A responsabilidade legal de veículos autónomos : uma perspectiva da ciência cognitiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/39556 |
Resumo: | A Tecnologia dos Veículos Autónomos avança rapidamente e urge um debate entre todas as áreas que possam oferecer um contributo. O funcionamento complexo de um Veículo Autónomo, as querelas éticas associadas ao mesmo, e os problemas de segurança que se têm vindo a colocar, tornam-no num produto em tudo exceci-onal, o que acarreta limitações ao nível do Direito. Este é o contributo da Ciência Cognitiva, com recurso às disciplinas de Filosofia da Mente e Ciências da Computação, fazendo a ponte com o Direito, com o objetivo de responder a algumas dessas limitações. O propósito geral desta dissertação é perceber o que é um Agente, que impacto tem no ambiente e o que é que torna um Agente uma entidade legalmente responsável. Como entidades num mundo em que muito é definido pelos atos voluntários, os Veículos Autónomos são Agentes complexos enquadrados num ambiente com infinitos estímulos. A esta tecnologia ainda lhe falta, como iremos argumentar, um pressuposto mínimo da imputação da responsabilidade: a Metacognição. O que esta dissertação pretende é mostrar, numa primeira fase e através de considerações sobre Agentividade1 e ação voluntária, que a Metacognição é um elemento essencial, no Direito, para a atribuição de Responsabilidade. Numa segunda, alega-se que o tipo de Metacog-nição na qual o Direito se baseia está em falta no VA. E, finalmente, debate-se qual deverá ser o regime jurídico do VA, tendo tudo isto em conta. Para esta discussão, além de tecermos ideias sobre um regime mais disperso e solidário de responsabilidades, bem como sobre a necessidade de um sistema legal de responsabilidade civil paralelo a um seguro de respon-sabilidade civil obrigatório, comparamos os VA com os regimes dos menores, animais e interditos, dada a sua semelhança no que diz respeito aos processos metacognitivos. |
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A responsabilidade legal de veículos autónomos : uma perspectiva da ciência cognitivaVeículos autónomos - DireitoResponsabilidade (Direito)Agente (Filosofia)MetacogniçãoInteligência artificialTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA Tecnologia dos Veículos Autónomos avança rapidamente e urge um debate entre todas as áreas que possam oferecer um contributo. O funcionamento complexo de um Veículo Autónomo, as querelas éticas associadas ao mesmo, e os problemas de segurança que se têm vindo a colocar, tornam-no num produto em tudo exceci-onal, o que acarreta limitações ao nível do Direito. Este é o contributo da Ciência Cognitiva, com recurso às disciplinas de Filosofia da Mente e Ciências da Computação, fazendo a ponte com o Direito, com o objetivo de responder a algumas dessas limitações. O propósito geral desta dissertação é perceber o que é um Agente, que impacto tem no ambiente e o que é que torna um Agente uma entidade legalmente responsável. Como entidades num mundo em que muito é definido pelos atos voluntários, os Veículos Autónomos são Agentes complexos enquadrados num ambiente com infinitos estímulos. A esta tecnologia ainda lhe falta, como iremos argumentar, um pressuposto mínimo da imputação da responsabilidade: a Metacognição. O que esta dissertação pretende é mostrar, numa primeira fase e através de considerações sobre Agentividade1 e ação voluntária, que a Metacognição é um elemento essencial, no Direito, para a atribuição de Responsabilidade. Numa segunda, alega-se que o tipo de Metacog-nição na qual o Direito se baseia está em falta no VA. E, finalmente, debate-se qual deverá ser o regime jurídico do VA, tendo tudo isto em conta. Para esta discussão, além de tecermos ideias sobre um regime mais disperso e solidário de responsabilidades, bem como sobre a necessidade de um sistema legal de responsabilidade civil paralelo a um seguro de respon-sabilidade civil obrigatório, comparamos os VA com os regimes dos menores, animais e interditos, dada a sua semelhança no que diz respeito aos processos metacognitivos.As the technology of Autonomous Vehicles advances swiftly, it’s urgent to look into all the areas that can some-how contribute to a useful debate. The highly complex functioning of the Autonomous Vehicle, the ethics ques-tions associated, and the safety problems that appeared with it, make it an exceptional product, with serious implications in Law. In this dissertation we pretend to build a bridge between Philosophy of Mind and Compu-tation Science and the Law, in order to respond to the limitations of this technology. The purpose of this thesis is to analyse what it means to be an Agent, with an impact in the environment and what makes an Agent an entity to whom we can ascribe legal responsibility. As entities in a world where a lot of what happens it’s defined by the idea of Voluntary Acts, Autonomous Vehicles are complex agents, framed in an environment that presents an infinite number of stimuli. This Technology, as we shall argue, lacks a mini-mum requirement of responsibility: Metacognition. What this dissertation wants to show is, using the concepts of Agency and Voluntary Action, that Metacognition is an essential element, in Law, in order to ascribe respon-sibility. In a second phase of this thesis, we argue that this type of Metacognition, that Law requires to consider someone responsible, is missing in the Autonomous Vehicle. Finally, in the last chapters, there’s some debate over the Legal system that should be applied to this technology. In this debate, while suggesting a scattered regime that also considers joint liabilities, as well as the existence of a mandatory insurance parallel to the civil Responsibility regime, we briefly compare Autonomous Vehicles to minors, animals and disabled people, given their similarity when it comes to the degree of Metacognitive processes.Coelho, HélderBranquinho, JoãoFerreira, Ana ElisabeteRepositório da Universidade de LisboaRibeiro, Beatriz Assunção2019-09-18T15:42:33Z2019-06-282019-03-012019-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39556TID:202264793porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:38:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39556Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:24.848114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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