As orientações curriculares para a educação pré escolar num contexto de supervisão: representações das educadoras cooperantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludovico, Olga Maria Teixeira
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15619
Resumo: O presente estudo, de natureza qualitativa, aborda a temática das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar num contexto de Supervisão. Como tal, procurámos conhecer as representações das quinze educadoras cooperantes do 3° ano da Licenciatura em Educação de Infância da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, no ano lectivo 2001/2002, bem como perceber qual o impacto da formação na leitura compreensiva das mesmas. Foi também nosso objectivo conhecer como essas educadoras utilizam/gerem as Orientações Curriculares na sua prática pedagógica e, finalmente, relacionar o grau de conhecimento destas com a forma de conceberem e orientarem o processo de supervisão. Em síntese, o estudo indica que as Orientações Curriculares constituem um quadro de referência para as educadoras, quer na tomada de decisões sobre a prática, quer na forma como concebem e orientam o processo de supervisão. /*** Abstract - This is a qualitative research on curricular orientations in pre-school education in a context of supervision. It is my purpose (a) to study the representations of fifteen preschool teachers, who cooperated with the Preschool Teacher Training Deree at the School of Education of the University of Algarve during the school year of 2001-2002 and (b) to assesss the impact of training in their comprehensive reading. It was also my objective to know how these teachers use or adapt curricular orientations to their teaching practice and to relate their degree of knowledge to the way they conceive and manage the supervision process. To sum up, this research indicates that curricular orientations constitue a reference framework for preschool teachers, both in terms of decision-making in their teaching practice, and in the way they conceive and manage the supervision process.
id RCAP_cb64d8afecf0b95bb1af72395c171697
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15619
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As orientações curriculares para a educação pré escolar num contexto de supervisão: representações das educadoras cooperantesOrientações curricularesEducação pré-escolarSupervisãoRepresentaçõesPrática pedagógicaFormaçãoCurricular orientationsPre-school educationSupervisionRepresentationsTrainingTeaching practiceO presente estudo, de natureza qualitativa, aborda a temática das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar num contexto de Supervisão. Como tal, procurámos conhecer as representações das quinze educadoras cooperantes do 3° ano da Licenciatura em Educação de Infância da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, no ano lectivo 2001/2002, bem como perceber qual o impacto da formação na leitura compreensiva das mesmas. Foi também nosso objectivo conhecer como essas educadoras utilizam/gerem as Orientações Curriculares na sua prática pedagógica e, finalmente, relacionar o grau de conhecimento destas com a forma de conceberem e orientarem o processo de supervisão. Em síntese, o estudo indica que as Orientações Curriculares constituem um quadro de referência para as educadoras, quer na tomada de decisões sobre a prática, quer na forma como concebem e orientam o processo de supervisão. /*** Abstract - This is a qualitative research on curricular orientations in pre-school education in a context of supervision. It is my purpose (a) to study the representations of fifteen preschool teachers, who cooperated with the Preschool Teacher Training Deree at the School of Education of the University of Algarve during the school year of 2001-2002 and (b) to assesss the impact of training in their comprehensive reading. It was also my objective to know how these teachers use or adapt curricular orientations to their teaching practice and to relate their degree of knowledge to the way they conceive and manage the supervision process. To sum up, this research indicates that curricular orientations constitue a reference framework for preschool teachers, both in terms of decision-making in their teaching practice, and in the way they conceive and manage the supervision process.Universidade de Évora2015-09-01T13:51:09Z2015-09-012004-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15619http://hdl.handle.net/10174/15619pordep. C.S.oludovico@iol.pt676Ludovico, Olga Maria Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:21Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:58.567961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As orientações curriculares para a educação pré escolar num contexto de supervisão: representações das educadoras cooperantes
title As orientações curriculares para a educação pré escolar num contexto de supervisão: representações das educadoras cooperantes
spellingShingle As orientações curriculares para a educação pré escolar num contexto de supervisão: representações das educadoras cooperantes
Ludovico, Olga Maria Teixeira
Orientações curriculares
Educação pré-escolar
Supervisão
Representações
Prática pedagógica
Formação
Curricular orientations
Pre-school education
Supervision
Representations
Training
Teaching practice
title_short As orientações curriculares para a educação pré escolar num contexto de supervisão: representações das educadoras cooperantes
title_full As orientações curriculares para a educação pré escolar num contexto de supervisão: representações das educadoras cooperantes
title_fullStr As orientações curriculares para a educação pré escolar num contexto de supervisão: representações das educadoras cooperantes
title_full_unstemmed As orientações curriculares para a educação pré escolar num contexto de supervisão: representações das educadoras cooperantes
title_sort As orientações curriculares para a educação pré escolar num contexto de supervisão: representações das educadoras cooperantes
author Ludovico, Olga Maria Teixeira
author_facet Ludovico, Olga Maria Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludovico, Olga Maria Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Orientações curriculares
Educação pré-escolar
Supervisão
Representações
Prática pedagógica
Formação
Curricular orientations
Pre-school education
Supervision
Representations
Training
Teaching practice
topic Orientações curriculares
Educação pré-escolar
Supervisão
Representações
Prática pedagógica
Formação
Curricular orientations
Pre-school education
Supervision
Representations
Training
Teaching practice
description O presente estudo, de natureza qualitativa, aborda a temática das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar num contexto de Supervisão. Como tal, procurámos conhecer as representações das quinze educadoras cooperantes do 3° ano da Licenciatura em Educação de Infância da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, no ano lectivo 2001/2002, bem como perceber qual o impacto da formação na leitura compreensiva das mesmas. Foi também nosso objectivo conhecer como essas educadoras utilizam/gerem as Orientações Curriculares na sua prática pedagógica e, finalmente, relacionar o grau de conhecimento destas com a forma de conceberem e orientarem o processo de supervisão. Em síntese, o estudo indica que as Orientações Curriculares constituem um quadro de referência para as educadoras, quer na tomada de decisões sobre a prática, quer na forma como concebem e orientam o processo de supervisão. /*** Abstract - This is a qualitative research on curricular orientations in pre-school education in a context of supervision. It is my purpose (a) to study the representations of fifteen preschool teachers, who cooperated with the Preschool Teacher Training Deree at the School of Education of the University of Algarve during the school year of 2001-2002 and (b) to assesss the impact of training in their comprehensive reading. It was also my objective to know how these teachers use or adapt curricular orientations to their teaching practice and to relate their degree of knowledge to the way they conceive and manage the supervision process. To sum up, this research indicates that curricular orientations constitue a reference framework for preschool teachers, both in terms of decision-making in their teaching practice, and in the way they conceive and manage the supervision process.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-11-01T00:00:00Z
2015-09-01T13:51:09Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15619
http://hdl.handle.net/10174/15619
url http://hdl.handle.net/10174/15619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. C.S.
oludovico@iol.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136563732414464