Desenvolvimento da compreensão emocional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3508 |
Resumo: | A compreensão emocional é uma componente-chave da competência emocional, que se tem vindo a constatar ser importante para um melhor entendimento do desenvolvimento infantil. Este artigo faz uma revisão teórica desse construto, situando-o nos estudos sobre inteligência emocional e clarificando a sua definição. Apresentam-se, igualmente, os diferentes instrumentos que existem para a sua avaliação assim como os estudos que trazem evidências sobre o seu desenvolvimento. Concluiu-se que está demonstrada a existência de importantes mudanças na compreensão emocional da criança entre os 18 meses e os 12 anos. No entanto, é ainda necessário: a) reduzir a inconsistência conceptual presente nesse construto; b) determinar o que prediz; c) determinar se o seu ensino tem um efeito desejável no comportamento dos indivíduos. |
id |
RCAP_d63e1be2c9618ffef87ffefef4c95fdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3508 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento da compreensão emocionalEmotional comprehension developmentCompreensão emocionalInteligência emocionalDesenvolvimentoEmotional comprehensionEmotional intelligenceDevelopment.Faculdade de Artes e HumanidadesA compreensão emocional é uma componente-chave da competência emocional, que se tem vindo a constatar ser importante para um melhor entendimento do desenvolvimento infantil. Este artigo faz uma revisão teórica desse construto, situando-o nos estudos sobre inteligência emocional e clarificando a sua definição. Apresentam-se, igualmente, os diferentes instrumentos que existem para a sua avaliação assim como os estudos que trazem evidências sobre o seu desenvolvimento. Concluiu-se que está demonstrada a existência de importantes mudanças na compreensão emocional da criança entre os 18 meses e os 12 anos. No entanto, é ainda necessário: a) reduzir a inconsistência conceptual presente nesse construto; b) determinar o que prediz; c) determinar se o seu ensino tem um efeito desejável no comportamento dos indivíduos.Emotional understanding is a key component of emotional competence, which has been singled out to be important for a better comprehension of child development. This paper is a theoretical review of this construct, placing it in the studies of emotional intelligence and clarifying its definition. It also presents the different existing tools towards its assessment as well as the array of studies providing evidence on its development. This theoretical research paper accounts for significantchanges inemotional understandingof childrenaged between 18 monthsand 12 years. Nonetheless, it is still necessary to: a) reduce theconceptualinconsistencyevidenced in thisconstruct; b) determine what it predicts; c) give an account whether its teachinghas adesirable impact on subjects’ behaviour.Universidade de BrasíliaDigitUMaFranco, Maria da Glória Salazar d' Eça CostaSantos, Natalie Nóbrega2021-07-02T13:01:05Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3508porFranco, M. G. S. E. C., & Santos, N. N. (2015). Desenvolvimento da compreensão emocional. Psicologia: Teoria e pesquisa, 31, 339-348. https://doi.org/10.1590/0102-3772201503209933934810.1590/0102-37722015032099339348info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:29Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:42.049030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento da compreensão emocional Emotional comprehension development |
title |
Desenvolvimento da compreensão emocional |
spellingShingle |
Desenvolvimento da compreensão emocional Franco, Maria da Glória Salazar d' Eça Costa Compreensão emocional Inteligência emocional Desenvolvimento Emotional comprehension Emotional intelligence Development . Faculdade de Artes e Humanidades |
title_short |
Desenvolvimento da compreensão emocional |
title_full |
Desenvolvimento da compreensão emocional |
title_fullStr |
Desenvolvimento da compreensão emocional |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da compreensão emocional |
title_sort |
Desenvolvimento da compreensão emocional |
author |
Franco, Maria da Glória Salazar d' Eça Costa |
author_facet |
Franco, Maria da Glória Salazar d' Eça Costa Santos, Natalie Nóbrega |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Natalie Nóbrega |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Maria da Glória Salazar d' Eça Costa Santos, Natalie Nóbrega |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão emocional Inteligência emocional Desenvolvimento Emotional comprehension Emotional intelligence Development . Faculdade de Artes e Humanidades |
topic |
Compreensão emocional Inteligência emocional Desenvolvimento Emotional comprehension Emotional intelligence Development . Faculdade de Artes e Humanidades |
description |
A compreensão emocional é uma componente-chave da competência emocional, que se tem vindo a constatar ser importante para um melhor entendimento do desenvolvimento infantil. Este artigo faz uma revisão teórica desse construto, situando-o nos estudos sobre inteligência emocional e clarificando a sua definição. Apresentam-se, igualmente, os diferentes instrumentos que existem para a sua avaliação assim como os estudos que trazem evidências sobre o seu desenvolvimento. Concluiu-se que está demonstrada a existência de importantes mudanças na compreensão emocional da criança entre os 18 meses e os 12 anos. No entanto, é ainda necessário: a) reduzir a inconsistência conceptual presente nesse construto; b) determinar o que prediz; c) determinar se o seu ensino tem um efeito desejável no comportamento dos indivíduos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2021-07-02T13:01:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3508 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Franco, M. G. S. E. C., & Santos, N. N. (2015). Desenvolvimento da compreensão emocional. Psicologia: Teoria e pesquisa, 31, 339-348. https://doi.org/10.1590/0102-37722015032099339348 10.1590/0102-37722015032099339348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129937431494656 |