Clarificação de valores através da educação para o desenvolvimento sustentável e de recursos educativos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Inês Amaral
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39629
Resumo: Atualmente a Ciência e a Tecnologia têm uma grande influência nas sociedades contemporâneas, tendo provocado grandes transformações a níveis sociais, políticos e económicos. Estas transformações colocam vários desafios aos/às cidadãos/cidadãs sendo, por esta razão, necessário formar alunos/as enquanto cidadãos/cidadãs de pleno direito, que exerçam uma cidadania ativa, responsável e esclarecida. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável e a Educação para os Valores são parte integrante da Educação para a cidadania, e podem assumir um papel privilegiado na clarificação de valores e na promoção de atitudes conscientes e informadas, imprescindíveis para responder aos desafios do séc. XXI. Neste sentido, a presente investigação tem como finalidade averiguar se atividades, concebidas através de estratégias de Educação para os Valores e utilizando recursos digitais, aliadas à Educação para o Desenvolvimento Sustentável, contribuem para clarificar os Valores dos/as alunos/as do 5.º ano de escolaridade. Em função da finalidade mencionada, foram desenvolvidas e implementadas quatro sessões que visavam explicitamente clarificar os valores de 19 alunos/as inseridos/as numa Escola Básica do 2.º e 3.º CEB do distrito de Aveiro. Este estudo desenvolveu-se segundo um paradigma socio crítico, numa perspetiva metodológica qualitativa e com base num plano de investigação-ação. Na recolha de dados utilizaram-se diversos instrumentos, nomeadamente questionários, produções escritas dos/as alunos/as e o diário da investigadora. Na análise dos dados foi realizada, essencialmente, a análise de conteúdo. Desta análise é possível concluir que existem várias evidências que os/as alunos/as (que participaram neste estudo) iniciaram (ou continuaram) o processo de clarificação de valores. No entanto, estas evidências não foram substanciais. Este estudo apresenta-se, assim, como um modesto contributo para as práticas educativas inovadoras de educação para os Valores.
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