Clarificação de valores através da educação para o desenvolvimento sustentável e de recursos educativos digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39629 |
Resumo: | Atualmente a Ciência e a Tecnologia têm uma grande influência nas sociedades contemporâneas, tendo provocado grandes transformações a níveis sociais, políticos e económicos. Estas transformações colocam vários desafios aos/às cidadãos/cidadãs sendo, por esta razão, necessário formar alunos/as enquanto cidadãos/cidadãs de pleno direito, que exerçam uma cidadania ativa, responsável e esclarecida. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável e a Educação para os Valores são parte integrante da Educação para a cidadania, e podem assumir um papel privilegiado na clarificação de valores e na promoção de atitudes conscientes e informadas, imprescindíveis para responder aos desafios do séc. XXI. Neste sentido, a presente investigação tem como finalidade averiguar se atividades, concebidas através de estratégias de Educação para os Valores e utilizando recursos digitais, aliadas à Educação para o Desenvolvimento Sustentável, contribuem para clarificar os Valores dos/as alunos/as do 5.º ano de escolaridade. Em função da finalidade mencionada, foram desenvolvidas e implementadas quatro sessões que visavam explicitamente clarificar os valores de 19 alunos/as inseridos/as numa Escola Básica do 2.º e 3.º CEB do distrito de Aveiro. Este estudo desenvolveu-se segundo um paradigma socio crítico, numa perspetiva metodológica qualitativa e com base num plano de investigação-ação. Na recolha de dados utilizaram-se diversos instrumentos, nomeadamente questionários, produções escritas dos/as alunos/as e o diário da investigadora. Na análise dos dados foi realizada, essencialmente, a análise de conteúdo. Desta análise é possível concluir que existem várias evidências que os/as alunos/as (que participaram neste estudo) iniciaram (ou continuaram) o processo de clarificação de valores. No entanto, estas evidências não foram substanciais. Este estudo apresenta-se, assim, como um modesto contributo para as práticas educativas inovadoras de educação para os Valores. |
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Clarificação de valores através da educação para o desenvolvimento sustentável e de recursos educativos digitaisClarificação de valoresEducação para o desenvolvimento sustentávelEducação em ciênciasRecursos educativos digitaisAtualmente a Ciência e a Tecnologia têm uma grande influência nas sociedades contemporâneas, tendo provocado grandes transformações a níveis sociais, políticos e económicos. Estas transformações colocam vários desafios aos/às cidadãos/cidadãs sendo, por esta razão, necessário formar alunos/as enquanto cidadãos/cidadãs de pleno direito, que exerçam uma cidadania ativa, responsável e esclarecida. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável e a Educação para os Valores são parte integrante da Educação para a cidadania, e podem assumir um papel privilegiado na clarificação de valores e na promoção de atitudes conscientes e informadas, imprescindíveis para responder aos desafios do séc. XXI. Neste sentido, a presente investigação tem como finalidade averiguar se atividades, concebidas através de estratégias de Educação para os Valores e utilizando recursos digitais, aliadas à Educação para o Desenvolvimento Sustentável, contribuem para clarificar os Valores dos/as alunos/as do 5.º ano de escolaridade. Em função da finalidade mencionada, foram desenvolvidas e implementadas quatro sessões que visavam explicitamente clarificar os valores de 19 alunos/as inseridos/as numa Escola Básica do 2.º e 3.º CEB do distrito de Aveiro. Este estudo desenvolveu-se segundo um paradigma socio crítico, numa perspetiva metodológica qualitativa e com base num plano de investigação-ação. Na recolha de dados utilizaram-se diversos instrumentos, nomeadamente questionários, produções escritas dos/as alunos/as e o diário da investigadora. Na análise dos dados foi realizada, essencialmente, a análise de conteúdo. Desta análise é possível concluir que existem várias evidências que os/as alunos/as (que participaram neste estudo) iniciaram (ou continuaram) o processo de clarificação de valores. No entanto, estas evidências não foram substanciais. Este estudo apresenta-se, assim, como um modesto contributo para as práticas educativas inovadoras de educação para os Valores.Nowadays, Science and Technology have a great impact on contemporary societies, causing major transformations at social, political and economic levels. These transformations set several challenges for the citizens and, for this reason, it is necessary to form students as citizens with full rights, who hold an active, responsible and enlightened citizenship. Education for Sustainable Development and Education for Values are an integral part of Education for citizenship, and can assume a privileged role in clarifying values and promoting conscious and informed attitudes, essential to face 21st century challenges. By that means, the present investigation aims to find out if activities, conceived through Education for Values strategies and using digital resources, allied to Education for Sustainable Development, contributed to clarify the Values of 5th grade students. grade. In order to find that out, it was implemented and developed four sessions that explicitly aimed to clarify the values of 19 students from a 2nd and 3rd CEB basic school from the district of Aveiro. This study was developed according to a socio-critical paradigm, in a qualitative methodological perspective and based on an investigation plan. While collecting data, it was used a lot of instruments, such as questionaries, students written productions and the investigator diary. In the data analysis it was done, essentially, the content analysis. From this analysis, it is possible to conclude that there are several evidences that students (who participated in this study) started (or continued) the process of clarifying values. However, this evidences were not substantial. This study presents itself, therefore, as a simple contribution to innovative educational practices of education for Values.2023-10-26T09:31:29Z2023-06-21T00:00:00Z2023-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39629porGomes, Inês Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:28Zoai:ria.ua.pt:10773/39629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:47.014692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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