Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/14190 |
Resumo: | Num mercado cada vez mais competitivo o desenvolvimento de competências dos trabalhadores representa um pilar importante para o crescimento das empresas. Neste contexto, a formação reveste um papel fundamental na prossecução dos objectivos estratégicos da organização. Com o intuito de aferir a concretização dos mesmos, importa avaliar a formação. Não em termos de reacção e da avaliação dos conhecimentos, mas ao nível da transferência dos saberes adquiridos para o posto de trabalho. Assim sendo, pretende-se com este estudo de caso, avaliar a transferência das aprendizagens das várias academias, ministradas aos recém-admitidos, na ROFF. Aplicou-se um inquérito por questionário às chefias dos ex-formandos das academias, tendo-se obtido 183 respostas, avaliando cada um dos ex-formandos. Os resultados obtidos neste trabalho permitiram concluir que as chefias percepcionaram, como muito positiva a transferência das aprendizagens dos ex-formandos das academias para o posto de trabalho. Desta análise, apresentam-se sugestões de melhoria do sistema da avaliação da transferência das aprendizagens nesta organização. |
id |
RCAP_d5f9bbbfe2e8a34880dd26f246b2b87c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14190 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFFAvaliaçãoEficáciaFormação profissionalModelos de avaliaçãoAprendizagemEstudo de casosTrabalho de projetoEvaluation of trainingTraining effectivenessAssessment of learningTraining transferNum mercado cada vez mais competitivo o desenvolvimento de competências dos trabalhadores representa um pilar importante para o crescimento das empresas. Neste contexto, a formação reveste um papel fundamental na prossecução dos objectivos estratégicos da organização. Com o intuito de aferir a concretização dos mesmos, importa avaliar a formação. Não em termos de reacção e da avaliação dos conhecimentos, mas ao nível da transferência dos saberes adquiridos para o posto de trabalho. Assim sendo, pretende-se com este estudo de caso, avaliar a transferência das aprendizagens das várias academias, ministradas aos recém-admitidos, na ROFF. Aplicou-se um inquérito por questionário às chefias dos ex-formandos das academias, tendo-se obtido 183 respostas, avaliando cada um dos ex-formandos. Os resultados obtidos neste trabalho permitiram concluir que as chefias percepcionaram, como muito positiva a transferência das aprendizagens dos ex-formandos das academias para o posto de trabalho. Desta análise, apresentam-se sugestões de melhoria do sistema da avaliação da transferência das aprendizagens nesta organização.In an increasingly competitive market, the development of employees’ technical skills is an important factor for the growth of companies/enterprises. In this context, training assumes a key role in achieving the strategic objectives of the organization. In order to achieve these objectives, it is important to assess the employees’ training, not only in what knowledge is concerned, but also how it can be put into practice on a daily basis. Accordingly, it is intended with this case study, to assess the transfer of learning from the various academies, given to newly admitted in ROFF. Applied a questionnaire to the heads of former graduates of the academies, having obtained 183 responses, assessing each of the former students. The results of this study showed that the heads perceive as very positive the transfer of learning from former graduates of the academies for the job. In this analysis, we present suggestions for improving the transfer of learning assessment system in this organization.2017-07-28T10:36:31Z2016-12-12T00:00:00Z2016-12-122016-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/14190TID:201534045porMota, Maria Isabel Mendes de Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:46:00Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:22:04.114534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF |
title |
Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF |
spellingShingle |
Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF Mota, Maria Isabel Mendes de Brito Avaliação Eficácia Formação profissional Modelos de avaliação Aprendizagem Estudo de casos Trabalho de projeto Evaluation of training Training effectiveness Assessment of learning Training transfer |
title_short |
Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF |
title_full |
Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF |
title_fullStr |
Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF |
title_full_unstemmed |
Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF |
title_sort |
Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF |
author |
Mota, Maria Isabel Mendes de Brito |
author_facet |
Mota, Maria Isabel Mendes de Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Maria Isabel Mendes de Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Eficácia Formação profissional Modelos de avaliação Aprendizagem Estudo de casos Trabalho de projeto Evaluation of training Training effectiveness Assessment of learning Training transfer |
topic |
Avaliação Eficácia Formação profissional Modelos de avaliação Aprendizagem Estudo de casos Trabalho de projeto Evaluation of training Training effectiveness Assessment of learning Training transfer |
description |
Num mercado cada vez mais competitivo o desenvolvimento de competências dos trabalhadores representa um pilar importante para o crescimento das empresas. Neste contexto, a formação reveste um papel fundamental na prossecução dos objectivos estratégicos da organização. Com o intuito de aferir a concretização dos mesmos, importa avaliar a formação. Não em termos de reacção e da avaliação dos conhecimentos, mas ao nível da transferência dos saberes adquiridos para o posto de trabalho. Assim sendo, pretende-se com este estudo de caso, avaliar a transferência das aprendizagens das várias academias, ministradas aos recém-admitidos, na ROFF. Aplicou-se um inquérito por questionário às chefias dos ex-formandos das academias, tendo-se obtido 183 respostas, avaliando cada um dos ex-formandos. Os resultados obtidos neste trabalho permitiram concluir que as chefias percepcionaram, como muito positiva a transferência das aprendizagens dos ex-formandos das academias para o posto de trabalho. Desta análise, apresentam-se sugestões de melhoria do sistema da avaliação da transferência das aprendizagens nesta organização. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12T00:00:00Z 2016-12-12 2016-10 2017-07-28T10:36:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/14190 TID:201534045 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/14190 |
identifier_str_mv |
TID:201534045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134782553063424 |