A relação com a família nos contextos de creche e jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mafalda Sofia Gomes da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10543
Resumo: Este relatório final dá conta da investigação realizada em torno de um tema que considerei pertinente aprofundar: A Relação com a Família na Creche e no Jardim-de- Infância. Tem como objetivo compreender como as equipas pedagógicas se relacionam com as famílias, o que fazem para promover essa relação e que importância lhe atribuem. Este projeto descreve as experiências que vivi durante os dois estágios que frequentei, os contextos educativos, as equipas com quem trabalhei e os grupos de crianças pertencentes a esses contextos. Os contextos onde estagiei foram distintos, sendo eles a creche e o jardim-de-infância. Integra também a descrição e a reflexão das práticas das educadoras cooperantes. Esta descrição e reflexão advém das observações que realizei nos contextos e da interpretação das conceções das educadoras recolhidas a partir de um inquérito por questionário. A metodologia utilizada para a realização deste projeto é de natureza qualitativa, inspirada na investigação-ação, e seguindo o ponto de vista do paradigma interpretativo e da investigação qualitativa. Para tal foram utilizados vários dispositivos de recolha de informação que se encontram discriminados neste relatório, tais como a observação participante, notas de campo, registos multimédia, análise documental e o já referido inquérito por questionário. As principais conclusões a que cheguei, findo este relatório, centram-se na real importância de promover a relação entre os contextos de creche e jardim-de-infância e as famílias, a importância do trabalho reflexivo na análise das várias situaçõesproblema que podem surgir entre os contextos educativos e as famílias. Também foi possível compreender que existem diversas estratégias para promover esta relação, as quais têm de ser adaptadas aos diferentes contextos, famílias e situações.
id RCAP_d6d322e541175d4714b4e50f7988666e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10543
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação com a família nos contextos de creche e jardim-de-infânciaconceções e práticas das equipas pedagógicasFamíliaCrecheJardim-de-infânciaRelação escola-famíliaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioFamilyNursery schoolKindergartenRelationship school-familyEste relatório final dá conta da investigação realizada em torno de um tema que considerei pertinente aprofundar: A Relação com a Família na Creche e no Jardim-de- Infância. Tem como objetivo compreender como as equipas pedagógicas se relacionam com as famílias, o que fazem para promover essa relação e que importância lhe atribuem. Este projeto descreve as experiências que vivi durante os dois estágios que frequentei, os contextos educativos, as equipas com quem trabalhei e os grupos de crianças pertencentes a esses contextos. Os contextos onde estagiei foram distintos, sendo eles a creche e o jardim-de-infância. Integra também a descrição e a reflexão das práticas das educadoras cooperantes. Esta descrição e reflexão advém das observações que realizei nos contextos e da interpretação das conceções das educadoras recolhidas a partir de um inquérito por questionário. A metodologia utilizada para a realização deste projeto é de natureza qualitativa, inspirada na investigação-ação, e seguindo o ponto de vista do paradigma interpretativo e da investigação qualitativa. Para tal foram utilizados vários dispositivos de recolha de informação que se encontram discriminados neste relatório, tais como a observação participante, notas de campo, registos multimédia, análise documental e o já referido inquérito por questionário. As principais conclusões a que cheguei, findo este relatório, centram-se na real importância de promover a relação entre os contextos de creche e jardim-de-infância e as famílias, a importância do trabalho reflexivo na análise das várias situaçõesproblema que podem surgir entre os contextos educativos e as famílias. Também foi possível compreender que existem diversas estratégias para promover esta relação, as quais têm de ser adaptadas aos diferentes contextos, famílias e situações.This is the final report of a research conducted focus on a theme that I considered relevant for me to deepen: The relationship with the family in the nursery school and kindergarten. The main goal is to understand how educational teams relate with the families, what they do to promote that relationship and which importance they assign to it. The project describes the experiences I lived during my two internships, the educational contexts, the educational teams with whom I worked, and the children that were in those educational contexts. My internship took place in two different contexts which were the nursery school and the kindergarten. It also integrates a description and a reflection of the cooperating nursery school and kindergarten teacher’s practices. This description and reflection came from my observations that took place in the educations contexts, and the interpretation of the teachers views which were collected through a questionnaire survey. The methodology used in this project is a qualitative one, inspired in research-action and following the interpretive paradigm and the qualitative research. For this purpose were used several ways of gathering information which are discriminated in this report, such as participant observation, field notes, multimedia resources, documental analysis and the already referred questionnaire survey. In the end, the main conclusions I reached, focus in the real importance of promoting a relationship between the nursery school and kindergarten contexts and the families, the importance of the reflective work behind the analysis of several problemsituations that may occur among the educational contexts and the families. It was also possible to understand the existence of many strategies to promote this relationship, which have to be adapted to the different contexts, families and situations.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPires, Ana Luísa de OliveiraRepositório ComumAlves, Mafalda Sofia Gomes da Silva2015-12-18T15:39:18Z2015-122015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10543TID:201601893porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:02.501547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação com a família nos contextos de creche e jardim-de-infância
conceções e práticas das equipas pedagógicas
title A relação com a família nos contextos de creche e jardim-de-infância
spellingShingle A relação com a família nos contextos de creche e jardim-de-infância
Alves, Mafalda Sofia Gomes da Silva
Família
Creche
Jardim-de-infância
Relação escola-família
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Family
Nursery school
Kindergarten
Relationship school-family
title_short A relação com a família nos contextos de creche e jardim-de-infância
title_full A relação com a família nos contextos de creche e jardim-de-infância
title_fullStr A relação com a família nos contextos de creche e jardim-de-infância
title_full_unstemmed A relação com a família nos contextos de creche e jardim-de-infância
title_sort A relação com a família nos contextos de creche e jardim-de-infância
author Alves, Mafalda Sofia Gomes da Silva
author_facet Alves, Mafalda Sofia Gomes da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Ana Luísa de Oliveira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mafalda Sofia Gomes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Creche
Jardim-de-infância
Relação escola-família
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Family
Nursery school
Kindergarten
Relationship school-family
topic Família
Creche
Jardim-de-infância
Relação escola-família
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Family
Nursery school
Kindergarten
Relationship school-family
description Este relatório final dá conta da investigação realizada em torno de um tema que considerei pertinente aprofundar: A Relação com a Família na Creche e no Jardim-de- Infância. Tem como objetivo compreender como as equipas pedagógicas se relacionam com as famílias, o que fazem para promover essa relação e que importância lhe atribuem. Este projeto descreve as experiências que vivi durante os dois estágios que frequentei, os contextos educativos, as equipas com quem trabalhei e os grupos de crianças pertencentes a esses contextos. Os contextos onde estagiei foram distintos, sendo eles a creche e o jardim-de-infância. Integra também a descrição e a reflexão das práticas das educadoras cooperantes. Esta descrição e reflexão advém das observações que realizei nos contextos e da interpretação das conceções das educadoras recolhidas a partir de um inquérito por questionário. A metodologia utilizada para a realização deste projeto é de natureza qualitativa, inspirada na investigação-ação, e seguindo o ponto de vista do paradigma interpretativo e da investigação qualitativa. Para tal foram utilizados vários dispositivos de recolha de informação que se encontram discriminados neste relatório, tais como a observação participante, notas de campo, registos multimédia, análise documental e o já referido inquérito por questionário. As principais conclusões a que cheguei, findo este relatório, centram-se na real importância de promover a relação entre os contextos de creche e jardim-de-infância e as famílias, a importância do trabalho reflexivo na análise das várias situaçõesproblema que podem surgir entre os contextos educativos e as famílias. Também foi possível compreender que existem diversas estratégias para promover esta relação, as quais têm de ser adaptadas aos diferentes contextos, famílias e situações.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18T15:39:18Z
2015-12
2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10543
TID:201601893
url http://hdl.handle.net/10400.26/10543
identifier_str_mv TID:201601893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550753986772992