Arte e terrorismo: meta-representações da Arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Proença, Paulo Jorge de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/17276
Resumo: Tendo como ponto de partida os estudos da performance para a análise do terrorismo, a presente dissertação teve como resultado a possibilidade de reflectir sobre tácticas de incorporação, reperformance e meta-teatro, três conceitos que permitem compreender de que forma a arte assimila e se compreende em relação com o terrorismo. Apresenta, por um lado, documentos oficiais que demonstram a existência de um conflito quanto à definição de terrorismo, reflectindo sobre “terrorismo de estado” e “contra-estado”. Por outro lado, a partir da análise dos Surveillence Camera Players e da performance Three Posters, ou de artistas como Hasan Elahy e Alyson Wyper, esta dissertação defende que a arte reperforma “táticas de representação” e realização mediática do terrorismo, nomeadamente, o teatro panóptico, a tortura como performance e os vídeo-testemunhos de mártires como retratos e vídeo-performances.
id RCAP_d65934e910f56d863c2949376a5c175d
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/17276
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Arte e terrorismo: meta-representações da ArtePerformanceTerrorismo,TorturaMediaDispositivoTeatro PanópticoVideo-retratoGiftHauntologyReperformancePerformanceTerrorismTortureMediaDispositivePanoptic TheatreVideo-PortraitGiftHauntologyReperformanceTendo como ponto de partida os estudos da performance para a análise do terrorismo, a presente dissertação teve como resultado a possibilidade de reflectir sobre tácticas de incorporação, reperformance e meta-teatro, três conceitos que permitem compreender de que forma a arte assimila e se compreende em relação com o terrorismo. Apresenta, por um lado, documentos oficiais que demonstram a existência de um conflito quanto à definição de terrorismo, reflectindo sobre “terrorismo de estado” e “contra-estado”. Por outro lado, a partir da análise dos Surveillence Camera Players e da performance Three Posters, ou de artistas como Hasan Elahy e Alyson Wyper, esta dissertação defende que a arte reperforma “táticas de representação” e realização mediática do terrorismo, nomeadamente, o teatro panóptico, a tortura como performance e os vídeo-testemunhos de mártires como retratos e vídeo-performances.Taking performance studies as a starting point to terrorism analysis, the present dissertation considers the possibility of understanding about embodiment tactics, reperformance and meta-theatre, three concepts that result in an understanding of how art assimilates and is understood in relation to terrorism. On the one hand, this dissertation presents official documents that reveal the existence of a conflict regarding the definition of terrorism, reflecting about “terrorism of state” and “counter-state”. On the other hand, considering the analysis of Surveillence Camera Players and the performance Three Posters, or of artists such as Hasan Elahy and Alyson Wyper, this dissertation argues that art reperforms “representation tactics” and media realization of terrorism, in particular, the panoptic theatre, torture as performance and martyrs videotestimonies as portraits and video-performances.Madeira, CláudiaRUNProença, Paulo Jorge de Sousa2019-01-06T01:30:14Z2016-01-062016-01-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/17276TID:201011522porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-10T15:35:21ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Arte e terrorismo: meta-representações da Arte
title Arte e terrorismo: meta-representações da Arte
spellingShingle Arte e terrorismo: meta-representações da Arte
Proença, Paulo Jorge de Sousa
Performance
Terrorismo,
Tortura
Media
Dispositivo
Teatro Panóptico
Video-retrato
Gift
Hauntology
Reperformance
Performance
Terrorism
Torture
Media
Dispositive
Panoptic Theatre
Video-Portrait
Gift
Hauntology
Reperformance
title_short Arte e terrorismo: meta-representações da Arte
title_full Arte e terrorismo: meta-representações da Arte
title_fullStr Arte e terrorismo: meta-representações da Arte
title_full_unstemmed Arte e terrorismo: meta-representações da Arte
title_sort Arte e terrorismo: meta-representações da Arte
author Proença, Paulo Jorge de Sousa
author_facet Proença, Paulo Jorge de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madeira, Cláudia
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Proença, Paulo Jorge de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Performance
Terrorismo,
Tortura
Media
Dispositivo
Teatro Panóptico
Video-retrato
Gift
Hauntology
Reperformance
Performance
Terrorism
Torture
Media
Dispositive
Panoptic Theatre
Video-Portrait
Gift
Hauntology
Reperformance
topic Performance
Terrorismo,
Tortura
Media
Dispositivo
Teatro Panóptico
Video-retrato
Gift
Hauntology
Reperformance
Performance
Terrorism
Torture
Media
Dispositive
Panoptic Theatre
Video-Portrait
Gift
Hauntology
Reperformance
description Tendo como ponto de partida os estudos da performance para a análise do terrorismo, a presente dissertação teve como resultado a possibilidade de reflectir sobre tácticas de incorporação, reperformance e meta-teatro, três conceitos que permitem compreender de que forma a arte assimila e se compreende em relação com o terrorismo. Apresenta, por um lado, documentos oficiais que demonstram a existência de um conflito quanto à definição de terrorismo, reflectindo sobre “terrorismo de estado” e “contra-estado”. Por outro lado, a partir da análise dos Surveillence Camera Players e da performance Three Posters, ou de artistas como Hasan Elahy e Alyson Wyper, esta dissertação defende que a arte reperforma “táticas de representação” e realização mediática do terrorismo, nomeadamente, o teatro panóptico, a tortura como performance e os vídeo-testemunhos de mártires como retratos e vídeo-performances.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-06
2016-01-06T00:00:00Z
2019-01-06T01:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/17276
TID:201011522
url http://hdl.handle.net/10362/17276
identifier_str_mv TID:201011522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302923995250688