Opção sexual ou orientação sexual? A compreensão de professores de um curso de Medicina sobre sexualidade
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.15350 |
Resumo: | Este artigo apresenta parte de resultados de um estudo que investigou a compreensão de docentes de um curso de Medicina sobre a dimensão humana da sexualidade para desvelar processos de educação sexual vividos numa proposta de currículo inovador. A pesquisa foi norteada pelo paradigma do materialismo histórico dialético que utiliza o método dialético para análise da realidade. Os instrumentos de coleta compreenderam questionários e entrevistas. A análise de conteúdo desvelou contradições na prática pedagógica, que representa vivências ancoradas na vertente médico-biológica somada ao paradigma da medicina científica. Como resultado, registrou-se o uso ainda constante das palavras “opção sexual”, “escolha sexual” e “homossexualismo”, o que sugere a compreensão da diversidade por abordagens biológicas, patologizantes e reducionistas. O fortalecimento da formação continuada e permanente dos docentes torna-se urgente e necessária. Contudo, as contradições também apontam para um curso vivo, dinâmico e em transição paradigmática, onde há possibilidades de se vivenciar com plenitude pedagógica processos de educação sexual numa abordagem emancipatória. Palavras-chave: Graduação em Medicina; Currículo integrado; Formação médica; Educação sexual emancipatória; Formação de professores |
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Opção sexual ou orientação sexual? A compreensão de professores de um curso de Medicina sobre sexualidade¿Opción sexual o orientación sexual? La comprensión de docentes de un curso de medicina sobre sexualidadOpção sexual ou orientação sexual? A compreensão de professores de um curso de Medicina sobre sexualidadeArtigosEste artigo apresenta parte de resultados de um estudo que investigou a compreensão de docentes de um curso de Medicina sobre a dimensão humana da sexualidade para desvelar processos de educação sexual vividos numa proposta de currículo inovador. A pesquisa foi norteada pelo paradigma do materialismo histórico dialético que utiliza o método dialético para análise da realidade. Os instrumentos de coleta compreenderam questionários e entrevistas. A análise de conteúdo desvelou contradições na prática pedagógica, que representa vivências ancoradas na vertente médico-biológica somada ao paradigma da medicina científica. Como resultado, registrou-se o uso ainda constante das palavras “opção sexual”, “escolha sexual” e “homossexualismo”, o que sugere a compreensão da diversidade por abordagens biológicas, patologizantes e reducionistas. O fortalecimento da formação continuada e permanente dos docentes torna-se urgente e necessária. Contudo, as contradições também apontam para um curso vivo, dinâmico e em transição paradigmática, onde há possibilidades de se vivenciar com plenitude pedagógica processos de educação sexual numa abordagem emancipatória. Palavras-chave: Graduação em Medicina; Currículo integrado; Formação médica; Educação sexual emancipatória; Formação de professoresThis article presents part of the results of a research that investigated the perceptions of teachers of a medical degree programme on the human dimension of sexuality so that processes of sexual education, which were presented in a proposal of an innovative curriculum, could be unveiled. The research was guided by the dialectical historical materialism paradigm that uses the dialectical method to analyse reality. Questionnaires and interviews were the instruments for data collection. Content analysis revealed contradictions in the pedagogical practice that represents experiences anchored in the medical-biological approach, coupled with the paradigm of scientific medicine. The words “sexual option”, “sexual choice” and “homosexualism” were often evidenced in the analysis, which suggests the understanding of diversity through biological, pathological and reductionist approaches. The strengthening of continuous and permanent teacher education becomes urgent and necessary. However, the contradictions also point to a programme that is alive, dynamic and in paradigmatic transition. There are possibilities of fully experiencing pedagogical processes of sexual education in an emancipatory approach. Keywords: Medical degree; Integrated curriculum; Medical training; Emancipatory sexual education; Teacher educationEl artículo presenta una parte del resultado de un estudio que investigó la comprensión de docentes de un curso de Medicina sobre la dimensión humana de la sexualidad para desvelar procesos de educación sexual vividos en una propuesta de currículo innovador. La investigación ha sido orientada por el paradigma del materialismo histórico dialéctico que utiliza el método dialéctico para el análisis de la realidad. Los instrumentos de recolección de datos comprendieron los cuestionarios y las entrevistas. En el análisis de contenido se desvelaron contradicciones en la práctica pedagógica de los docentes que representan vivencias ancladas, principalmente, en la vertiente médico-biológica sumada al paradigma de la medicina científica. Se registró el uso frecuente de las palabras “opción sexual” y “elección sexual”, además del término “homosexualismo”, lo que sugiere la comprensión de la diversidad por enfoques biológicos, patologizantes y reduccionistas. El fortalecimiento de la formación continuada y permanente de los docentes se vuelve urgente y necesaria. Sin embargo, las contradicciones también apuntan a un curso vivo, dinámico y en transición paradigmática, donde hay posibilidades de vivenciarse con plenitud pedagógica procesos de educación sexual en un abordaje emancipatorio. Palabras-clave: Graduación en Medicina; Currículo integrado; Formación médica; Educación sexual emancipatoria; Formación del profesorado Instituto de Educação - Universidade do Minho2018-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.15350por2183-04520871-9187Yared, Yalin BrizolaMelo, Sônia Maria Martins deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-15T18:05:28Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/15350Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-15T18:05:28Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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