A importância do marketing portuário na relação entre a administração portuária e os terminais concessionados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quengue, José Eugénio Lourenço
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47112
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como objectivo analisar a importância do marketing portuário na relação entre a administração portuária e as direcções dos terminais concessionados. Consistiu em explicar que o desenvolvimento de um porto não depende só da administração portuária, mas também da comunidade portuária (stakeholders), e deve ser muito suportado através da ferramenta de marketing. Observámos também vários portos desenvolvidos como os da Bélgica, Holanda e Espanha, onde a maioria dos terminais são operados por concessionários privados e as funções de marketing da AP, planeamento estratégico e desenvolvimento alcançam cada vez mais relevo. A metodologia qualitativa utilizada recorrendo aos casos de estudo de 3 portos, evidencia a importância da utilização do marketing para o desenvolvimento da actividade portuária, cujo os resultados realçam a grande importância do marketing portuário na relação entre a administração portuária e os terminais concessionados.
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