Arte e terrorismo: meta-representações da Arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/17276 |
Resumo: | Tendo como ponto de partida os estudos da performance para a análise do terrorismo, a presente dissertação teve como resultado a possibilidade de reflectir sobre tácticas de incorporação, reperformance e meta-teatro, três conceitos que permitem compreender de que forma a arte assimila e se compreende em relação com o terrorismo. Apresenta, por um lado, documentos oficiais que demonstram a existência de um conflito quanto à definição de terrorismo, reflectindo sobre “terrorismo de estado” e “contra-estado”. Por outro lado, a partir da análise dos Surveillence Camera Players e da performance Three Posters, ou de artistas como Hasan Elahy e Alyson Wyper, esta dissertação defende que a arte reperforma “táticas de representação” e realização mediática do terrorismo, nomeadamente, o teatro panóptico, a tortura como performance e os vídeo-testemunhos de mártires como retratos e vídeo-performances. |
id |
RCAP_d65934e910f56d863c2949376a5c175d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/17276 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Arte e terrorismo: meta-representações da ArtePerformanceTerrorismo,TorturaMediaDispositivoTeatro PanópticoVideo-retratoGiftHauntologyReperformancePerformanceTerrorismTortureMediaDispositivePanoptic TheatreVideo-PortraitGiftHauntologyReperformanceTendo como ponto de partida os estudos da performance para a análise do terrorismo, a presente dissertação teve como resultado a possibilidade de reflectir sobre tácticas de incorporação, reperformance e meta-teatro, três conceitos que permitem compreender de que forma a arte assimila e se compreende em relação com o terrorismo. Apresenta, por um lado, documentos oficiais que demonstram a existência de um conflito quanto à definição de terrorismo, reflectindo sobre “terrorismo de estado” e “contra-estado”. Por outro lado, a partir da análise dos Surveillence Camera Players e da performance Three Posters, ou de artistas como Hasan Elahy e Alyson Wyper, esta dissertação defende que a arte reperforma “táticas de representação” e realização mediática do terrorismo, nomeadamente, o teatro panóptico, a tortura como performance e os vídeo-testemunhos de mártires como retratos e vídeo-performances.Taking performance studies as a starting point to terrorism analysis, the present dissertation considers the possibility of understanding about embodiment tactics, reperformance and meta-theatre, three concepts that result in an understanding of how art assimilates and is understood in relation to terrorism. On the one hand, this dissertation presents official documents that reveal the existence of a conflict regarding the definition of terrorism, reflecting about “terrorism of state” and “counter-state”. On the other hand, considering the analysis of Surveillence Camera Players and the performance Three Posters, or of artists such as Hasan Elahy and Alyson Wyper, this dissertation argues that art reperforms “representation tactics” and media realization of terrorism, in particular, the panoptic theatre, torture as performance and martyrs videotestimonies as portraits and video-performances.Madeira, CláudiaRUNProença, Paulo Jorge de Sousa2019-01-06T01:30:14Z2016-01-062016-01-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/17276TID:201011522porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-10T15:35:21ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte e terrorismo: meta-representações da Arte |
title |
Arte e terrorismo: meta-representações da Arte |
spellingShingle |
Arte e terrorismo: meta-representações da Arte Proença, Paulo Jorge de Sousa Performance Terrorismo, Tortura Media Dispositivo Teatro Panóptico Video-retrato Gift Hauntology Reperformance Performance Terrorism Torture Media Dispositive Panoptic Theatre Video-Portrait Gift Hauntology Reperformance |
title_short |
Arte e terrorismo: meta-representações da Arte |
title_full |
Arte e terrorismo: meta-representações da Arte |
title_fullStr |
Arte e terrorismo: meta-representações da Arte |
title_full_unstemmed |
Arte e terrorismo: meta-representações da Arte |
title_sort |
Arte e terrorismo: meta-representações da Arte |
author |
Proença, Paulo Jorge de Sousa |
author_facet |
Proença, Paulo Jorge de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Madeira, Cláudia RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Proença, Paulo Jorge de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance Terrorismo, Tortura Media Dispositivo Teatro Panóptico Video-retrato Gift Hauntology Reperformance Performance Terrorism Torture Media Dispositive Panoptic Theatre Video-Portrait Gift Hauntology Reperformance |
topic |
Performance Terrorismo, Tortura Media Dispositivo Teatro Panóptico Video-retrato Gift Hauntology Reperformance Performance Terrorism Torture Media Dispositive Panoptic Theatre Video-Portrait Gift Hauntology Reperformance |
description |
Tendo como ponto de partida os estudos da performance para a análise do terrorismo, a presente dissertação teve como resultado a possibilidade de reflectir sobre tácticas de incorporação, reperformance e meta-teatro, três conceitos que permitem compreender de que forma a arte assimila e se compreende em relação com o terrorismo. Apresenta, por um lado, documentos oficiais que demonstram a existência de um conflito quanto à definição de terrorismo, reflectindo sobre “terrorismo de estado” e “contra-estado”. Por outro lado, a partir da análise dos Surveillence Camera Players e da performance Three Posters, ou de artistas como Hasan Elahy e Alyson Wyper, esta dissertação defende que a arte reperforma “táticas de representação” e realização mediática do terrorismo, nomeadamente, o teatro panóptico, a tortura como performance e os vídeo-testemunhos de mártires como retratos e vídeo-performances. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-06 2016-01-06T00:00:00Z 2019-01-06T01:30:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/17276 TID:201011522 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/17276 |
identifier_str_mv |
TID:201011522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302923995250688 |