Contextos profissionais e práticas da avaliação psicológica: inquérito aos psicólogos portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/13245 |
Resumo: | A crescente preocupação com os aspectos técnicos e éticos da avaliação psicológica, em particular da utilização de técnicas de avaliação, tem-se reflectido na importância que lhes é internacionalmente atribuída. Neste enquadramento, procurámos descrever as percepções e as práticas dos psicólogos portugueses quanto à avaliação psicológica. Com base num inquérito nacional junto de psicólogos (N = 1259), respondido por 265 participantes com mais de três de actividade, descrevemo-los quanto ao percurso de formação, contexto profissional e utilização de técnicas de avaliação, e cruzámos as variáveis tempo e contextos de actividade com a utilização, e o valor e percepções quanto ao uso das técnicas. Destacamos a percepção positiva relativamente à formação recebida na área da avaliação psicológica, mesmo afirmando a necessidade de formação complementar ou o desconhecimento das orientações internacionais sobre o uso das provas (lacuna mais evidente no contexto escolar). As inovações passam, sobretudo, pelo recurso à informatização/novas tecnologias. |
id |
RCAP_d5cec75723345664d9abc7fff1d424ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13245 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contextos profissionais e práticas da avaliação psicológica: inquérito aos psicólogos portuguesesTestes psicológicosDiagnósticoPrática psicológicaPsicometriaA crescente preocupação com os aspectos técnicos e éticos da avaliação psicológica, em particular da utilização de técnicas de avaliação, tem-se reflectido na importância que lhes é internacionalmente atribuída. Neste enquadramento, procurámos descrever as percepções e as práticas dos psicólogos portugueses quanto à avaliação psicológica. Com base num inquérito nacional junto de psicólogos (N = 1259), respondido por 265 participantes com mais de três de actividade, descrevemo-los quanto ao percurso de formação, contexto profissional e utilização de técnicas de avaliação, e cruzámos as variáveis tempo e contextos de actividade com a utilização, e o valor e percepções quanto ao uso das técnicas. Destacamos a percepção positiva relativamente à formação recebida na área da avaliação psicológica, mesmo afirmando a necessidade de formação complementar ou o desconhecimento das orientações internacionais sobre o uso das provas (lacuna mais evidente no contexto escolar). As inovações passam, sobretudo, pelo recurso à informatização/novas tecnologias.Editora Universitária São FranciscoEditora Universitária São FranciscoUniversidade do MinhoDiniz, AntónioAlmeida, Leandro S.Pais, Lúcia G.20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13245por1413-8271info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:11:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:50.707094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextos profissionais e práticas da avaliação psicológica: inquérito aos psicólogos portugueses |
title |
Contextos profissionais e práticas da avaliação psicológica: inquérito aos psicólogos portugueses |
spellingShingle |
Contextos profissionais e práticas da avaliação psicológica: inquérito aos psicólogos portugueses Diniz, António Testes psicológicos Diagnóstico Prática psicológica Psicometria |
title_short |
Contextos profissionais e práticas da avaliação psicológica: inquérito aos psicólogos portugueses |
title_full |
Contextos profissionais e práticas da avaliação psicológica: inquérito aos psicólogos portugueses |
title_fullStr |
Contextos profissionais e práticas da avaliação psicológica: inquérito aos psicólogos portugueses |
title_full_unstemmed |
Contextos profissionais e práticas da avaliação psicológica: inquérito aos psicólogos portugueses |
title_sort |
Contextos profissionais e práticas da avaliação psicológica: inquérito aos psicólogos portugueses |
author |
Diniz, António |
author_facet |
Diniz, António Almeida, Leandro S. Pais, Lúcia G. |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Leandro S. Pais, Lúcia G. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, António Almeida, Leandro S. Pais, Lúcia G. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Testes psicológicos Diagnóstico Prática psicológica Psicometria |
topic |
Testes psicológicos Diagnóstico Prática psicológica Psicometria |
description |
A crescente preocupação com os aspectos técnicos e éticos da avaliação psicológica, em particular da utilização de técnicas de avaliação, tem-se reflectido na importância que lhes é internacionalmente atribuída. Neste enquadramento, procurámos descrever as percepções e as práticas dos psicólogos portugueses quanto à avaliação psicológica. Com base num inquérito nacional junto de psicólogos (N = 1259), respondido por 265 participantes com mais de três de actividade, descrevemo-los quanto ao percurso de formação, contexto profissional e utilização de técnicas de avaliação, e cruzámos as variáveis tempo e contextos de actividade com a utilização, e o valor e percepções quanto ao uso das técnicas. Destacamos a percepção positiva relativamente à formação recebida na área da avaliação psicológica, mesmo afirmando a necessidade de formação complementar ou o desconhecimento das orientações internacionais sobre o uso das provas (lacuna mais evidente no contexto escolar). As inovações passam, sobretudo, pelo recurso à informatização/novas tecnologias. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/13245 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/13245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1413-8271 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132432012673024 |