Estratégias de prevenção e resolução de situações de indisciplina, violência e bullying em meio escolar: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Barroso Trindade e
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20904
Resumo: A escola tal como a conhecemos hoje é uma construção da modernidade. Tendo lugar a uma teia de relações interpessoais, o conflito surge e pode expressar-se através da indisciplina, da violência e do bullying. Considerando tais fenómenos como sociais e relacionais a mesma buscou compreender e interpretar tais situações. Os governos, a direção da escola e os professores vão assim, procurar estabelecer e pôr em prática medidas para prevenir e resolver tais fenómenos. Visto a amplitude e complexidade do objeto de estudo, decidimos focar a nossa investigação num estudo de caso. Procurámos identificar as estratégias utilizadas numa escola em França para prevenir e resolver tais situações. Para tal, utilizámos um modelo de triangulação de instrumentos de recolha de dados. A informação foi recolhida através do diário de bordo da investigadora, de entrevistas semiestruturas realizadas a professores, à vice-diretora e à Conselheira Principal de Educação, e da análise de documentos oficiais da escola. Podemos assim concluir que, o teste linguístico à entrada que incide sobre os resultados escolares, tende a ter um efeito direto no comportamento dos alunos dentro do espaço escolar. A somar a isto, as elevadas expectativas em relação ao trabalho escolar, da parte das famílias e do corpo docente, dão aos potenciais candidatos um sentido de responsabilidade acrescida. Contudo, há, ainda assim, uma “lei do silêncio”, que “abafa” incidentes como o bullying, e permite à escola, justificar junto da comunidade, o elevado prestígio que tem construído ao longo dos anos, e aceitar seletivamente o seu tipo de aluno ideal.
id RCAP_d610bffe6ab859935fa1b8d6e17c43cd
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20904
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de prevenção e resolução de situações de indisciplina, violência e bullying em meio escolar: um estudo de casoIndisciplinaViolênciaBullyingEstratégias de prevençãoEstratégias de resoluçãoIndisciplineViolencePrevention strategiesSolve strategiesA escola tal como a conhecemos hoje é uma construção da modernidade. Tendo lugar a uma teia de relações interpessoais, o conflito surge e pode expressar-se através da indisciplina, da violência e do bullying. Considerando tais fenómenos como sociais e relacionais a mesma buscou compreender e interpretar tais situações. Os governos, a direção da escola e os professores vão assim, procurar estabelecer e pôr em prática medidas para prevenir e resolver tais fenómenos. Visto a amplitude e complexidade do objeto de estudo, decidimos focar a nossa investigação num estudo de caso. Procurámos identificar as estratégias utilizadas numa escola em França para prevenir e resolver tais situações. Para tal, utilizámos um modelo de triangulação de instrumentos de recolha de dados. A informação foi recolhida através do diário de bordo da investigadora, de entrevistas semiestruturas realizadas a professores, à vice-diretora e à Conselheira Principal de Educação, e da análise de documentos oficiais da escola. Podemos assim concluir que, o teste linguístico à entrada que incide sobre os resultados escolares, tende a ter um efeito direto no comportamento dos alunos dentro do espaço escolar. A somar a isto, as elevadas expectativas em relação ao trabalho escolar, da parte das famílias e do corpo docente, dão aos potenciais candidatos um sentido de responsabilidade acrescida. Contudo, há, ainda assim, uma “lei do silêncio”, que “abafa” incidentes como o bullying, e permite à escola, justificar junto da comunidade, o elevado prestígio que tem construído ao longo dos anos, e aceitar seletivamente o seu tipo de aluno ideal.The school as we know it today is a construction of modernity. Taking place in a network of interpersonal relationships, conflict arises and can express itself through indiscipline, violence, and bullying. Considering such phenomena as social and relational, it has sought to understand and interpret such situations. Governments, school management, and teachers will thus seek to establish and implement measures to prevent and resolve such phenomena. Given the breadth and complexity of the subject matter, we have decided to focus our research on a case study. We sought to identify the strategies used in a school in France to prevent and solve such situations. To this end, we used a triangulation model of data collection tools. The information was collected through the researcher's logbook, semi-structured interviews with teachers, the deputy headteacher and the Principal Education Adviser, and the analysis of official school documents. We can therefore conclude that the entrance language test focusing on school results tends to have a direct effect on pupils' behavior within the school space. Also, the high expectations on the part of families and the teaching staff regarding schoolwork give potential candidates an increased sense of responsibility. However, there is still a "law of silence" that "stifles" incidents like bullying and allows the school to justify to the community the high prestige it has built over the years, and to selectively accept its ideal type of student.2020-12-09T15:17:16Z2020-11-06T00:00:00Z2020-11-062020-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20904TID:202537064porSilva, Maria Barroso Trindade einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:00:34Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:07.981242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de prevenção e resolução de situações de indisciplina, violência e bullying em meio escolar: um estudo de caso
title Estratégias de prevenção e resolução de situações de indisciplina, violência e bullying em meio escolar: um estudo de caso
spellingShingle Estratégias de prevenção e resolução de situações de indisciplina, violência e bullying em meio escolar: um estudo de caso
Silva, Maria Barroso Trindade e
Indisciplina
Violência
Bullying
Estratégias de prevenção
Estratégias de resolução
Indiscipline
Violence
Prevention strategies
Solve strategies
title_short Estratégias de prevenção e resolução de situações de indisciplina, violência e bullying em meio escolar: um estudo de caso
title_full Estratégias de prevenção e resolução de situações de indisciplina, violência e bullying em meio escolar: um estudo de caso
title_fullStr Estratégias de prevenção e resolução de situações de indisciplina, violência e bullying em meio escolar: um estudo de caso
title_full_unstemmed Estratégias de prevenção e resolução de situações de indisciplina, violência e bullying em meio escolar: um estudo de caso
title_sort Estratégias de prevenção e resolução de situações de indisciplina, violência e bullying em meio escolar: um estudo de caso
author Silva, Maria Barroso Trindade e
author_facet Silva, Maria Barroso Trindade e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Barroso Trindade e
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina
Violência
Bullying
Estratégias de prevenção
Estratégias de resolução
Indiscipline
Violence
Prevention strategies
Solve strategies
topic Indisciplina
Violência
Bullying
Estratégias de prevenção
Estratégias de resolução
Indiscipline
Violence
Prevention strategies
Solve strategies
description A escola tal como a conhecemos hoje é uma construção da modernidade. Tendo lugar a uma teia de relações interpessoais, o conflito surge e pode expressar-se através da indisciplina, da violência e do bullying. Considerando tais fenómenos como sociais e relacionais a mesma buscou compreender e interpretar tais situações. Os governos, a direção da escola e os professores vão assim, procurar estabelecer e pôr em prática medidas para prevenir e resolver tais fenómenos. Visto a amplitude e complexidade do objeto de estudo, decidimos focar a nossa investigação num estudo de caso. Procurámos identificar as estratégias utilizadas numa escola em França para prevenir e resolver tais situações. Para tal, utilizámos um modelo de triangulação de instrumentos de recolha de dados. A informação foi recolhida através do diário de bordo da investigadora, de entrevistas semiestruturas realizadas a professores, à vice-diretora e à Conselheira Principal de Educação, e da análise de documentos oficiais da escola. Podemos assim concluir que, o teste linguístico à entrada que incide sobre os resultados escolares, tende a ter um efeito direto no comportamento dos alunos dentro do espaço escolar. A somar a isto, as elevadas expectativas em relação ao trabalho escolar, da parte das famílias e do corpo docente, dão aos potenciais candidatos um sentido de responsabilidade acrescida. Contudo, há, ainda assim, uma “lei do silêncio”, que “abafa” incidentes como o bullying, e permite à escola, justificar junto da comunidade, o elevado prestígio que tem construído ao longo dos anos, e aceitar seletivamente o seu tipo de aluno ideal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09T15:17:16Z
2020-11-06T00:00:00Z
2020-11-06
2020-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/20904
TID:202537064
url http://hdl.handle.net/10071/20904
identifier_str_mv TID:202537064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134883170222080