Propriedades psicométricas do teste de estratégias de memória: Estudo piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carolina de Fátima Ponte
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1670
Resumo: Introdução: Não existindo instrumentos que avaliam o impacto das funções executivas no desempenho de tarefas de memória, torna-se essencial adaptar o Teste de Estratégias de Memória (TEM) para uma amostra portuguesa. De salientar que a maior parte dos instrumentos utilizados para medir estas capacidades avaliam de forma separada a memória e as diferentes FE, sendo que o TEM avalia estes dois construtos simultaneamente. Objetivos: O presente estudo procura adaptar o TEM a uma amostra portuguesa e analisar as caraterísticas psicométricas do instrumento, assim como caraterizar a amostra em função do seu desempenho. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo-correlacional, comparativo, transversal, utilizando a metodologia quantitativa. Participaram no estudo 104 idosos com 60 ou mais anos, letrados, sem daltonismo, défice cognitivo ou qualquer perturbação e incluídos em centros de dia, de convívio ou lares do distrito do Porto. Procedimento e Instrumentos: Numa sessão de aproximadamente 60 minutos, e após o consentimento informado, foram aplicados oito instrumentos: questionário sóciodemográfico, Mini Metal State Examination (MMSE), Teste de memória Lógica I e II (WMS-III), Teste de Cores e Palavras de Stroop, Teste de Estratégias de Memória (TEM), sub-testes Vocabulário e Memória de Dígitos da WAIS-III (Wechsler Adult Intelligence Scale), Teste de Fluência Verbal e a Classificação de Cartões de Wisconsin (WSCT). Resultados: Verificou-se a existência de diferenças de desempenho nos sujeitos ao longo das listas do TEM, bem como indicadores de fiabilidade (α = .66) e de validade de construto e de critério, apresentando correlações fracas a moderadas entre r = .20 e r = .52 com os testes clássicos da memória e entre r = -24 e r =.38 com os testes clássicos das funções executivas. Conclusão: O TEM revelou possuir capacidade para medir as funções executivas e a memória simultâneamente, demonstrando características psicométricas adequadas.
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