Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/926 |
Resumo: | A presente contribuição discute a perspectiva amplamente disseminada tanto na psicologia cognitiva quanto no senso comum, perspectiva segundo a qual os saberes formais-escolares seriam hierarquicamente superiores aos saberes extra-escolares ou práticos. Segundo tal perspectiva, o mérito central do conhecimento prático seria «preparar» o caminho para o surgimento do conhecimento formal, via abstração generalizante conducente à conceptualização. O presente artigo busca oferecer subsídios na direção de perspectiva teórica alternativa acerca de pontos comuns e diferenças entre estes dois tipos de conhecimento. O caráter semiótico de toda e qualquer atividade humana é apresentado e discutido como ponto teórico que obriga à consideração dos saberes escolar e extra-escolar como atividades cognitivas inseridas em comunidades humanas específicas. Tal perspectiva traz como conseqüência metodológica a abordagem da atividade não somente em termos da análise da tarefa abstrata descrita pelo experimentador, mas igualmente em termos da análise da atividade concreta desempenhada pelos participantes, para cujo estudo e compreensão a colaboração ativa destes participantes é crucial. |
id |
RCAP_d591ecbb4af7944109bbb01fdb99dd26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/926 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridadeExperiência educativaConhecimentoA presente contribuição discute a perspectiva amplamente disseminada tanto na psicologia cognitiva quanto no senso comum, perspectiva segundo a qual os saberes formais-escolares seriam hierarquicamente superiores aos saberes extra-escolares ou práticos. Segundo tal perspectiva, o mérito central do conhecimento prático seria «preparar» o caminho para o surgimento do conhecimento formal, via abstração generalizante conducente à conceptualização. O presente artigo busca oferecer subsídios na direção de perspectiva teórica alternativa acerca de pontos comuns e diferenças entre estes dois tipos de conhecimento. O caráter semiótico de toda e qualquer atividade humana é apresentado e discutido como ponto teórico que obriga à consideração dos saberes escolar e extra-escolar como atividades cognitivas inseridas em comunidades humanas específicas. Tal perspectiva traz como conseqüência metodológica a abordagem da atividade não somente em termos da análise da tarefa abstrata descrita pelo experimentador, mas igualmente em termos da análise da atividade concreta desempenhada pelos participantes, para cujo estudo e compreensão a colaboração ativa destes participantes é crucial.This paper discusses broadly disseminated perspective about human cognition, present in both common sense and academic cognitive psychology, according to which school-formal knowing should be considered as hierarchically superior to informal-pragmatic knowing. This perspective states that the prior function of informal-pragmatic knowing would be to prepare the emergence of formal-knowing, through generalizing abstraction leading to conceptualization. We offer here an alternative theoretical analysis about common points and differences between these two forms of knowing. Any human activity is seen as a semiotic activity, situated in specific cultural context and in specific communities of practice. The main methodological consequence of this proposition is the need to surpass research data based only in the analysis of the tasks proposed and described by the researcher, to an effort of interpretative description of the activity developed by human subjects in specific situational contexts, whose contribution to the interpretation of this activity is crucial.2009-03-19T16:26:04Z2013-05-20T13:59:11Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/926por0873-3600Falcão, Jorge Tarcísioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:32Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:31.189685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridade |
title |
Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridade |
spellingShingle |
Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridade Falcão, Jorge Tarcísio Experiência educativa Conhecimento |
title_short |
Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridade |
title_full |
Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridade |
title_fullStr |
Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridade |
title_full_unstemmed |
Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridade |
title_sort |
Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridade |
author |
Falcão, Jorge Tarcísio |
author_facet |
Falcão, Jorge Tarcísio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcão, Jorge Tarcísio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência educativa Conhecimento |
topic |
Experiência educativa Conhecimento |
description |
A presente contribuição discute a perspectiva amplamente disseminada tanto na psicologia cognitiva quanto no senso comum, perspectiva segundo a qual os saberes formais-escolares seriam hierarquicamente superiores aos saberes extra-escolares ou práticos. Segundo tal perspectiva, o mérito central do conhecimento prático seria «preparar» o caminho para o surgimento do conhecimento formal, via abstração generalizante conducente à conceptualização. O presente artigo busca oferecer subsídios na direção de perspectiva teórica alternativa acerca de pontos comuns e diferenças entre estes dois tipos de conhecimento. O caráter semiótico de toda e qualquer atividade humana é apresentado e discutido como ponto teórico que obriga à consideração dos saberes escolar e extra-escolar como atividades cognitivas inseridas em comunidades humanas específicas. Tal perspectiva traz como conseqüência metodológica a abordagem da atividade não somente em termos da análise da tarefa abstrata descrita pelo experimentador, mas igualmente em termos da análise da atividade concreta desempenhada pelos participantes, para cujo estudo e compreensão a colaboração ativa destes participantes é crucial. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2009-03-19T16:26:04Z 2013-05-20T13:59:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/926 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0873-3600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131618436186112 |