Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Maria Isabel Mendes de Brito
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/14190
Resumo: Num mercado cada vez mais competitivo o desenvolvimento de competências dos trabalhadores representa um pilar importante para o crescimento das empresas. Neste contexto, a formação reveste um papel fundamental na prossecução dos objectivos estratégicos da organização. Com o intuito de aferir a concretização dos mesmos, importa avaliar a formação. Não em termos de reacção e da avaliação dos conhecimentos, mas ao nível da transferência dos saberes adquiridos para o posto de trabalho. Assim sendo, pretende-se com este estudo de caso, avaliar a transferência das aprendizagens das várias academias, ministradas aos recém-admitidos, na ROFF. Aplicou-se um inquérito por questionário às chefias dos ex-formandos das academias, tendo-se obtido 183 respostas, avaliando cada um dos ex-formandos. Os resultados obtidos neste trabalho permitiram concluir que as chefias percepcionaram, como muito positiva a transferência das aprendizagens dos ex-formandos das academias para o posto de trabalho. Desta análise, apresentam-se sugestões de melhoria do sistema da avaliação da transferência das aprendizagens nesta organização.
id RCAP_d5f9bbbfe2e8a34880dd26f246b2b87c
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14190
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFFAvaliaçãoEficáciaFormação profissionalModelos de avaliaçãoAprendizagemEstudo de casosTrabalho de projetoEvaluation of trainingTraining effectivenessAssessment of learningTraining transferNum mercado cada vez mais competitivo o desenvolvimento de competências dos trabalhadores representa um pilar importante para o crescimento das empresas. Neste contexto, a formação reveste um papel fundamental na prossecução dos objectivos estratégicos da organização. Com o intuito de aferir a concretização dos mesmos, importa avaliar a formação. Não em termos de reacção e da avaliação dos conhecimentos, mas ao nível da transferência dos saberes adquiridos para o posto de trabalho. Assim sendo, pretende-se com este estudo de caso, avaliar a transferência das aprendizagens das várias academias, ministradas aos recém-admitidos, na ROFF. Aplicou-se um inquérito por questionário às chefias dos ex-formandos das academias, tendo-se obtido 183 respostas, avaliando cada um dos ex-formandos. Os resultados obtidos neste trabalho permitiram concluir que as chefias percepcionaram, como muito positiva a transferência das aprendizagens dos ex-formandos das academias para o posto de trabalho. Desta análise, apresentam-se sugestões de melhoria do sistema da avaliação da transferência das aprendizagens nesta organização.In an increasingly competitive market, the development of employees’ technical skills is an important factor for the growth of companies/enterprises. In this context, training assumes a key role in achieving the strategic objectives of the organization. In order to achieve these objectives, it is important to assess the employees’ training, not only in what knowledge is concerned, but also how it can be put into practice on a daily basis. Accordingly, it is intended with this case study, to assess the transfer of learning from the various academies, given to newly admitted in ROFF. Applied a questionnaire to the heads of former graduates of the academies, having obtained 183 responses, assessing each of the former students. The results of this study showed that the heads perceive as very positive the transfer of learning from former graduates of the academies for the job. In this analysis, we present suggestions for improving the transfer of learning assessment system in this organization.2017-07-28T10:36:31Z2016-12-12T00:00:00Z2016-12-122016-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/14190TID:201534045porMota, Maria Isabel Mendes de Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:46:00Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:22:04.114534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF
title Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF
spellingShingle Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF
Mota, Maria Isabel Mendes de Brito
Avaliação
Eficácia
Formação profissional
Modelos de avaliação
Aprendizagem
Estudo de casos
Trabalho de projeto
Evaluation of training
Training effectiveness
Assessment of learning
Training transfer
title_short Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF
title_full Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF
title_fullStr Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF
title_full_unstemmed Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF
title_sort Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF
author Mota, Maria Isabel Mendes de Brito
author_facet Mota, Maria Isabel Mendes de Brito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Maria Isabel Mendes de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Eficácia
Formação profissional
Modelos de avaliação
Aprendizagem
Estudo de casos
Trabalho de projeto
Evaluation of training
Training effectiveness
Assessment of learning
Training transfer
topic Avaliação
Eficácia
Formação profissional
Modelos de avaliação
Aprendizagem
Estudo de casos
Trabalho de projeto
Evaluation of training
Training effectiveness
Assessment of learning
Training transfer
description Num mercado cada vez mais competitivo o desenvolvimento de competências dos trabalhadores representa um pilar importante para o crescimento das empresas. Neste contexto, a formação reveste um papel fundamental na prossecução dos objectivos estratégicos da organização. Com o intuito de aferir a concretização dos mesmos, importa avaliar a formação. Não em termos de reacção e da avaliação dos conhecimentos, mas ao nível da transferência dos saberes adquiridos para o posto de trabalho. Assim sendo, pretende-se com este estudo de caso, avaliar a transferência das aprendizagens das várias academias, ministradas aos recém-admitidos, na ROFF. Aplicou-se um inquérito por questionário às chefias dos ex-formandos das academias, tendo-se obtido 183 respostas, avaliando cada um dos ex-formandos. Os resultados obtidos neste trabalho permitiram concluir que as chefias percepcionaram, como muito positiva a transferência das aprendizagens dos ex-formandos das academias para o posto de trabalho. Desta análise, apresentam-se sugestões de melhoria do sistema da avaliação da transferência das aprendizagens nesta organização.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12T00:00:00Z
2016-12-12
2016-10
2017-07-28T10:36:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/14190
TID:201534045
url http://hdl.handle.net/10071/14190
identifier_str_mv TID:201534045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134782553063424