Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6254 |
Resumo: | O presente relatório de estágio, dividido em duas partes, reflete o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no decorrer do ano letivo 2017/2018, bem como a investigação referente ao Projeto de Ensino Artístico. A Prática de Ensino Supervisionada, foi desenvolvida na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, constitui a primeira parte deste trabalho e está relacionada com todo o desenvolvimento do estágio. O projeto de investigação, sob o título, Poesia e Música – A Poesia como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto e instrumento (guitarra) de nível de iniciação, incide nas questões relacionadas com a manutenção e aumento dos níveis de motivação dos alunos. Para isso, a estratégia utilizada foi a elaboração de uma obra poético-musical na qual os alunos intervieram desde a sua criação à sua execução, articulando a criação de poesia com a música. Esta segunda parte expõe os problemas e objetivos da investigação bem como a fundamentação teórica que serviu de base à implementação do projeto. A metodologia da investigação teve como base a recolha de dados com recurso a questionários, observação direta, grelhas de observação e planificações de estudo. |
id |
RCAP_d5d2a824c0d07d9d8c1dfc40ce8a05d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6254 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarraEnsino aprendizagemPoesiaCriatividadeMotivaçãoConcertoGuitarraTeaching learningPoetryCreativityMotivationConcertGuitarDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório de estágio, dividido em duas partes, reflete o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no decorrer do ano letivo 2017/2018, bem como a investigação referente ao Projeto de Ensino Artístico. A Prática de Ensino Supervisionada, foi desenvolvida na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, constitui a primeira parte deste trabalho e está relacionada com todo o desenvolvimento do estágio. O projeto de investigação, sob o título, Poesia e Música – A Poesia como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto e instrumento (guitarra) de nível de iniciação, incide nas questões relacionadas com a manutenção e aumento dos níveis de motivação dos alunos. Para isso, a estratégia utilizada foi a elaboração de uma obra poético-musical na qual os alunos intervieram desde a sua criação à sua execução, articulando a criação de poesia com a música. Esta segunda parte expõe os problemas e objetivos da investigação bem como a fundamentação teórica que serviu de base à implementação do projeto. A metodologia da investigação teve como base a recolha de dados com recurso a questionários, observação direta, grelhas de observação e planificações de estudo.Abstract : The internship report, divided into two parts, reflects the development of the Supervised Teaching Practice developed during the 2017/2018 academic year, as well as the research related to the Art Teaching Project. The Supervised Teaching Practice, developed at the Music Academy of Oliveira de Azeméis, constitutes the first part of this work and characterizes all the development of the stage. The research project, under the title, Poetry and Music - Poetry as a strategy for raising levels of motivation, in students of set classes and instrument (guitar) level of initiation, focuses on issues related to maintenance, perhaps, increased levels of motivation, for this the strategy used was the elaboration of a musical poetic work, in which the students intervened from its creation to its execution. This second part presents the problems and objectives of the research as well as the theoretical foundation that served as the basis for the implementation of the project. The research methodology was based on the collection of data using questionnaires, direct observation, observation grids and study plans.Pires, Maria da Natividade CarvalhoCarvalhinho, Miguel Nuno MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoBarros, José Rodrigo Pinho2018-11-09T10:23:56Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6254TID:202013510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:06Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:56.349728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra |
title |
Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra |
spellingShingle |
Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra Barros, José Rodrigo Pinho Ensino aprendizagem Poesia Criatividade Motivação Concerto Guitarra Teaching learning Poetry Creativity Motivation Concert Guitar Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra |
title_full |
Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra |
title_fullStr |
Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra |
title_full_unstemmed |
Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra |
title_sort |
Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra |
author |
Barros, José Rodrigo Pinho |
author_facet |
Barros, José Rodrigo Pinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Maria da Natividade Carvalho Carvalhinho, Miguel Nuno Marques Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, José Rodrigo Pinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino aprendizagem Poesia Criatividade Motivação Concerto Guitarra Teaching learning Poetry Creativity Motivation Concert Guitar Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Ensino aprendizagem Poesia Criatividade Motivação Concerto Guitarra Teaching learning Poetry Creativity Motivation Concert Guitar Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
O presente relatório de estágio, dividido em duas partes, reflete o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no decorrer do ano letivo 2017/2018, bem como a investigação referente ao Projeto de Ensino Artístico. A Prática de Ensino Supervisionada, foi desenvolvida na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, constitui a primeira parte deste trabalho e está relacionada com todo o desenvolvimento do estágio. O projeto de investigação, sob o título, Poesia e Música – A Poesia como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto e instrumento (guitarra) de nível de iniciação, incide nas questões relacionadas com a manutenção e aumento dos níveis de motivação dos alunos. Para isso, a estratégia utilizada foi a elaboração de uma obra poético-musical na qual os alunos intervieram desde a sua criação à sua execução, articulando a criação de poesia com a música. Esta segunda parte expõe os problemas e objetivos da investigação bem como a fundamentação teórica que serviu de base à implementação do projeto. A metodologia da investigação teve como base a recolha de dados com recurso a questionários, observação direta, grelhas de observação e planificações de estudo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-09T10:23:56Z 2018 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6254 TID:202013510 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6254 |
identifier_str_mv |
TID:202013510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130830558199808 |