Cria-ti: manifestações de criatividade no processo de cocriação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14148 |
Resumo: | Esta dissertação pretende refletir sobre o papel do leitor/interlocutor, como cocriador do texto literário. É objeto desta investigação reunir e promover técnicas criativas de reescrita de alguns textos incluídos no património oral do concelho de Alenquer. A investigação realizada envolveu alunos de um agrupamento de escolas do referido concelho, com o objetivo de estimular a criação de diferentes represen-tações do mesmo suporte de símbolos. Os trabalhos realizados pelos alunos foram recolhidos e analisados à luz de alguns pressupostos teóricos relacionados com o movimento da Estética da Receção, dos vários conceitos de criatividade e ainda de algumas teorias psicológicas, filosóficas e semiológicas inerentes ao processo de construção da identidade. Os trabalhos mais criativos estão incluídos no corpo desta dissertação tam-bém como sugestões de prática pedagógica e/ou lúdica; ABSTRACT: The purpose of this study is to reflect upon the performance of the reader as an author’s accomplice in constructing meanings to a literary text. It also aims to collect and promote creative writing techniques among young students by rewriting some of the short texts included in the oral literature of their region “Alenquer”. The strategy involved pupils from two schools and it claimed to stimulate them to create different representations of some of the oral and symbolic texts related to their patrimony. At the end, all the works were collected and analyzed according to the main conceptions of the movement “Rezeptionästhetik”1 and what creativity implies. The most creative ones are included in this study in order to offer some possible inter-esting ways of pedagogical work or recreational activities. |
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