JUNTAS E SOZINHAS Estudo de Casos Múltiplos de Mulheres Líderes de Organizações Educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rosa Maria Loureiro de Oliveira Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85551
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_d62262bb8f76802ad1c4ad4ae3893f53
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85551
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling JUNTAS E SOZINHAS Estudo de Casos Múltiplos de Mulheres Líderes de Organizações EducativasTOGETHER AND ALONE A Multiple Case Study of Women in School LeaderhipLiderançaGéneroOrganizações EducativasEstereótipos e Papéis SociaisIgualdade de GéneroLeadershipGenderEducational OrganisationsStereotypes and Social RolesGender EqualityDissertação de Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoNeste trabalho apresenta-se um estudo sobre o exercício da liderança por parte de mulheres no campo da gestão educacional. Esta dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.A investigação dá a conhecer as perceções e motivações de quatro mulheres líderes de organizações educativas no exercício da função, confrontadas com a baixa representatividade do sexo feminino nos cargos de liderança escolar, questões de sexo/género, e estilos de liderança, entre outras. Pretende-se compreender de que forma estes e outros fatores intervêm na formação da sua identidade profissional, ouvindo-as em discurso direto.Partindo das disparidades reveladas pelos indicadores estatísticos desagregados por sexo, relativos à liderança de organizações educativas portuguesas no ano letivo de 2017/2018, foi nossa intenção dar voz a mulheres que eram diretoras de escolas públicas. Nesta sequência foi desenvolvido um estudo de casos múltiplos com quatro mulheres que se disponibilizaram para participar, tendo-se recorrido à entrevista semiestruturada como técnica preferencial de recolha de dados. Procura-se compreender o modo como as mulheres entrevistadas percecionam o exercício da liderança enquanto profissionais, a partir das narrativas sobre as suas experiências pessoais, em lugares de direção no campo da educação. As entrevistas foram posteriormente sujeitas a uma análise de conteúdo para fins de interpretação.Os dados fornecem uma visão sobre a motivação das mulheres em se tornarem diretoras de estabelecimentos públicos de ensino, as razões para a subrepresentação, as variações nos estilos de liderança como parte de sua identidade, as dificuldades que enfrentam na identificação de uma posição de topo e as diferentes maneiras de aumentar o seu envolvimento neste campo de ação.Todas as participantes evidenciaram discursos de construção de identidades profissionais apoiadas em estereótipos e papéis sociais ligados ao género, enquanto construções sociais que emergem das relações interpessoais e institucionais que se vão estabelecendo ao longo da vida.A partir do estudo efetuado são deixadas reflexões para a intervenção, tendo em vista a promoção do exercício da liderança pelo sexo feminino, em consonância com as políticas públicas nacionais e internacionais atuais, para a promoção da igualdade de género.The present master thesis is a study on the leadership exercise by women in the field of educational management. This dissertation emerges as the concluding work of the course Master in Vocational Management and Educational Administration, by the Faculty of Psychology and Educational Sciences, of the University of Coimbra.The research presents the perceptions and motivations of four women leaders of educational organizations in the performance of their duties, confronted with the low representation of women in school leadership positions, sex / gender issues, and leadership styles, among others. It is intended to understand how these and other factors intervene in the formation of their professional identity, by giving them the opportunity to express their views at first hand.Based on the disparities revealed by the statistical indicators disaggregated by sex, regarding the leadership of Portuguese educational organisations in the academic year 2017/2018, it was our intention to give voice to women who were directors of public schools. Following this evidence, a multiple case study was developed with four women who showed themselves available to take part in the study, using the semistructured interview as the preferred data collection technique. It is sought to understand how the interviewed women perceive the exercise of leadership in their professional field, working from the narratives about their personal experiences, as educational principals. The interviews were later subjected to a content analysis scrutiny for interpretational purposes.The data provide an insight into women's motivation to become heads of public educational institutions, reasons for underrepresentation, variations in leadership styles as part of their identity, the difficulties they face in identifying a leadership position, and the different ways to increase their involvement in this field of action.All the participants presented speeches where the construction of professional identities is based on gender stereotypes and social roles, as social constructions that emerge from the interpersonal and institutional relationships that are established throughout life.Based on the present dissertation, some insights are presented as a form of future intervention, bearing in mind the promotion of female leadership, in line with the current national and international public policies, for the promotion of gender equality.2018-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85551http://hdl.handle.net/10316/85551TID:202195538porSantos, Rosa Maria Loureiro de Oliveira Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-21T12:27:28Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85551Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:50.908012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv JUNTAS E SOZINHAS Estudo de Casos Múltiplos de Mulheres Líderes de Organizações Educativas
TOGETHER AND ALONE A Multiple Case Study of Women in School Leaderhip
title JUNTAS E SOZINHAS Estudo de Casos Múltiplos de Mulheres Líderes de Organizações Educativas
spellingShingle JUNTAS E SOZINHAS Estudo de Casos Múltiplos de Mulheres Líderes de Organizações Educativas
Santos, Rosa Maria Loureiro de Oliveira Costa
Liderança
Género
Organizações Educativas
Estereótipos e Papéis Sociais
Igualdade de Género
Leadership
Gender
Educational Organisations
Stereotypes and Social Roles
Gender Equality
title_short JUNTAS E SOZINHAS Estudo de Casos Múltiplos de Mulheres Líderes de Organizações Educativas
title_full JUNTAS E SOZINHAS Estudo de Casos Múltiplos de Mulheres Líderes de Organizações Educativas
title_fullStr JUNTAS E SOZINHAS Estudo de Casos Múltiplos de Mulheres Líderes de Organizações Educativas
title_full_unstemmed JUNTAS E SOZINHAS Estudo de Casos Múltiplos de Mulheres Líderes de Organizações Educativas
title_sort JUNTAS E SOZINHAS Estudo de Casos Múltiplos de Mulheres Líderes de Organizações Educativas
author Santos, Rosa Maria Loureiro de Oliveira Costa
author_facet Santos, Rosa Maria Loureiro de Oliveira Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rosa Maria Loureiro de Oliveira Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Género
Organizações Educativas
Estereótipos e Papéis Sociais
Igualdade de Género
Leadership
Gender
Educational Organisations
Stereotypes and Social Roles
Gender Equality
topic Liderança
Género
Organizações Educativas
Estereótipos e Papéis Sociais
Igualdade de Género
Leadership
Gender
Educational Organisations
Stereotypes and Social Roles
Gender Equality
description Dissertação de Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85551
http://hdl.handle.net/10316/85551
TID:202195538
url http://hdl.handle.net/10316/85551
identifier_str_mv TID:202195538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133960425439232