Desenvolvimento da compreensão emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Maria da Glória Salazar d' Eça Costa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos, Natalie Nóbrega
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3508
Resumo: A compreensão emocional é uma componente-chave da competência emocional, que se tem vindo a constatar ser importante para um melhor entendimento do desenvolvimento infantil. Este artigo faz uma revisão teórica desse construto, situando-o nos estudos sobre inteligência emocional e clarificando a sua definição. Apresentam-se, igualmente, os diferentes instrumentos que existem para a sua avaliação assim como os estudos que trazem evidências sobre o seu desenvolvimento. Concluiu-se que está demonstrada a existência de importantes mudanças na compreensão emocional da criança entre os 18 meses e os 12 anos. No entanto, é ainda necessário: a) reduzir a inconsistência conceptual presente nesse construto; b) determinar o que prediz; c) determinar se o seu ensino tem um efeito desejável no comportamento dos indivíduos.
id RCAP_d63e1be2c9618ffef87ffefef4c95fdf
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3508
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da compreensão emocionalEmotional comprehension developmentCompreensão emocionalInteligência emocionalDesenvolvimentoEmotional comprehensionEmotional intelligenceDevelopment.Faculdade de Artes e HumanidadesA compreensão emocional é uma componente-chave da competência emocional, que se tem vindo a constatar ser importante para um melhor entendimento do desenvolvimento infantil. Este artigo faz uma revisão teórica desse construto, situando-o nos estudos sobre inteligência emocional e clarificando a sua definição. Apresentam-se, igualmente, os diferentes instrumentos que existem para a sua avaliação assim como os estudos que trazem evidências sobre o seu desenvolvimento. Concluiu-se que está demonstrada a existência de importantes mudanças na compreensão emocional da criança entre os 18 meses e os 12 anos. No entanto, é ainda necessário: a) reduzir a inconsistência conceptual presente nesse construto; b) determinar o que prediz; c) determinar se o seu ensino tem um efeito desejável no comportamento dos indivíduos.Emotional understanding is a key component of emotional competence, which has been singled out to be important for a better comprehension of child development. This paper is a theoretical review of this construct, placing it in the studies of emotional intelligence and clarifying its definition. It also presents the different existing tools towards its assessment as well as the array of studies providing evidence on its development. This theoretical research paper accounts for significantchanges inemotional understandingof childrenaged between 18 monthsand 12 years. Nonetheless, it is still necessary to: a) reduce theconceptualinconsistencyevidenced in thisconstruct; b) determine what it predicts; c) give an account whether its teachinghas adesirable impact on subjects’ behaviour.Universidade de BrasíliaDigitUMaFranco, Maria da Glória Salazar d' Eça CostaSantos, Natalie Nóbrega2021-07-02T13:01:05Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3508porFranco, M. G. S. E. C., & Santos, N. N. (2015). Desenvolvimento da compreensão emocional. Psicologia: Teoria e pesquisa, 31, 339-348. https://doi.org/10.1590/0102-3772201503209933934810.1590/0102-37722015032099339348info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:29Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:42.049030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da compreensão emocional
Emotional comprehension development
title Desenvolvimento da compreensão emocional
spellingShingle Desenvolvimento da compreensão emocional
Franco, Maria da Glória Salazar d' Eça Costa
Compreensão emocional
Inteligência emocional
Desenvolvimento
Emotional comprehension
Emotional intelligence
Development
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short Desenvolvimento da compreensão emocional
title_full Desenvolvimento da compreensão emocional
title_fullStr Desenvolvimento da compreensão emocional
title_full_unstemmed Desenvolvimento da compreensão emocional
title_sort Desenvolvimento da compreensão emocional
author Franco, Maria da Glória Salazar d' Eça Costa
author_facet Franco, Maria da Glória Salazar d' Eça Costa
Santos, Natalie Nóbrega
author_role author
author2 Santos, Natalie Nóbrega
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Maria da Glória Salazar d' Eça Costa
Santos, Natalie Nóbrega
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão emocional
Inteligência emocional
Desenvolvimento
Emotional comprehension
Emotional intelligence
Development
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Compreensão emocional
Inteligência emocional
Desenvolvimento
Emotional comprehension
Emotional intelligence
Development
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description A compreensão emocional é uma componente-chave da competência emocional, que se tem vindo a constatar ser importante para um melhor entendimento do desenvolvimento infantil. Este artigo faz uma revisão teórica desse construto, situando-o nos estudos sobre inteligência emocional e clarificando a sua definição. Apresentam-se, igualmente, os diferentes instrumentos que existem para a sua avaliação assim como os estudos que trazem evidências sobre o seu desenvolvimento. Concluiu-se que está demonstrada a existência de importantes mudanças na compreensão emocional da criança entre os 18 meses e os 12 anos. No entanto, é ainda necessário: a) reduzir a inconsistência conceptual presente nesse construto; b) determinar o que prediz; c) determinar se o seu ensino tem um efeito desejável no comportamento dos indivíduos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2021-07-02T13:01:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3508
url http://hdl.handle.net/10400.13/3508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Franco, M. G. S. E. C., & Santos, N. N. (2015). Desenvolvimento da compreensão emocional. Psicologia: Teoria e pesquisa, 31, 339-348. https://doi.org/10.1590/0102-37722015032099339348
10.1590/0102-37722015032099339348
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129937431494656