A filosofia de Deming e a gestão da qualidade total no ensino superior português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-323 http://hdl.handle.net/10071/13851 |
Resumo: | No presente artigo procura-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante acerca da filosofia da qualidade total (TQM), debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming. Por outro lado, pretende-se averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por esse “Guru” da qualidade, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE-IUL e a Universidade de Évora. Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas instituições de ensino superior portuguesas poderiam implementar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência. |
id |
RCAP_d6038ee7689144504c3168916422917b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13851 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A filosofia de Deming e a gestão da qualidade total no ensino superior portuguêsGestão da qualidade totalEnsino superiorPrincípios de DemingNo presente artigo procura-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante acerca da filosofia da qualidade total (TQM), debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming. Por outro lado, pretende-se averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por esse “Guru” da qualidade, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE-IUL e a Universidade de Évora. Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas instituições de ensino superior portuguesas poderiam implementar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência.Instituto Superior de Línguas e Administração, Associação de Estudos e Investigação Científica2017-07-04T16:03:28Z2012-01-01T00:00:00Z20122017-07-04T16:02:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-323http://hdl.handle.net/10071/13851por1646-897XSaraiva, M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:16Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:59.937616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A filosofia de Deming e a gestão da qualidade total no ensino superior português |
title |
A filosofia de Deming e a gestão da qualidade total no ensino superior português |
spellingShingle |
A filosofia de Deming e a gestão da qualidade total no ensino superior português Saraiva, M. Gestão da qualidade total Ensino superior Princípios de Deming |
title_short |
A filosofia de Deming e a gestão da qualidade total no ensino superior português |
title_full |
A filosofia de Deming e a gestão da qualidade total no ensino superior português |
title_fullStr |
A filosofia de Deming e a gestão da qualidade total no ensino superior português |
title_full_unstemmed |
A filosofia de Deming e a gestão da qualidade total no ensino superior português |
title_sort |
A filosofia de Deming e a gestão da qualidade total no ensino superior português |
author |
Saraiva, M. |
author_facet |
Saraiva, M. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da qualidade total Ensino superior Princípios de Deming |
topic |
Gestão da qualidade total Ensino superior Princípios de Deming |
description |
No presente artigo procura-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante acerca da filosofia da qualidade total (TQM), debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming. Por outro lado, pretende-se averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por esse “Guru” da qualidade, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE-IUL e a Universidade de Évora. Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas instituições de ensino superior portuguesas poderiam implementar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2017-07-04T16:03:28Z 2017-07-04T16:02:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-323 http://hdl.handle.net/10071/13851 |
url |
https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-323 http://hdl.handle.net/10071/13851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-897X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Línguas e Administração, Associação de Estudos e Investigação Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Línguas e Administração, Associação de Estudos e Investigação Científica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134770805866496 |