A aprendizagem na inovação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29673 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial |
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A aprendizagem na inovaçãoInovaçãoaprendizagem organizacionalmodos de inovaçãomecanismos de aprendizagemInnovationorganizational learningmodes of innovationlearning mechanismsMestrado Bolonha em Gestão e Estratégia IndustrialAs definições contemporâneas de inovação distinguem-na de investigação e desenvolvimento (I&D), e radicam a iteração de feedbacks entre os diversos atores, levando à argumentação sobre os diferentes modos como este processo ocorre. Existem vários estudos que advogam a existência do modo DUI (Doing, Using and Interacting) e do modo STI (Science, Technology and Innovation), ambos não exclusivos e com a possibilidade de combinação. Paralelamente, a aprendizagem organizacional é outra área da economia do conhecimento que tem recebido grande enfoque ao longo do tempo. Nesse tópico surgem as perspetivas behaviorista e cognitivista, aparentemente antagónicas, mas com grandes possibilidades de se complementarem. Ainda assim, enquadram-se na área de conhecimento dos modos de inovação, com diferentes nuances e ambas de extrema relevância e importância. Este estudo tem como objetivo identificar os diferentes tipos de conhecimento analítico e os mecanismos de aprendizagem organizacional (OLM) que são usados nos modos STI e DUI. Para tal, são analisados os diversos tipos de conhecimento subjacente, seis OLM e a forma como esses instrumentos apoiam a criação de novas soluções em ambos os modos de inovação. Fazendo uso da metodologia de estudos de caso múltiplos, este estudo qualitativo e exploratório pretende dar resposta ao objetivo traçado suportando-se em seis casos, onde cada um representa um projeto de inovação envolvendo diferentes organizações. Com o presente trabalho foi possível identificar a presença dos diferentes tipos de conhecimento e dos OLM em ambos os modos de inovação. Supletivamente, os modos de inovação foram, ainda, comparados entre si nestas duas vertentes. Adicionalmente, e olhando às teorias de aprendizagem organizacional, houve também oportunidade para abordar a relação entre as perspetivas behaviorista e cognitivista, contribuindo para o relacionamento e complementaridade destas abordagens neste contexto específico.Contemporary definitions of innovation distinguish it from research and development (R&D) and root feedback’s iteration between the various actors, leading to arguments about in which different ways this process occurs. There are several studies that advocate the existence of DUI (Doing, Using and Interacting) and STI (Science, Technology and Innovation) modes of innovation, both non-exclusive and with the possibility of combination. At the same time, organizational learning is another area of the knowledge economy that has received a great focus over time. In this topic the behaviourist and cognitivist perspectives arise, although apparently antagonistic, but with great possibilities of complementing each other. Still, they share knowledge area with the innovation modes, differently nuanced and both of extreme relevance and importance. This study aims to identify the different types of analytical knowledge and organizational learning mechanisms (OLM) used in STI and DUI modes. To this end, the underlying knowledge, the OLMs and how these tools support the creation of new solutions are analysed in both modes of innovation. Using a methodology of multiple case studies, this qualitative and exploratory study intends to respond to the aforementioned objective by analysing six cases, each one corresponding to an innovation project involving different organizations. With the present work it was possible to identify the presence of different types of knowledge and OLM in both modes of innovation. In addition, the modes of innovation were also compared with each other in these two aspects. In addition, and looking at the theories of organizational learning, there was also an opportunity to address the relationship between the behaviourist and cognitivist perspectives, contributing to the relationship and complementarity of these approaches in this specific context.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Ana MartinsRepositório da Universidade de LisboaManteiga, André Filipe Gomes2023-12-27T10:11:00Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29673porManteiga, André Filipe Gomes (2023). “A aprendizagem na inovação”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T01:31:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:55.047674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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