A organização integrada do currículo na educação de jovens e adultos: Um processo em construção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12378 |
Resumo: | A presente Dissertação insere-se na linha de investigação sobre Currículo, do Programa de Mestrado em Educação da Escola Superior de Educação de Porto/Portugal, trata do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e das questões curriculares do Curso Técnico em Edificações de um Instituto Federal de Educação do Brasil. Seu currículo se organiza de forma não disciplinar, por núcleos pedagógicos e áreas do conhecimento, desenvolvendo projetos integradores (PI) ao longo do curso para oferecer formação básica e profissional numa perspectiva de formação integral baseada nos pressupostos do Currículo Integrado (CI). Essa pesquisa objetivou analisar tal organização na ótica dos docentes e discentes. Nesse estudo de caso qualitativo inquiriu-se por entrevistas semiestruturadas seis discentes e oito docentes. As falas foram gravadas e transcritas, inferências foram realizadas por metodologia de Análise de Conteúdo. Os pesquisados apontaram dificuldades e êxitos na concretização do CI e, em geral, docentes relataram especificidades do PROEJA, que na realização dos PI há integração mas que o CI ainda não acontece adequadamente. Já os discentes perceberam integração dos conhecimentos entre disciplinas e a vida, especialmente nos PI. Questões suscitadas traduzem o caminho em construção no PROEJA, evidenciando que a organização curricular por núcleos e áreas do conhecimento na perspectiva de CI contribui para aprendizagem significativa, pois, embora haja muito a aperfeiçoar, as tentativas diárias de integração conferem maior aproximação dos conhecimentos lecionados com a vida dos discentes, contribuindo para suas formações numa perspectiva de omnilateralidade. |
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A organização integrada do currículo na educação de jovens e adultos: Um processo em construçãoEducação de Jovens e AdultosCurrículoCurrículo IntegradoYouth and Adult EducationCurriculumIntegrated CurriculumDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoA presente Dissertação insere-se na linha de investigação sobre Currículo, do Programa de Mestrado em Educação da Escola Superior de Educação de Porto/Portugal, trata do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e das questões curriculares do Curso Técnico em Edificações de um Instituto Federal de Educação do Brasil. Seu currículo se organiza de forma não disciplinar, por núcleos pedagógicos e áreas do conhecimento, desenvolvendo projetos integradores (PI) ao longo do curso para oferecer formação básica e profissional numa perspectiva de formação integral baseada nos pressupostos do Currículo Integrado (CI). Essa pesquisa objetivou analisar tal organização na ótica dos docentes e discentes. Nesse estudo de caso qualitativo inquiriu-se por entrevistas semiestruturadas seis discentes e oito docentes. As falas foram gravadas e transcritas, inferências foram realizadas por metodologia de Análise de Conteúdo. Os pesquisados apontaram dificuldades e êxitos na concretização do CI e, em geral, docentes relataram especificidades do PROEJA, que na realização dos PI há integração mas que o CI ainda não acontece adequadamente. Já os discentes perceberam integração dos conhecimentos entre disciplinas e a vida, especialmente nos PI. Questões suscitadas traduzem o caminho em construção no PROEJA, evidenciando que a organização curricular por núcleos e áreas do conhecimento na perspectiva de CI contribui para aprendizagem significativa, pois, embora haja muito a aperfeiçoar, as tentativas diárias de integração conferem maior aproximação dos conhecimentos lecionados com a vida dos discentes, contribuindo para suas formações numa perspectiva de omnilateralidade.This dissertation is part of the Curriculum research line of the Master's Program in Education of the Porto/Portugal Higher Education School. It treats of the Integration Program of Basic Education with Professional Education in the Youth and Adult Education modality (PROEJA) and the curricular questions of the Buildings Technical Course of a Brazilian Federal Institute of Education. Its curriculum is organized in a non-disciplinary way, by pedagogical centers and areas of knowledge, developing integrative projects (IP) throughout the course to offer basic and professional formation in an integral formation perspective based on the Integrated Curriculum (IC) assumptions. This research aimed to analyze such organization from the point of view of teachers and students. In this qualitative case study, six students and eight teachers were inquired per semi-structured interviews. The speeches were recorded and transcribed, inferences were made by Content Analysis methodology. The respondents pointed out difficulties and successes in the realization of IC and, in general, teachers reported PROEJA specificities, for instance, in the realization of IP there is integration but that IC still does not happen properly. The students realized there is integration of knowledge between disciplines and life, especially in IP. Questions raised reflect the path under construction in PROEJA, evidencing that the curricular organization by nuclei and areas of knowledge in the perspective of IC contributes to meaningful learning because, although there is much to improve, the daily attempts of integration give a closer approximation between the knowledge taught and the student´s life, contributing to their formations in a perspective of omnilaterality.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRothes, Luís Maria Fernandes ArealRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAgertt, Ana Paula Santos2018-12-05T10:28:06Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12378TID:202100472porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:21Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:43.240392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente Dissertação insere-se na linha de investigação sobre Currículo, do Programa de Mestrado em Educação da Escola Superior de Educação de Porto/Portugal, trata do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e das questões curriculares do Curso Técnico em Edificações de um Instituto Federal de Educação do Brasil. Seu currículo se organiza de forma não disciplinar, por núcleos pedagógicos e áreas do conhecimento, desenvolvendo projetos integradores (PI) ao longo do curso para oferecer formação básica e profissional numa perspectiva de formação integral baseada nos pressupostos do Currículo Integrado (CI). Essa pesquisa objetivou analisar tal organização na ótica dos docentes e discentes. Nesse estudo de caso qualitativo inquiriu-se por entrevistas semiestruturadas seis discentes e oito docentes. As falas foram gravadas e transcritas, inferências foram realizadas por metodologia de Análise de Conteúdo. Os pesquisados apontaram dificuldades e êxitos na concretização do CI e, em geral, docentes relataram especificidades do PROEJA, que na realização dos PI há integração mas que o CI ainda não acontece adequadamente. Já os discentes perceberam integração dos conhecimentos entre disciplinas e a vida, especialmente nos PI. Questões suscitadas traduzem o caminho em construção no PROEJA, evidenciando que a organização curricular por núcleos e áreas do conhecimento na perspectiva de CI contribui para aprendizagem significativa, pois, embora haja muito a aperfeiçoar, as tentativas diárias de integração conferem maior aproximação dos conhecimentos lecionados com a vida dos discentes, contribuindo para suas formações numa perspectiva de omnilateralidade. |
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