Criação de Valor: estudo do caso MARFILPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Russo, António Manuel Machado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/8197
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Contabilidade e Finanças
id RCAP_d5e5708d1ceed422bf1b4f43011540f6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/8197
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de Valor: estudo do caso MARFILPEAvaliação do desempenhoCriação de ValorDesempenho financeiroRendibilidadeDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Contabilidade e FinançasO presente trabalho enquadra-se no âmbito da dissertação de Mestrado em Contabilidade e Finanças, lecionado na Escola Superior de Ciências Empresariais, parte integrante do Instituto Superior Politécnico de Setúbal. A sustentabilidade e o desenvolvimento de empresas e organizações, desde sempre, e atualmente mais que nunca, obrigam à permanente avaliação do respetivo desempenho financeiro. Naturalmente, a metodologia de análise foi sendo desenvolvida e afinada ao longo dos tempos, tentando sempre adequar a metodologia utilizada à relevância atribuída ao desempenho financeiro, pelas diferentes partes interessadas. A avaliação do desempenho financeiro e da criação de valor, representa a área mais relevante no atual contexto empresarial, sendo muito importante a correta identificação de quais os indicadores mais adequados para medir a capacidade de uma organização para criar excedentes financeiros superiores à rendibilidade exigida pelos investidores. Este trabalho iniciou-se com uma revisão de literatura sobre os conceitos de desempenho, de desempenho financeiro e as diferentes formas de avaliação de desempenho financeiro, quer na ótica tradicional quer na ótica da criação de valor. No âmbito do estudo empírico, seguiu-se o estudo de caso, onde se pretendeu analisar, com base na informação disponível e no método escolhido, a evolução na criação de valor no quadriénio de 2009 a 2012 de uma empresa de referência do setor nacional das rochas ornamentais. Concluiu-se, através da análise da evolução económica e financeira da empresa, bem como da aplicação de diferentes métricas de avaliação da criação de valor financeiro que, durante o período analisado, a atividade da empresa não foi capaz de gerar rendibilidade suficiente para cobrir a remuneração pretendida pelos investidores.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisTeixeira, Nuno Miguel DelicadoRepositório ComumRusso, António Manuel Machado2015-04-07T09:06:17Z2015-032015-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8197TID:201197626porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:25.916171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de Valor: estudo do caso MARFILPE
title Criação de Valor: estudo do caso MARFILPE
spellingShingle Criação de Valor: estudo do caso MARFILPE
Russo, António Manuel Machado
Avaliação do desempenho
Criação de Valor
Desempenho financeiro
Rendibilidade
title_short Criação de Valor: estudo do caso MARFILPE
title_full Criação de Valor: estudo do caso MARFILPE
title_fullStr Criação de Valor: estudo do caso MARFILPE
title_full_unstemmed Criação de Valor: estudo do caso MARFILPE
title_sort Criação de Valor: estudo do caso MARFILPE
author Russo, António Manuel Machado
author_facet Russo, António Manuel Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Nuno Miguel Delicado
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Russo, António Manuel Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação do desempenho
Criação de Valor
Desempenho financeiro
Rendibilidade
topic Avaliação do desempenho
Criação de Valor
Desempenho financeiro
Rendibilidade
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Contabilidade e Finanças
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-07T09:06:17Z
2015-03
2015-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/8197
TID:201197626
url http://hdl.handle.net/10400.26/8197
identifier_str_mv TID:201197626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135331266592768