O docente e a apropriação do uso das TIC na transformação de suas práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Regina Carteano
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47169
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_1f4314dffcb26e088f5b4085f1c9cfac
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47169
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O docente e a apropriação do uso das TIC na transformação de suas práticas pedagógicasTecnologias da informação e da comunicaçãoPráticas pedagógicasTecnologia educativaProfessoresTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente trabalho aborda o uso das TIC nas práticas docentes. Tem como tema o docente e a apropriação do uso das TIC na transformação de suas práticas pedagógicas. O estudo desenvolvido teve como objetivos compreender a importância que os docentes atribuem ao uso das tecnologias digitais no ensino, em geral, refletir sobre qual o potencial pedagógico das tecnologias digitais e seus objetivos de uso, além de pontuar os facilitadores e obstáculos na sua utilização didática. Para o desenvolvimento deste trabalho adotou-se uma metodologia qualitativa tendo sido realizadas entrevistas semiestruturas com professores de uma escola pública da rede estadual de São Paulo. Os dados foram analisados com base numa análise categorial temática, usando um sistema gerado a partir do guião da entrevista e a partir dos dados coletados. Concluímos que as TIC na visão dos docentes aqui entrevistados já se tornaram uma ferramenta indispensável em seu dia a dia, o que consequentemente os beneficia de certa forma. Porém como observado, existe uma lacuna grande entre o conhecimento das tecnologias digitais e o domínio delas. Por fim, o presente trabalho propõe a realização de novas pesquisas com a finalidade de aprofundar o conhecimento sobres estes aspectos.This work approaches the use of ICT in teaching practices. It has as theme the teacher and the appropriation of the use of ICT in the transformation of their pedagogical practices. The developed study has as objectives to understand the importance that teachers attribute to the use of digital technologies in teaching; in general, reflect about the pedagogical potential of digital technologies and their objectives of use, in addition punctuate the facilitators and obstacles in the didactic utilization.For the development of this work, a qualitative methodology was adopted, and semidirected interviews were accomplished with teachers from a public school in the state of São Paulo. The data were analyzed based on a thematic categorical analysis, using a system generated from the interview guide and from the collected data.Concluding that ICT from the interviewed teachers view has already become an indispensable daily tool, which consequently benefits them in certain way. However as noted, there is a big gap between the knowledge of digital technologies and their mastery. Finally, the present work proposes the realization of new researches in order to deepen into the knowledge about these aspects.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaBandeira, Regina Carteano2021-03-30T17:47:11Z20212020-12-142021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47169TID:202970604porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:15.400019Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O docente e a apropriação do uso das TIC na transformação de suas práticas pedagógicas
title O docente e a apropriação do uso das TIC na transformação de suas práticas pedagógicas
spellingShingle O docente e a apropriação do uso das TIC na transformação de suas práticas pedagógicas
Bandeira, Regina Carteano
Tecnologias da informação e da comunicação
Práticas pedagógicas
Tecnologia educativa
Professores
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O docente e a apropriação do uso das TIC na transformação de suas práticas pedagógicas
title_full O docente e a apropriação do uso das TIC na transformação de suas práticas pedagógicas
title_fullStr O docente e a apropriação do uso das TIC na transformação de suas práticas pedagógicas
title_full_unstemmed O docente e a apropriação do uso das TIC na transformação de suas práticas pedagógicas
title_sort O docente e a apropriação do uso das TIC na transformação de suas práticas pedagógicas
author Bandeira, Regina Carteano
author_facet Bandeira, Regina Carteano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Regina Carteano
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e da comunicação
Práticas pedagógicas
Tecnologia educativa
Professores
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Tecnologias da informação e da comunicação
Práticas pedagógicas
Tecnologia educativa
Professores
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
2021-03-30T17:47:11Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47169
TID:202970604
url http://hdl.handle.net/10451/47169
identifier_str_mv TID:202970604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134538268409856