Global schools: integração curricular da ED/ECG no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Luísa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Esteves, Alexandra, Barbosa, Ana, Madeira, Eliana, Barbosa, Gabriela, Oliveira, Joana, Cardoso, Jorge, Coelho, La Salete, Gonçalves, Teresa
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3738
Resumo: As interdependências características do mundo globalizado em que vivemos implicam a necessidade de formação de pessoas que se sintam parte da comunidade planetária e sejam capazes de refletir sobre os problemas que afetam a humanidade e agir no sentido da sustentabilidade e do bem comum. Para isso é crucial promover a Educação para o Desenvolvimento/Educação para a Cidadania Global (ED/ECG) desde os primeiros anos de escolaridade. No sentido de contribuir para a inserção desta dimensão nos currículos dos 1.º e 2.º CEB, no âmbito do projeto "Global Schools: aprender a (con)viver" foi elaborado um recurso educativo. O objetivo deste artigo é apresentar esse recurso, o seu quadro concetual e o processo colaborativo usado na sua criação. Constituiu-se uma equipa multidisciplinar de especialistas nas áreas de Português (PT), História e Geografia de Portugal (HGP), Ciências Naturais (CN) e Matemática (MAT) e em ED/ECG, com experiência de trabalho com escolas, bem como na formação de professores. Tendo em conta os documentos curriculares de referência para os 1.c 2. CEB, analisou-se o Referencial de ED, aprovado em 2016 pelo Ministério da Educação. Aferiram-se subtemas suscetíveis de serem cruzados com conteúdos de diferentes áreas curriculares. Selecionaram-se alguns subtemas e definirem-se conteúdos programáticos que se poderiam articular com os objetivos de ED. Elaboraram-se as propostas didáticas. Para avaliar a sua exequibilidade, discutiram-se essas propostas com professores dos 1.2 e 2º CEB envolvidos em ações de formação sobre ED/ECG. Foram selecionados sete subtemas do Referencial de ED e criadas nove propostas didáticas contemplando as áreas de PT, MAT e Estudo do Meio (EM) no caso do 1.º CEB, e de PT, HGP, MAT e CN no caso do 2.º CEB. As propostas para o 1.º CEB são elaboradas prevendo uma estreita articulação interdisciplinar, enquanto para o 2.º CEB há a possibilidade de uma maior independência das atividades propostas para cada disciplina. As atividades privilegiam o pensamento autónomo, reflexivo e crítico, o confronto entre diferentes perspetivas, a compreensão da interligação local/global e a implicação pessoal e coletiva na transformação social. Procuram respeitar a realidade das salas de aula, a flexibilidade de tempo e de estratégias e a exequibilidade ao nível dos materiais. Espera-se que os professores adaptem e implementem algumas das atividades propostas nas suas práticas educativas, potenciando a integração da ED/ECG no ensino básico. ABSTRACT: The interdependencies of the globalized world in which we live imply the need to train people who feel part of the planetary community and are able to reflect on the problems that affect humanity and to act towards sustainability and the commor good. For this it is crucial to promote Development Education/Global Citizenship Education (DE/GCE) since the earliest years of schooling. In order to contribute to the inclusion of this dimension in the curricula of primary education, in the context of the project "Global Schools an educational resource was elaborated. The purpose of this communication is to present this resource, its conceptual framework and the collaborative process used in its creation. A multidisciplinary team of specialists in the areas of Portuguese (PT), History and Geography (HG), Natural Sciences (CN) and Mathematics (MAT) and in DE/GCE, with experience in working with schools, as well as in teacher training, was constituted. Taking into account the programs and curricular goals of primary education, the DE Guidelines, approved in 2016 by the Ministry of Education, were analyzed. Sub-themes susceptible of Ling crossed with contents from diferent curricular areas were identified. Some sub-themes were selected and programmatic contents were defined that could be articulated with the DE objectives. The didactic proposals were elaborated. To assess their feasibility, these proposals were discussed with primary teachers involved in DE/GCE training courses. The resource was drawn up. Seven sub-theires of the DE Guidelines were selected and nine didactic propeosals were created, covering the areas of PT. MAT and Environmental Studies in the case of 1 to 4th grade PT. HGP, MAT and CN in the case of 5th and 6th grade The proposals for the 1 to 4 grade were prepared with close interdisciplinary articulation, while for the 5th and 6th grade there is a possibility of greater independence of the proposed activities for each discipline. Activities focus on autonomous, reflexive and critical thinking, confrontation between different perspectives, understanding local/global interconnection, and personal and collective invol- vemen in social transformation. They seek to respect the reality of classrooms, the flexibility of time and strategies and the feasibility of materials. It is expected that teachers will adapt and implement some of the activities proposed in their educational practices, enhancing the integration of DE/GCE in basic education.
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Constituiu-se uma equipa multidisciplinar de especialistas nas áreas de Português (PT), História e Geografia de Portugal (HGP), Ciências Naturais (CN) e Matemática (MAT) e em ED/ECG, com experiência de trabalho com escolas, bem como na formação de professores. Tendo em conta os documentos curriculares de referência para os 1.c 2. CEB, analisou-se o Referencial de ED, aprovado em 2016 pelo Ministério da Educação. Aferiram-se subtemas suscetíveis de serem cruzados com conteúdos de diferentes áreas curriculares. Selecionaram-se alguns subtemas e definirem-se conteúdos programáticos que se poderiam articular com os objetivos de ED. Elaboraram-se as propostas didáticas. Para avaliar a sua exequibilidade, discutiram-se essas propostas com professores dos 1.2 e 2º CEB envolvidos em ações de formação sobre ED/ECG. Foram selecionados sete subtemas do Referencial de ED e criadas nove propostas didáticas contemplando as áreas de PT, MAT e Estudo do Meio (EM) no caso do 1.º CEB, e de PT, HGP, MAT e CN no caso do 2.º CEB. As propostas para o 1.º CEB são elaboradas prevendo uma estreita articulação interdisciplinar, enquanto para o 2.º CEB há a possibilidade de uma maior independência das atividades propostas para cada disciplina. As atividades privilegiam o pensamento autónomo, reflexivo e crítico, o confronto entre diferentes perspetivas, a compreensão da interligação local/global e a implicação pessoal e coletiva na transformação social. Procuram respeitar a realidade das salas de aula, a flexibilidade de tempo e de estratégias e a exequibilidade ao nível dos materiais. Espera-se que os professores adaptem e implementem algumas das atividades propostas nas suas práticas educativas, potenciando a integração da ED/ECG no ensino básico. ABSTRACT: The interdependencies of the globalized world in which we live imply the need to train people who feel part of the planetary community and are able to reflect on the problems that affect humanity and to act towards sustainability and the commor good. For this it is crucial to promote Development Education/Global Citizenship Education (DE/GCE) since the earliest years of schooling. In order to contribute to the inclusion of this dimension in the curricula of primary education, in the context of the project "Global Schools an educational resource was elaborated. The purpose of this communication is to present this resource, its conceptual framework and the collaborative process used in its creation. A multidisciplinary team of specialists in the areas of Portuguese (PT), History and Geography (HG), Natural Sciences (CN) and Mathematics (MAT) and in DE/GCE, with experience in working with schools, as well as in teacher training, was constituted. 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It is expected that teachers will adapt and implement some of the activities proposed in their educational practices, enhancing the integration of DE/GCE in basic education.Instituto Politécnico de Bragança2023-11-21T15:20:03Z2018-01-01T00:00:00Z20182022-11-15T18:25:33Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3738por978-972-745-241-5Neves, LuísaEsteves, AlexandraBarbosa, AnaMadeira, ElianaBarbosa, GabrielaOliveira, JoanaCardoso, JorgeCoelho, La SaleteGonçalves, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-11T08:13:37Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-11T08:13:37Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Constituiu-se uma equipa multidisciplinar de especialistas nas áreas de Português (PT), História e Geografia de Portugal (HGP), Ciências Naturais (CN) e Matemática (MAT) e em ED/ECG, com experiência de trabalho com escolas, bem como na formação de professores. Tendo em conta os documentos curriculares de referência para os 1.c 2. CEB, analisou-se o Referencial de ED, aprovado em 2016 pelo Ministério da Educação. Aferiram-se subtemas suscetíveis de serem cruzados com conteúdos de diferentes áreas curriculares. Selecionaram-se alguns subtemas e definirem-se conteúdos programáticos que se poderiam articular com os objetivos de ED. Elaboraram-se as propostas didáticas. Para avaliar a sua exequibilidade, discutiram-se essas propostas com professores dos 1.2 e 2º CEB envolvidos em ações de formação sobre ED/ECG. Foram selecionados sete subtemas do Referencial de ED e criadas nove propostas didáticas contemplando as áreas de PT, MAT e Estudo do Meio (EM) no caso do 1.º CEB, e de PT, HGP, MAT e CN no caso do 2.º CEB. As propostas para o 1.º CEB são elaboradas prevendo uma estreita articulação interdisciplinar, enquanto para o 2.º CEB há a possibilidade de uma maior independência das atividades propostas para cada disciplina. As atividades privilegiam o pensamento autónomo, reflexivo e crítico, o confronto entre diferentes perspetivas, a compreensão da interligação local/global e a implicação pessoal e coletiva na transformação social. Procuram respeitar a realidade das salas de aula, a flexibilidade de tempo e de estratégias e a exequibilidade ao nível dos materiais. Espera-se que os professores adaptem e implementem algumas das atividades propostas nas suas práticas educativas, potenciando a integração da ED/ECG no ensino básico. ABSTRACT: The interdependencies of the globalized world in which we live imply the need to train people who feel part of the planetary community and are able to reflect on the problems that affect humanity and to act towards sustainability and the commor good. For this it is crucial to promote Development Education/Global Citizenship Education (DE/GCE) since the earliest years of schooling. In order to contribute to the inclusion of this dimension in the curricula of primary education, in the context of the project "Global Schools an educational resource was elaborated. The purpose of this communication is to present this resource, its conceptual framework and the collaborative process used in its creation. A multidisciplinary team of specialists in the areas of Portuguese (PT), History and Geography (HG), Natural Sciences (CN) and Mathematics (MAT) and in DE/GCE, with experience in working with schools, as well as in teacher training, was constituted. 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HGP, MAT and CN in the case of 5th and 6th grade The proposals for the 1 to 4 grade were prepared with close interdisciplinary articulation, while for the 5th and 6th grade there is a possibility of greater independence of the proposed activities for each discipline. Activities focus on autonomous, reflexive and critical thinking, confrontation between different perspectives, understanding local/global interconnection, and personal and collective invol- vemen in social transformation. They seek to respect the reality of classrooms, the flexibility of time and strategies and the feasibility of materials. It is expected that teachers will adapt and implement some of the activities proposed in their educational practices, enhancing the integration of DE/GCE in basic education.
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