A gamifacação nas empresas enquanto ferramenta motivacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diogo Henrique Teixeira dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15402
Resumo: Mestrado em Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenho
id RCAP_d6a8a72c52ee933b2b857644f0d8632d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15402
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gamifacação nas empresas enquanto ferramenta motivacionalGamificaçãoMotivaçãoColaboradoresEmpresasIncentivosGamificationMotivationEmployeesCompaniesIncentivesMestrado em Controlo de Gestão e Avaliação de DesempenhoA gamificação, apesar de derivar da palavra jogo, não significa literalmente jogar, mas sim na conceção de uma dimensão para induzir determinado tipo de comportamentos motivadores nos seus utilizadores, geralmente baseados na intenção ou numa atitude para alcançar um objetivo pré-definido. Após a descoberta da gamificação, esta tem sido testada em diversas áreas de conhecimento. Contudo, a adoção de estratégias de gamificação em contexto laboral, ainda é algo pouco usual em Portugal, ainda que as empresas que recorram a estratégias deste tipo tenham vindo a alcançar resultados bastante positivos. Mas será que o desenvolvimento de ferramentas que tenham na sua base lógicas e dinâmicas de gamificação, com elementos de jogos como sistemas de pontos, barras de progresso ou até moedas virtuais, contribuem de facto para a motivação dos colaboradores? O estudo de caso apresentado, com caráter exploratório, aponta que a gamificação contribui para o alcance dos objetivos mais facilmente, contribuindo para a motivação extrínseca, quando aliada a recompensas materiais (presentes num sistema de incentivos), sociais ou de reconhecimento, assumindo-se um ótimo meio para aumentar o engagement dos colaboradores para com a empresa.Gamification, despite deriving from the word game, does not literally mean to play, but rather the design of a dimension to induce certain types of motivating behaviours in its users, usually based on the intention or an attitude to achieve a pre-defined goal. After the discovery of gamification, it has been tested in several areas of knowledge, however, the adoption of gamification strategies in a work context is still somewhat unusual in Portugal, although companies that use this type of strategies have been achieving very positive results. But does the development of tools based on gamification logic and dynamics, with game elements such as points systems, progress bars or even virtual currencies, really contribute to employee motivation? The case study presented, as an exploratory study, points out that gamification contributes to the achievement of objectives more easily, contributing to extrinsic motivation, when combined with material rewards (present in an incentive system), social or recognition rewards, being a great way to increase employee engagement with the company.ISCALSotomayor, Ana MariaRCIPLSantos, Diogo Henrique Teixeira dos2023-01-26T15:57:52Z2022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15402porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:04.765414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gamifacação nas empresas enquanto ferramenta motivacional
title A gamifacação nas empresas enquanto ferramenta motivacional
spellingShingle A gamifacação nas empresas enquanto ferramenta motivacional
Santos, Diogo Henrique Teixeira dos
Gamificação
Motivação
Colaboradores
Empresas
Incentivos
Gamification
Motivation
Employees
Companies
Incentives
title_short A gamifacação nas empresas enquanto ferramenta motivacional
title_full A gamifacação nas empresas enquanto ferramenta motivacional
title_fullStr A gamifacação nas empresas enquanto ferramenta motivacional
title_full_unstemmed A gamifacação nas empresas enquanto ferramenta motivacional
title_sort A gamifacação nas empresas enquanto ferramenta motivacional
author Santos, Diogo Henrique Teixeira dos
author_facet Santos, Diogo Henrique Teixeira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sotomayor, Ana Maria
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Diogo Henrique Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Motivação
Colaboradores
Empresas
Incentivos
Gamification
Motivation
Employees
Companies
Incentives
topic Gamificação
Motivação
Colaboradores
Empresas
Incentivos
Gamification
Motivation
Employees
Companies
Incentives
description Mestrado em Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenho
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07
2022-07-01T00:00:00Z
2023-01-26T15:57:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15402
url http://hdl.handle.net/10400.21/15402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISCAL
publisher.none.fl_str_mv ISCAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133503445532672