Comunicação médico-utente: Importância da comunicação e satisfação com a consulta médica para a população-utente em geral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/1021 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicologia da Saúde |
id |
RCAP_d5defda5cac770098ca6f824eab168a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1021 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação médico-utente: Importância da comunicação e satisfação com a consulta médica para a população-utente em geralPsicologia da saúdeComunicaçãoSatisfação do clienteInstrumentosAtitudes do pessoal de saúdeMédicosHealth psychologyCommunicationClient satisfactionInstrumentsHealth personnel attitudesPhysiciansDissertação de Mestrado em Psicologia da SaúdeA comunicação pode ser considerada como a ligação entre a arte e a ciência. A comunicação funcional e eficaz/eficiente entre médico e utente no contexto de saúde e doença é fundamental, pois deste processo se vai extrair a informação pertinente, necessária e suficiente para a formulação do diagnóstico, prognóstico e elaboração de um plano de intervenção. O presente trabalho de investigação tem como objectivo central conhecer, na perspectiva do utente, (1) quais os aspectos mais importantes da comunicação médico- utente, inerentes ao processo de consulta, (2) qual o seu nível de satisfação com a comunicação, na última consulta médica e finalmente (3) se há alguma relação entre o grau de importância dos diferentes aspectos da comunicação e a satisfação do utente com a consulta. Elaborou-se um questionário (CIMU) constituído por três partes, das quais duas referem-se aos aspectos importantes na comunicação médico-utente (ICM-U) e à satisfação com a comunicação na última consulta médica (SCM-U). O questionário foi aplicado a uma amostra de 530 participantes, "o público", seja ou não um utilizador activo dos serviços de saúde. Analisámos a validade e fidelidade do questionário, assim como a associação e influências entre variáveis demográficas e de saúde. Os resultados justificam a pertinência da utilização do questionário em diferentes situações de saúde e doença com o objectivo de avaliar para poder desenvolver e melhorar um dos aspectos mais importantes da qualidade e humanização dos cuidados de saúde - a comunicação.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRibeiro, José Luís PaisRepositório do ISPAVital, Ana Paula Nunes2011-10-08T09:40:04Z1999-01-01T00:00:00Z1999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/1021porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:07Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:19:06.880101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação médico-utente: Importância da comunicação e satisfação com a consulta médica para a população-utente em geral |
title |
Comunicação médico-utente: Importância da comunicação e satisfação com a consulta médica para a população-utente em geral |
spellingShingle |
Comunicação médico-utente: Importância da comunicação e satisfação com a consulta médica para a população-utente em geral Vital, Ana Paula Nunes Psicologia da saúde Comunicação Satisfação do cliente Instrumentos Atitudes do pessoal de saúde Médicos Health psychology Communication Client satisfaction Instruments Health personnel attitudes Physicians |
title_short |
Comunicação médico-utente: Importância da comunicação e satisfação com a consulta médica para a população-utente em geral |
title_full |
Comunicação médico-utente: Importância da comunicação e satisfação com a consulta médica para a população-utente em geral |
title_fullStr |
Comunicação médico-utente: Importância da comunicação e satisfação com a consulta médica para a população-utente em geral |
title_full_unstemmed |
Comunicação médico-utente: Importância da comunicação e satisfação com a consulta médica para a população-utente em geral |
title_sort |
Comunicação médico-utente: Importância da comunicação e satisfação com a consulta médica para a população-utente em geral |
author |
Vital, Ana Paula Nunes |
author_facet |
Vital, Ana Paula Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, José Luís Pais Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vital, Ana Paula Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da saúde Comunicação Satisfação do cliente Instrumentos Atitudes do pessoal de saúde Médicos Health psychology Communication Client satisfaction Instruments Health personnel attitudes Physicians |
topic |
Psicologia da saúde Comunicação Satisfação do cliente Instrumentos Atitudes do pessoal de saúde Médicos Health psychology Communication Client satisfaction Instruments Health personnel attitudes Physicians |
description |
Dissertação de Mestrado em Psicologia da Saúde |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-01-01T00:00:00Z 1999-01-01T00:00:00Z 2011-10-08T09:40:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/1021 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/1021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130050421850112 |