Contextos profissionais e práticas da avaliação psicológica: inquérito aos psicólogos portugueses
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712007000100002 |
Resumo: | A crescente preocupação com os aspectos técnicos e éticos da avaliação psicológica, em particular da utilização de técnicas de avaliação, tem-se reflectido na importância que lhes é internacionalmente atribuída. Neste enquadramento, procurámos descrever as percepções e as práticas dos psicólogos portugueses quanto à avaliação psicológica. Com base num inquérito nacional junto de psicólogos (N = 1259), respondido por 265 participantes com mais de três anos de actividade, descrevemo-los quanto ao percurso de formação, contexto profissional e utilização de técnicas de avaliação, e cruzámos as variáveis tempo e contextos de actividade com a utilização, e o valor e percepções quanto ao uso das técnicas. Destacamos a percepção positiva relativamente à formação recebida na área da avaliação psicológica, mesmo afirmando a necessidade de formação complementar ou o desconhecimento das orientações internacionais sobre o uso das provas (lacuna mais evidente no contexto escolar). As inovações passam, sobretudo, pelo recurso à informatização/novas tecnologias. |
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