Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, José Rodrigo Pinho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6254
Resumo: O presente relatório de estágio, dividido em duas partes, reflete o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no decorrer do ano letivo 2017/2018, bem como a investigação referente ao Projeto de Ensino Artístico. A Prática de Ensino Supervisionada, foi desenvolvida na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, constitui a primeira parte deste trabalho e está relacionada com todo o desenvolvimento do estágio. O projeto de investigação, sob o título, Poesia e Música – A Poesia como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto e instrumento (guitarra) de nível de iniciação, incide nas questões relacionadas com a manutenção e aumento dos níveis de motivação dos alunos. Para isso, a estratégia utilizada foi a elaboração de uma obra poético-musical na qual os alunos intervieram desde a sua criação à sua execução, articulando a criação de poesia com a música. Esta segunda parte expõe os problemas e objetivos da investigação bem como a fundamentação teórica que serviu de base à implementação do projeto. A metodologia da investigação teve como base a recolha de dados com recurso a questionários, observação direta, grelhas de observação e planificações de estudo.
id RCAP_d5d2a824c0d07d9d8c1dfc40ce8a05d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6254
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarraEnsino aprendizagemPoesiaCriatividadeMotivaçãoConcertoGuitarraTeaching learningPoetryCreativityMotivationConcertGuitarDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório de estágio, dividido em duas partes, reflete o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no decorrer do ano letivo 2017/2018, bem como a investigação referente ao Projeto de Ensino Artístico. A Prática de Ensino Supervisionada, foi desenvolvida na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, constitui a primeira parte deste trabalho e está relacionada com todo o desenvolvimento do estágio. O projeto de investigação, sob o título, Poesia e Música – A Poesia como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto e instrumento (guitarra) de nível de iniciação, incide nas questões relacionadas com a manutenção e aumento dos níveis de motivação dos alunos. Para isso, a estratégia utilizada foi a elaboração de uma obra poético-musical na qual os alunos intervieram desde a sua criação à sua execução, articulando a criação de poesia com a música. Esta segunda parte expõe os problemas e objetivos da investigação bem como a fundamentação teórica que serviu de base à implementação do projeto. A metodologia da investigação teve como base a recolha de dados com recurso a questionários, observação direta, grelhas de observação e planificações de estudo.Abstract : The internship report, divided into two parts, reflects the development of the Supervised Teaching Practice developed during the 2017/2018 academic year, as well as the research related to the Art Teaching Project. The Supervised Teaching Practice, developed at the Music Academy of Oliveira de Azeméis, constitutes the first part of this work and characterizes all the development of the stage. The research project, under the title, Poetry and Music - Poetry as a strategy for raising levels of motivation, in students of set classes and instrument (guitar) level of initiation, focuses on issues related to maintenance, perhaps, increased levels of motivation, for this the strategy used was the elaboration of a musical poetic work, in which the students intervened from its creation to its execution. This second part presents the problems and objectives of the research as well as the theoretical foundation that served as the basis for the implementation of the project. The research methodology was based on the collection of data using questionnaires, direct observation, observation grids and study plans.Pires, Maria da Natividade CarvalhoCarvalhinho, Miguel Nuno MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoBarros, José Rodrigo Pinho2018-11-09T10:23:56Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6254TID:202013510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:06Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:56.349728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra
title Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra
spellingShingle Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra
Barros, José Rodrigo Pinho
Ensino aprendizagem
Poesia
Criatividade
Motivação
Concerto
Guitarra
Teaching learning
Poetry
Creativity
Motivation
Concert
Guitar
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra
title_full Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra
title_fullStr Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra
title_full_unstemmed Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra
title_sort Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra
author Barros, José Rodrigo Pinho
author_facet Barros, José Rodrigo Pinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Maria da Natividade Carvalho
Carvalhinho, Miguel Nuno Marques
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, José Rodrigo Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino aprendizagem
Poesia
Criatividade
Motivação
Concerto
Guitarra
Teaching learning
Poetry
Creativity
Motivation
Concert
Guitar
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Ensino aprendizagem
Poesia
Criatividade
Motivação
Concerto
Guitarra
Teaching learning
Poetry
Creativity
Motivation
Concert
Guitar
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente relatório de estágio, dividido em duas partes, reflete o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no decorrer do ano letivo 2017/2018, bem como a investigação referente ao Projeto de Ensino Artístico. A Prática de Ensino Supervisionada, foi desenvolvida na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, constitui a primeira parte deste trabalho e está relacionada com todo o desenvolvimento do estágio. O projeto de investigação, sob o título, Poesia e Música – A Poesia como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto e instrumento (guitarra) de nível de iniciação, incide nas questões relacionadas com a manutenção e aumento dos níveis de motivação dos alunos. Para isso, a estratégia utilizada foi a elaboração de uma obra poético-musical na qual os alunos intervieram desde a sua criação à sua execução, articulando a criação de poesia com a música. Esta segunda parte expõe os problemas e objetivos da investigação bem como a fundamentação teórica que serviu de base à implementação do projeto. A metodologia da investigação teve como base a recolha de dados com recurso a questionários, observação direta, grelhas de observação e planificações de estudo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-09T10:23:56Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6254
TID:202013510
url http://hdl.handle.net/10400.11/6254
identifier_str_mv TID:202013510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130830558199808