"A relação da creche/jardim-de-infância com a família"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Nádia Mártires
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7778
Resumo: Este relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e tem como tema a Relação da Creche/Jardim-de-Infância com a Família. Tem como finalidade compreender a importância do estabelecimento de uma boa relação entre a instituição educativa e a família. A metodologia utilizada assenta na investigação qualitativa, inspirando-se também nos objetivos da investigação-ação. Pretende-se assim contribuir para a compreensão e eventual melhoria das práticas pedagógicas, através da modificação de determinadas situações-problema identificadas em contexto de estágio. Os procedimentos utilizados para recolher e tratar a informação foram a observação-participante, o inquérito por questionário dirigido às educadoras cooperantes dos contextos de estágio e a análise dos documentos oficiais das instituições e das salas. As principais conclusões a que cheguei têm a ver com o facto de existirem diversas estratégias e modalidades de relacionamento que podem ser utilizadas para desenvolver uma relação positiva entre a instituição educativa e as famílias. No entanto, estas estratégias deverão ser ajustadas ao contexto educativo e às necessidades e interesses das famílias, promovendo o desenvolvimento e bem-estar das crianças. Uma outra conclusão a que cheguei incide no facto de existirem repercussões positivas nas crianças, nos educadores e nas famílias, quando esta relação se desenvolve da melhor forma.
id RCAP_e54c3c2624c93ac52130004971e693b8
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7778
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "A relação da creche/jardim-de-infância com a família"Educação de infânciaRelação creche/jardim-de-infância-famíliaComunicação/participaçãoRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioChildhood educationThe relationship kindergarten-familyCommunication/participation of the familyEste relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e tem como tema a Relação da Creche/Jardim-de-Infância com a Família. Tem como finalidade compreender a importância do estabelecimento de uma boa relação entre a instituição educativa e a família. A metodologia utilizada assenta na investigação qualitativa, inspirando-se também nos objetivos da investigação-ação. Pretende-se assim contribuir para a compreensão e eventual melhoria das práticas pedagógicas, através da modificação de determinadas situações-problema identificadas em contexto de estágio. Os procedimentos utilizados para recolher e tratar a informação foram a observação-participante, o inquérito por questionário dirigido às educadoras cooperantes dos contextos de estágio e a análise dos documentos oficiais das instituições e das salas. As principais conclusões a que cheguei têm a ver com o facto de existirem diversas estratégias e modalidades de relacionamento que podem ser utilizadas para desenvolver uma relação positiva entre a instituição educativa e as famílias. No entanto, estas estratégias deverão ser ajustadas ao contexto educativo e às necessidades e interesses das famílias, promovendo o desenvolvimento e bem-estar das crianças. Uma outra conclusão a que cheguei incide no facto de existirem repercussões positivas nas crianças, nos educadores e nas famílias, quando esta relação se desenvolve da melhor forma.This report was written for the Preschool Education Master and its subject is the Relationship of the Kindergarten with the Family. The purpose of this work is to understand the importance of building a good relationship between the educating institution and the family. The methodology used in this study is based on qualitative investigation, inspiring as well in the objectives of the action research. This work intends to comprehend and possible improve pedagogical practices by changing certain problem-situations identified in the internship context. The procedures used to collect and analyze data were the participant-observation, the questionnaire survey directed to the childhood educators of the internship context and analysis of the official documents of the institution and its classes. The main conclusions that I got are related to the fact that are several strategies and kinds of relationship that can be used to developed a positive relationship between the institution and parents. However, these strategies should be adjusted to the educational context and the personal needs and interests of each family, to promote the development and well-being of the children. Another conclusion that I was able to draw from this study is the fact that there are positive repercussions in the children, the educators and the parents, when this relationship is developed in the best way.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPires, Ana Luísa OliveiraRepositório ComumCorreia, Nádia Mártires2015-02-19T12:58:26Z2015-022015-022015-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7778TID:201192772porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7778Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:22.008951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "A relação da creche/jardim-de-infância com a família"
title "A relação da creche/jardim-de-infância com a família"
spellingShingle "A relação da creche/jardim-de-infância com a família"
Correia, Nádia Mártires
Educação de infância
Relação creche/jardim-de-infância-família
Comunicação/participação
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Childhood education
The relationship kindergarten-family
Communication/participation of the family
title_short "A relação da creche/jardim-de-infância com a família"
title_full "A relação da creche/jardim-de-infância com a família"
title_fullStr "A relação da creche/jardim-de-infância com a família"
title_full_unstemmed "A relação da creche/jardim-de-infância com a família"
title_sort "A relação da creche/jardim-de-infância com a família"
author Correia, Nádia Mártires
author_facet Correia, Nádia Mártires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Ana Luísa Oliveira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Nádia Mártires
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Relação creche/jardim-de-infância-família
Comunicação/participação
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Childhood education
The relationship kindergarten-family
Communication/participation of the family
topic Educação de infância
Relação creche/jardim-de-infância-família
Comunicação/participação
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Childhood education
The relationship kindergarten-family
Communication/participation of the family
description Este relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e tem como tema a Relação da Creche/Jardim-de-Infância com a Família. Tem como finalidade compreender a importância do estabelecimento de uma boa relação entre a instituição educativa e a família. A metodologia utilizada assenta na investigação qualitativa, inspirando-se também nos objetivos da investigação-ação. Pretende-se assim contribuir para a compreensão e eventual melhoria das práticas pedagógicas, através da modificação de determinadas situações-problema identificadas em contexto de estágio. Os procedimentos utilizados para recolher e tratar a informação foram a observação-participante, o inquérito por questionário dirigido às educadoras cooperantes dos contextos de estágio e a análise dos documentos oficiais das instituições e das salas. As principais conclusões a que cheguei têm a ver com o facto de existirem diversas estratégias e modalidades de relacionamento que podem ser utilizadas para desenvolver uma relação positiva entre a instituição educativa e as famílias. No entanto, estas estratégias deverão ser ajustadas ao contexto educativo e às necessidades e interesses das famílias, promovendo o desenvolvimento e bem-estar das crianças. Uma outra conclusão a que cheguei incide no facto de existirem repercussões positivas nas crianças, nos educadores e nas famílias, quando esta relação se desenvolve da melhor forma.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-19T12:58:26Z
2015-02
2015-02
2015-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/7778
TID:201192772
url http://hdl.handle.net/10400.26/7778
identifier_str_mv TID:201192772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135330441363456