Tal perspectiva traz como conseqüência metodológica a abordagem da atividade não somente em termos da análise da tarefa abstrata descrita pelo experimentador, mas igualmente em termos da análise da atividade concreta desempenhada pelos participantes, para cujo estudo e compreensão a colaboração ativa destes participantes é crucial.This paper discusses broadly disseminated perspective about human cognition, present in both common sense and academic cognitive psychology, according to which school-formal knowing should be considered as hierarchically superior to informal-pragmatic knowing. This perspective states that the prior function of informal-pragmatic knowing would be to prepare the emergence of formal-knowing, through generalizing abstraction leading to conceptualization. We offer here an alternative theoretical analysis about common points and differences between these two forms of knowing. Any human activity is seen as a semiotic activity, situated in specific cultural context and in specific communities of practice. The main methodological consequence of this proposition is the need to surpass research data based only in the analysis of the tasks proposed and described by the researcher, to an effort of interpretative description of the activity developed by human subjects in specific situational contexts, whose contribution to the interpretation of this activity is crucial.2009-03-19T16:26:04Z2013-05-20T13:59:11Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/926por0873-3600Falcão, Jorge Tarcísioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:32Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:31.189685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridade
title Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridade
spellingShingle Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridade
Falcão, Jorge Tarcísio
Experiência educativa
Conhecimento
title_short Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridade
title_full Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridade
title_fullStr Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridade
title_full_unstemmed Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridade
title_sort Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridade
author Falcão, Jorge Tarcísio
author_facet Falcão, Jorge Tarcísio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcão, Jorge Tarcísio
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência educativa
Conhecimento
topic Experiência educativa
Conhecimento
description A presente contribuição discute a perspectiva amplamente disseminada tanto na psicologia cognitiva quanto no senso comum, perspectiva segundo a qual os saberes formais-escolares seriam hierarquicamente superiores aos saberes extra-escolares ou práticos. Segundo tal perspectiva, o mérito central do conhecimento prático seria «preparar» o caminho para o surgimento do conhecimento formal, via abstração generalizante conducente à conceptualização. O presente artigo busca oferecer subsídios na direção de perspectiva teórica alternativa acerca de pontos comuns e diferenças entre estes dois tipos de conhecimento. O caráter semiótico de toda e qualquer atividade humana é apresentado e discutido como ponto teórico que obriga à consideração dos saberes escolar e extra-escolar como atividades cognitivas inseridas em comunidades humanas específicas. Tal perspectiva traz como conseqüência metodológica a abordagem da atividade não somente em termos da análise da tarefa abstrata descrita pelo experimentador, mas igualmente em termos da análise da atividade concreta desempenhada pelos participantes, para cujo estudo e compreensão a colaboração ativa destes participantes é crucial.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2009-03-19T16:26:04Z
2013-05-20T13:59:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/926
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-3600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131618436186112