O uso da gamificação como prática engajadora de funcionários em empresas varejistas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/27697 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar a avaliação da utilização da ferramenta gamificação enquanto estratégia de engajamento para funcionários, envolvendo uma pesquisa qualitativa sobre a percepção de seis profissionais, sendo três consultores com expertise no assunto e dos líderes do projeto de três empresas varejistas que utilizam a ferramenta. Quanto aos objetivos específicos espera-se cooperar com o conhecimento científico pautado na literatura sobre motivação e engajamento alinhado a uma visão geral da ferramenta gamificação. Neste contexto, busca-se apresentar as percepções sobre os benefícios e as fragilidades na implementação desta ferramenta, fomentando uma análise consolidada a respeito da contribuição da gamificação como ferramenta de engajamento. O presente estudo é justificado pelo fato de as empresas enfrentarem o desafio de reter seus talentos e de engajar seus colaboradores como estratégia para os negócios, contribuindo para o alcance de seus objetivos e posicionamento da organização. Além disto, nota-se escassez de estudos empíricos direcionados ao segmento varejista quanto à gamificação como ferramenta de engajamento voltada ao público interno. Como procedimento metodológico foi utilizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa através de um roteiro semiestruturado com 15 questões abertas, permitindo a liberdade de expressão dos envolvidos, e, posteriormente, o método de análise temática. Como a relevância deste trabalho é a investigação sobre a avaliação da aplicabilidade da ferramenta e seus resultados, evidenciam-se alguns aspectos importantes no processo de implementação como: objetivo claro e definido com o alinhamento entre os colaboradores e a empresa, avaliação do cenário, avaliação do perfil dos colaboradores, avaliação dos fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos, avaliação de uma recompensa que faça sentido aos colaboradores para o envolvimento emocional e feedback constante. Quanto aos resultados, a análise dos dados evidenciou que a gamificação pode, de fato, contribuir para o engajamento do funcionário. Todavia, não de forma isolada. A maior parte dos entrevistados apontaram o sucesso da implementação e manutenção da gamificação alinhada a outros recursos e estratégias como: palestras de sensibilização, workplace (facebook interno), multiplicadores, gestores engajados, participação dos Business Partner/RH com atuação em campo, endomarketing etc. Além disto, os entrevistados apontaram a importância da plataforma gamificada fazer sentido aos envolvidos: alta gestão, gerentes diretos e funcionários. Entende-se que as principais mudanças significativas após a implantação da gamificação refere-se ao aumento do engajamento da equipe devido à clareza das informações apresentadas levando ao atingimento das metas estabelecidas, aumento do sentimento de pertencimento, empoderamento dos funcionários, autonomia, autoestima e até mesmo a promoção de maior transparência na relação entre líderes e liderados. Também foram apontados: melhora no clima organizacional, sentimento de meritocracia e sentimento de reconhecimento do funcionário pela organização. Em alguns casos, foi citada a redução do turnover, bem como a constância do engajamento dos profissionais envolvidos. Espera-se assim, que o presente artigo contribua com a ampliação do conhecimento sobre a utilização da gamificação como estratégia de engajamento para os funcionários no segmento varejista. Sugerem-se para avanço do assunto, pesquisas empíricas com o cruzamento de dados dos gestores da área impactada e respectivos funcionários, sobretudo em diferentes estruturas corporativas do varejo brasileiro. |
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Neidenbach, Soraia FinamorEscolas::EAESPValadão Júnior, Valdir MachadoCavalcanti, Maria Fernanda RiosCepellos, Vanessa Martines2019-07-10T13:49:51Z2019-07-10T13:49:51Z2019-07-15https://hdl.handle.net/10438/27697Este artigo tem por objetivo apresentar a avaliação da utilização da ferramenta gamificação enquanto estratégia de engajamento para funcionários, envolvendo uma pesquisa qualitativa sobre a percepção de seis profissionais, sendo três consultores com expertise no assunto e dos líderes do projeto de três empresas varejistas que utilizam a ferramenta. Quanto aos objetivos específicos espera-se cooperar com o conhecimento científico pautado na literatura sobre motivação e engajamento alinhado a uma visão geral da ferramenta gamificação. Neste contexto, busca-se apresentar as percepções sobre os benefícios e as fragilidades na implementação desta ferramenta, fomentando uma análise consolidada a respeito da contribuição da gamificação como ferramenta de engajamento. O presente estudo é justificado pelo fato de as empresas enfrentarem o desafio de reter seus talentos e de engajar seus colaboradores como estratégia para os negócios, contribuindo para o alcance de seus objetivos e posicionamento da organização. Além disto, nota-se escassez de estudos empíricos direcionados ao segmento varejista quanto à gamificação como ferramenta de engajamento voltada ao público interno. Como procedimento metodológico foi utilizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa através de um roteiro semiestruturado com 15 questões abertas, permitindo a liberdade de expressão dos envolvidos, e, posteriormente, o método de análise temática. Como a relevância deste trabalho é a investigação sobre a avaliação da aplicabilidade da ferramenta e seus resultados, evidenciam-se alguns aspectos importantes no processo de implementação como: objetivo claro e definido com o alinhamento entre os colaboradores e a empresa, avaliação do cenário, avaliação do perfil dos colaboradores, avaliação dos fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos, avaliação de uma recompensa que faça sentido aos colaboradores para o envolvimento emocional e feedback constante. Quanto aos resultados, a análise dos dados evidenciou que a gamificação pode, de fato, contribuir para o engajamento do funcionário. Todavia, não de forma isolada. A maior parte dos entrevistados apontaram o sucesso da implementação e manutenção da gamificação alinhada a outros recursos e estratégias como: palestras de sensibilização, workplace (facebook interno), multiplicadores, gestores engajados, participação dos Business Partner/RH com atuação em campo, endomarketing etc. Além disto, os entrevistados apontaram a importância da plataforma gamificada fazer sentido aos envolvidos: alta gestão, gerentes diretos e funcionários. Entende-se que as principais mudanças significativas após a implantação da gamificação refere-se ao aumento do engajamento da equipe devido à clareza das informações apresentadas levando ao atingimento das metas estabelecidas, aumento do sentimento de pertencimento, empoderamento dos funcionários, autonomia, autoestima e até mesmo a promoção de maior transparência na relação entre líderes e liderados. Também foram apontados: melhora no clima organizacional, sentimento de meritocracia e sentimento de reconhecimento do funcionário pela organização. Em alguns casos, foi citada a redução do turnover, bem como a constância do engajamento dos profissionais envolvidos. Espera-se assim, que o presente artigo contribua com a ampliação do conhecimento sobre a utilização da gamificação como estratégia de engajamento para os funcionários no segmento varejista. Sugerem-se para avanço do assunto, pesquisas empíricas com o cruzamento de dados dos gestores da área impactada e respectivos funcionários, sobretudo em diferentes estruturas corporativas do varejo brasileiro.This paper aims to present the evaluation of the use of the tool gamification as an employee engagement strategy involving a qualitative research on the perception of six professionals, being three consultants with expertise in the subject and the project leaders of three retailers that use the tool. As for the specific objectives, it is expected to cooperate with the scientific knowledge based on the literature on motivation and engagement aligned with an overview of the gamification tool. In this context, we seek to present perceptions about the benefits and weaknesses in the implementation of this tool, fostering a consolidated analysis regarding the contribution of gamification as an engagement tool. The present study is justified by the fact that companies face the challenge of retaining their talents and of engaging their employees as a business strategy, contributing to the achievement of their goals and positioning of the organization. In addition to this, there is a shortage of empirical studies directed to the retail segment regarding gamification as an engagement tool aimed at the internal public. As a methodological procedure a field research with a qualitative approach was used through a semistructured script with 15 open questions, allowing the freedom of expression of those involved, and then the thematic analysis method. As the relevance of this work is the investigation on the evaluation of the applicability of the tool and its results, some important aspects in the implementation process are evidenced as: clear and defined objective with the alignment between the employees and the company, evaluation of the scenario, evaluation profile of employees, evaluation of intrinsic and extrinsic motivational factors, evaluation of a reward that makes sense to employees for emotional involvement and constant feedback. Regarding the results, the analysis of the data showed that the gamification can, in fact, contribute to the employee's engagement. However, not in isolation. Most of the interviewees pointed out the success of the implementation and maintenance of gamification in line with other resources and strategies such as: awareness lectures, workplace (internal facebook), multipliers, engaged managers, participation of Business Partner / RH with field work, endomarketing etc. In addition, the interviewees pointed out the importance of the gamified platform to make sense to those involved: senior management, direct managers and employees. It is understood that the main significant changes after the implantation of the gamification refers to the increase of the engagement of the team due to the clarity of the presented information leading to the attainment of the established goals, increase of the feeling of belonging, employee empowerment, autonomy, self-esteem and even even promoting greater transparency in the relationship between leaders and leaders. They were also pointed out: improvement in the organizational climate, feeling of meritocracy and feeling of recognition of the employee by the organization. In some cases, it was mentioned the reduction of turnover, as well as the constancy of the engagement of the professionals involved. It is hoped, therefore, that this article contributes to the expansion of the knowledge about the use of gamification as an engagement strategy for employees in the retail segment. It is suggested to advance the subject, empirical research with the cross-data of the managers of the impacted area and respective employees, especially in different corporate structures of Brazilian retail.porGamificationInnovationMotivationEngagement of retail employeesGamificaçãoInovaçãoMotivaçãoEngajamento de colaboradores no varejoAdministração de empresasMotivação no trabalhoMotivação (Psicologia)Comportamento organizacionalDinâmica de grupoComércio varejistaO uso da gamificação como prática engajadora de funcionários em empresas varejistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTA - Mestrado MPGC Varejo- SFN.pdfTA - Mestrado MPGC Varejo- 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Motivação no trabalho Motivação (Psicologia) Comportamento organizacional Dinâmica de grupo Comércio varejista |
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Este artigo tem por objetivo apresentar a avaliação da utilização da ferramenta gamificação enquanto estratégia de engajamento para funcionários, envolvendo uma pesquisa qualitativa sobre a percepção de seis profissionais, sendo três consultores com expertise no assunto e dos líderes do projeto de três empresas varejistas que utilizam a ferramenta. Quanto aos objetivos específicos espera-se cooperar com o conhecimento científico pautado na literatura sobre motivação e engajamento alinhado a uma visão geral da ferramenta gamificação. Neste contexto, busca-se apresentar as percepções sobre os benefícios e as fragilidades na implementação desta ferramenta, fomentando uma análise consolidada a respeito da contribuição da gamificação como ferramenta de engajamento. O presente estudo é justificado pelo fato de as empresas enfrentarem o desafio de reter seus talentos e de engajar seus colaboradores como estratégia para os negócios, contribuindo para o alcance de seus objetivos e posicionamento da organização. Além disto, nota-se escassez de estudos empíricos direcionados ao segmento varejista quanto à gamificação como ferramenta de engajamento voltada ao público interno. Como procedimento metodológico foi utilizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa através de um roteiro semiestruturado com 15 questões abertas, permitindo a liberdade de expressão dos envolvidos, e, posteriormente, o método de análise temática. Como a relevância deste trabalho é a investigação sobre a avaliação da aplicabilidade da ferramenta e seus resultados, evidenciam-se alguns aspectos importantes no processo de implementação como: objetivo claro e definido com o alinhamento entre os colaboradores e a empresa, avaliação do cenário, avaliação do perfil dos colaboradores, avaliação dos fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos, avaliação de uma recompensa que faça sentido aos colaboradores para o envolvimento emocional e feedback constante. Quanto aos resultados, a análise dos dados evidenciou que a gamificação pode, de fato, contribuir para o engajamento do funcionário. Todavia, não de forma isolada. A maior parte dos entrevistados apontaram o sucesso da implementação e manutenção da gamificação alinhada a outros recursos e estratégias como: palestras de sensibilização, workplace (facebook interno), multiplicadores, gestores engajados, participação dos Business Partner/RH com atuação em campo, endomarketing etc. Além disto, os entrevistados apontaram a importância da plataforma gamificada fazer sentido aos envolvidos: alta gestão, gerentes diretos e funcionários. Entende-se que as principais mudanças significativas após a implantação da gamificação refere-se ao aumento do engajamento da equipe devido à clareza das informações apresentadas levando ao atingimento das metas estabelecidas, aumento do sentimento de pertencimento, empoderamento dos funcionários, autonomia, autoestima e até mesmo a promoção de maior transparência na relação entre líderes e liderados. Também foram apontados: melhora no clima organizacional, sentimento de meritocracia e sentimento de reconhecimento do funcionário pela organização. Em alguns casos, foi citada a redução do turnover, bem como a constância do engajamento dos profissionais envolvidos. Espera-se assim, que o presente artigo contribua com a ampliação do conhecimento sobre a utilização da gamificação como estratégia de engajamento para os funcionários no segmento varejista. Sugerem-se para avanço do assunto, pesquisas empíricas com o cruzamento de dados dos gestores da área impactada e respectivos funcionários, sobretudo em diferentes estruturas corporativas do varejo brasileiro. |
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