O Teu Mestre: Uma experiência de ensino da Matemática à distância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Daniel Ferreira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/559
Resumo: O presente trabalho tem por objectivo discutir o quadro actual da educação à distância e analisar a implementação de uma ferramenta inovadora de ensino à distância. Inicialmente é feita uma revisão da literatura com o intuito de fazer o enquadramento teórico do tema. No segundo e terceiro capítulo é analisada a implementação de uma ferramenta inovadora de ensino à distância “O teu Mestre” na escola Eb. 2/3 de Sátão, bem como a análise dos resultados do inquérito feito aos alunos que usufruíram do serviço. Por último, foi apresentado uma proposta de futuro para o projecto envolvendo cinco escolas e dois hospitais. O trabalho organizou-se em torno da ideia de que a educação à distância é uma mais valia, com um potencial na nossa realidade educacional apesar das dificuldades que o ensino à distância apresenta. Num momento em que há uma aposta concreta nas novas tecnologias de informação no sistema de ensino, a educação à distância surge como uma preciosa ajuda no apoio aos nossos alunos com o objectivo de responder às grandes dificuldades na aprendizagem da Matemática. The current work aims to discuss the distance education framework and analize the implementation of an innovative tool of distance teaching. Inicially, a literary revision is made in order to set the theoretical theme framework. The second and third chapter analizes the the implementation of an innovative distance teaching tool "O teu Mestre" in the school EB 2/3 Sátão, as well as the results of the survey made by the students who have used the service. Finally, a proposition was made for the future project involving five schools and two hospitals. The work was organized around the idea that distance education is an asset, with a potential in our educational reality in spite of difficulties that distance learning presents. At a time when there is a serious bet on new information technology in education, the distance education emerges as a valuable aid in the support of our students in order to meet the big difficulties in learning mathematics.
id RCAP_d6292979d1e65a8a32404d685e4e7485
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/559
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O Teu Mestre: Uma experiência de ensino da Matemática à distância.Novas tecnologiasEnsino à distânciaComunidade VirtualMessengerTMMATO presente trabalho tem por objectivo discutir o quadro actual da educação à distância e analisar a implementação de uma ferramenta inovadora de ensino à distância. Inicialmente é feita uma revisão da literatura com o intuito de fazer o enquadramento teórico do tema. No segundo e terceiro capítulo é analisada a implementação de uma ferramenta inovadora de ensino à distância “O teu Mestre” na escola Eb. 2/3 de Sátão, bem como a análise dos resultados do inquérito feito aos alunos que usufruíram do serviço. Por último, foi apresentado uma proposta de futuro para o projecto envolvendo cinco escolas e dois hospitais. O trabalho organizou-se em torno da ideia de que a educação à distância é uma mais valia, com um potencial na nossa realidade educacional apesar das dificuldades que o ensino à distância apresenta. Num momento em que há uma aposta concreta nas novas tecnologias de informação no sistema de ensino, a educação à distância surge como uma preciosa ajuda no apoio aos nossos alunos com o objectivo de responder às grandes dificuldades na aprendizagem da Matemática. The current work aims to discuss the distance education framework and analize the implementation of an innovative tool of distance teaching. Inicially, a literary revision is made in order to set the theoretical theme framework. The second and third chapter analizes the the implementation of an innovative distance teaching tool "O teu Mestre" in the school EB 2/3 Sátão, as well as the results of the survey made by the students who have used the service. Finally, a proposition was made for the future project involving five schools and two hospitals. The work was organized around the idea that distance education is an asset, with a potential in our educational reality in spite of difficulties that distance learning presents. At a time when there is a serious bet on new information technology in education, the distance education emerges as a valuable aid in the support of our students in order to meet the big difficulties in learning mathematics.2013-08-16T12:29:05Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/559porCota: TMMAT 105Azevedo, Daniel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:47ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O Teu Mestre: Uma experiência de ensino da Matemática à distância.
title O Teu Mestre: Uma experiência de ensino da Matemática à distância.
spellingShingle O Teu Mestre: Uma experiência de ensino da Matemática à distância.
Azevedo, Daniel Ferreira
Novas tecnologias
Ensino à distância
Comunidade Virtual
Messenger
TMMAT
title_short O Teu Mestre: Uma experiência de ensino da Matemática à distância.
title_full O Teu Mestre: Uma experiência de ensino da Matemática à distância.
title_fullStr O Teu Mestre: Uma experiência de ensino da Matemática à distância.
title_full_unstemmed O Teu Mestre: Uma experiência de ensino da Matemática à distância.
title_sort O Teu Mestre: Uma experiência de ensino da Matemática à distância.
author Azevedo, Daniel Ferreira
author_facet Azevedo, Daniel Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Daniel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias
Ensino à distância
Comunidade Virtual
Messenger
TMMAT
topic Novas tecnologias
Ensino à distância
Comunidade Virtual
Messenger
TMMAT
description O presente trabalho tem por objectivo discutir o quadro actual da educação à distância e analisar a implementação de uma ferramenta inovadora de ensino à distância. Inicialmente é feita uma revisão da literatura com o intuito de fazer o enquadramento teórico do tema. No segundo e terceiro capítulo é analisada a implementação de uma ferramenta inovadora de ensino à distância “O teu Mestre” na escola Eb. 2/3 de Sátão, bem como a análise dos resultados do inquérito feito aos alunos que usufruíram do serviço. Por último, foi apresentado uma proposta de futuro para o projecto envolvendo cinco escolas e dois hospitais. O trabalho organizou-se em torno da ideia de que a educação à distância é uma mais valia, com um potencial na nossa realidade educacional apesar das dificuldades que o ensino à distância apresenta. Num momento em que há uma aposta concreta nas novas tecnologias de informação no sistema de ensino, a educação à distância surge como uma preciosa ajuda no apoio aos nossos alunos com o objectivo de responder às grandes dificuldades na aprendizagem da Matemática. The current work aims to discuss the distance education framework and analize the implementation of an innovative tool of distance teaching. Inicially, a literary revision is made in order to set the theoretical theme framework. The second and third chapter analizes the the implementation of an innovative distance teaching tool "O teu Mestre" in the school EB 2/3 Sátão, as well as the results of the survey made by the students who have used the service. Finally, a proposition was made for the future project involving five schools and two hospitals. The work was organized around the idea that distance education is an asset, with a potential in our educational reality in spite of difficulties that distance learning presents. At a time when there is a serious bet on new information technology in education, the distance education emerges as a valuable aid in the support of our students in order to meet the big difficulties in learning mathematics.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2013-08-16T12:29:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/559
url http://hdl.handle.net/11328/559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMMAT 105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302547483066368