Biographical aids for people with dementia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/15864 |
Resumo: | Tese de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2014 |
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Biographical aids for people with dementiaDemênciaRecolha de dados automáticaReminiscência autobiográficaRedes de suporteTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2014Sistemas assistivos são sistemas que mantêm e/ou aumentam as capacidades de pessoas com deficiências. A maior parte dos sistemas assistivos para pessoas que sofrem de demência, tem como objetivo melhorar o funcionamento enquanto se executam tarefas do dia-a-dia, por exemplo, utilizar um eletrodoméstico ou efetuar uma chamada. Tipicamente não consideram todo o ecossistema em que a pessoa com demência está inserida e os conteúdos disponibilizados são muito reduzidos ou dão demasiado trabalho aos cuidadores. As próteses cognitivas, que fazem parte dos sistemas assistivos, estendem a capacidade cognitiva ou sentido de perceção de um ser humano. Como tal, tem que ter capacidades de recolha e inferência de informação para poderem prestar um melhor serviço a apresentar conteúdos. O nosso sistema, que atua como uma prótese cognitiva tem as seguintes funções: (1) obter dados acerca da vida de uma pessoa que sejam representativos e precisos de forma automática; (2) disponibilização desses dados através de serviços disponíveis online para permitir a criação de ferramentas de visualização de conteúdos. A recolha de informação de forma automática é feita de três formas diferentes: (1) obtenção de informação contextual no smartphone do utilizador; (2) preencher faltas de informação através de um mecanismo de friendsourcing de informação. Este mecanismo consiste em fazer perguntas à rede de suporte do utilizador numa rede social, neste caso o Facebook. Quando a informação possui um determinado grau de certeza, é considerada como válida e guardada. A rede de suporte do utilizador também pode enriquecer eventos através de comunicações realizadas por telemóvel como, Short Messaging Service (SMS) e Multimedia Messaging Service (MMS), em que as mensagens possuem formatos prédeterminados; (3) utilização de servic¸os disponíveis online conhecidos como Application Programming Interfaces (APIs), servic¸os esses que ajudam a enriquecer os eventos com imagens e outra media associada a locais ou a pessoas conhecidas. Os serviços são utilizados também quando se pretende transformar dados em bruto em algo mais fino e compreensível por seres humanos, por exemplo, passagem de localizações compostas por latitudes e longitudes para moradas. Esta informação é então disponibilizada através de serviços web. Estes permitem a consulta por outros serviços ou por interfaces de utilizador que, têm como objetivo a apresentação de conteúdos de forma adequada para pessoas idosas que possam sofrer de perdas cognitivas. Estes estímulos visuais tem como objetivo melhorar a comunicação e memória proporcionando uma melhor qualidade de vida, ao mesmo tempo que reduz o trabalho realizado pelos principais prestadores de cuidados. Este trabalho inclui duas ferramentas de visualização. Cada ferramenta tem um objetivo diferente, no entanto, têm como principal motivação melhorar a comunicação, a memória e a qualidade de vida do utilizador. A primeira ferramenta foca-se na visualização de dados diários dos utilizadores, também conhecidos como rotinas. As rotinas dos utilizadores estão intimamente ligadas com aquilo que gostam de fazer ou tem que fazer por alguma razão específica. Esta ferramenta foca a visualização diária de dados para tentar dar segurança e ajudar à reafirmação daquilo que foi o dia de uma pessoa. A segunda ferramenta foca-se nos eventos criados pela rede de suporte do utilizador na rede social Facebook e na media adicionada a esses eventos. Através da ampla disseminação que as redes sociais têm, aproveitou-se a interface de lifelogging do Facebook para construir a vida de uma pessoa de forma cronológica com o maior grau de certeza possível. Como o Facebook é a rede social mais utilizada foi escolhida como sendo a mais adequada para chegar a um maior número de pessoas que possam contribuir para ajudar alguém. No final, avaliámos a nossa prótese cognitiva e as nossas duas ferramentas de visualização. Para a aplicação móvel de recolha de dados contextuais realizámos um estudo quantitativo dos dados recolhidos relativamente `as fotografias e rotas de seis utilizadores diferentes. De seguida, esses dados são utilizados na criação da interface de visualização diária de rotinas dos mesmos. Esta avaliação foi realizada dois meses depois da primeira o que permitiu perceber se os utilizadores se lembravam do que se tinha passado e nos casos em que não se lembravam, se a ferramenta os ajudava de alguma forma. Por ´ultimo, fizemos uma avaliação da ferramenta de memórias geradas pela rede social de uma pessoa idosa, que neste caso não sofre de demência. Para avaliar esta parte do sistema do ponto de vista dos utilizadores, rede de suporte e utilizador beneficiário do resultado final, fizemos uma avaliação qualitativa do mesmo. Primeiro encontrámos uma pessoa que atuou como o gestor do perfil de Facebook do utilizador. De seguida, pedimos a um conjunto de pessoas com e sem Facebook para criarem eventos de uma pessoa enriquecendo-os e partilhando-os com ela. Depois disso pedimos à pessoa para utilizar a nossa ferramenta enquanto observámos o que ela fazia e como interagia. No fim reunimos com os membros da rede de suporte e fizemos perguntas acerca do sistema, das dificuldades que tiveram e de como procederam à criação de eventos.Assistive systems are systems that maintain and/or augment the capacities of people with disabilities. Most assistive systems design for People with Dementias (PDs), aim at improving the functioning while performing everyday tasks. However, these systems fall short when it comes to gather precise and meaningful information about someones daily events. Our assistive system that has these functions and goals, is known as cognitive prosthesis and augment the cognitive capacity of a human been or his sense of perception. The cognitive prosthesis has two different functions: (1) gather data about someones life that is precise and representative in an automatic manner; (2) provide that data through services available online to allow the creation of tools to present content. The automatic gathering of information is performed in three different ways: (1) gathering of contextual information from the smartphone; (2) fill information gaps through a friendsourcing mechanism; (3) use online services commonly known as APIs to enrich events with images and other media associates to places and/or known people. They are also used to transform raw data into higher level knowledge, for example passing latitude and longitude locations into addresses. Also, this information is represented in our web server that places it available through web services. These web services enable the consultation by other services or User Interfaces (UIs) that aim to present content in an adequate way for older people that may suffer from cognitive disabilities. These visual stimuli try to improve communication and memory by providing a better life quality at the same time they reduce the work that has to be done by the main caregivers. Several tests were performed in order to validate our different components. One to validate our cognitive prosthesis and other two to validate the visualisation tools. The first study focus on the a technical validation of the mobile application where we perform a quantitative evaluation. The last test was performed to the friendcrafting memories visualisation tool. This tool focus on the events created for a user by his support network in a social network. To assess this part of the system from the user’s point of view, support network and beneficial user we performed a qualitative evaluation.Guerreiro, TiagoRepositório da Universidade de LisboaMartins, João Filipe Clemente2015-02-03T10:40:43Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15864TID:201368196enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:02:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:10.421256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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