Práticas pedagógicas inovadoras com TIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Carla Maria Pereira Barbosa, 1981-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10660
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_d6d36293003d21ae68eae8b1e5182a50
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10660
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas pedagógicas inovadoras com TICPráticas pedagógicasInovação educativaTecnologias da informação e da comunicaçãoTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Educação (Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014Esta investigação é uma análise de práticas pedagógicas com utilização das TIC, que em tese, são consideradas práticas pedagógicas inovadoras. As práticas pedagógicas analisadas são desenvolvidas em sala de aula por professores denominados professores inovadores através do Programa Partners in Learning da Microsoft. A partir da análise das práticas pedagógicas inovadoras procuramos caracterizar a perceção que os professores têm sobre a escola e sobre as TIC em Educação; sobre inovação em Educação e práticas pedagógicas inovadoras; bem como caracterizar as práticas pedagógicas com TIC desenvolvidas pelos professores, de forma a compreender em que medidas são inovadoras e por quê. No embasamento teórico, procuramos relacionar as perspetivas da educação e a aprendizagem do século XXI. Abordamos sobre a influência da perspetiva construtivista em relação a aprendizagem e sobre as relações entre as TIC e a educação. Por fim, abordamos os conceitos que envolvem o termo inovação, inovação em Educação e práticas pedagógicas inovadoras. Na componente metodológica utilizamos como ferramenta de pesquisa, um breve questionário para a caracterização dos participantes e um guião de entrevista para a recolha dos dados. A partir desta investigação podemos concluir que as práticas pedagógicas integradas com a utilização das TIC vão além de aspectos técnicos e instrumentais ou na escolha e aplicação de meios tecnológicos para o uso do professor. As TIC, integradas nas práticas pedagógicas facilitam o envolvimento e interação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, as práticas pedagógicas inovadoras são essencialmente caracterizadas por envolver os alunos no processo de aprendizagem e promover o desenvolvimento de suas habilidades e competências.This research is an analysis of pedagogical practices using ICT , which in theory are considered innovative teaching practices. Pedagogical practices analyzed are developed in the classroom by teachers called innovative teachers through Microsoft Partners in Learning Program. From the analysis of innovative pedagogical practices aimed to characterize the perception that teachers have about the school and on ICT in Education; Innovation on Education and innovative teaching practices; and to characterize the pedagogical practices with ICT developed by teachers in order to understand what measures are innovative and why. In the theoretical framework, we try to relate the perspectives of education and learning of the XXI century. We discuss about the influence of the constructivist perspective towards learning and the relationship between ICT and education. Finally, we discuss the concepts involving the term innovation, innovation in education and innovative teaching practices. The methodological component used as a research tool, a brief questionnaire to characterize the participants and used an interview guide for data collection. From this research we can conclude that the pedagogical practices integrated with the use of ICT go beyond technical and instrumental aspects or the choice and application of technology as a resource for the teacher. ICT integrated into teaching practices facilitate the involvement and interaction of students in the teaching and learning process. Thus, innovative teaching practices are essentially characterized by engaging students in the learning process and promote the development of their skills and expertise.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaMorais, Carla Maria Pereira Barbosa, 1981-2014-02-26T16:20:30Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10660TID:201282763porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:36.102623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas inovadoras com TIC
title Práticas pedagógicas inovadoras com TIC
spellingShingle Práticas pedagógicas inovadoras com TIC
Morais, Carla Maria Pereira Barbosa, 1981-
Práticas pedagógicas
Inovação educativa
Tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2014
title_short Práticas pedagógicas inovadoras com TIC
title_full Práticas pedagógicas inovadoras com TIC
title_fullStr Práticas pedagógicas inovadoras com TIC
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas inovadoras com TIC
title_sort Práticas pedagógicas inovadoras com TIC
author Morais, Carla Maria Pereira Barbosa, 1981-
author_facet Morais, Carla Maria Pereira Barbosa, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Carla Maria Pereira Barbosa, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Inovação educativa
Tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2014
topic Práticas pedagógicas
Inovação educativa
Tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2014
description Tese de mestrado, Educação (Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-26T16:20:30Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10660
TID:201282763
url http://hdl.handle.net/10451/10660
identifier_str_mv TID:201282763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134240884916224