O Linkedin como ferramenta de recrutamento : a perspetiva dos recrutadores no setor das tecnologias de informação e comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20947 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
id |
RCAP_d6df8d88d95a082b0072761339d1e345 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20947 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Linkedin como ferramenta de recrutamento : a perspetiva dos recrutadores no setor das tecnologias de informação e comunicaçãoE-recrutamentoRede SocialLinkedInTecnologias de Informação e ComunicaçãoE-recruitmentsSocial NetworkInformation and Communication TechnologiesMestrado em Gestão de Recursos HumanosA introdução de novas tecnologias no recrutamento aumentou consideravelmente a eficiência e a eficácia no processo. As redes sociais, em particular, o LinkedIn, atuam, atualmente, como uma importante ferramenta de atração e seleção de candidatos no mercado das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) português. O principal objetivo deste estudo é investigar, compreender e avaliar o impacte e a influência do LinkedIn no processo de recrutamento e seleção atual, no setor das TIC. Participaram no estudo 72 recrutadores que atuam no setor das TIC tendo sido utilizada como metodologia uma metodologia quantitativa. Os resultados revelaram a pertinência na utilização dos métodos tecnológicos no processo de recrutamento atual. Os métodos mais utilizados pelos inquiridos são as "Redes Sociais" e os "Sites de Emprego". A análise de dados demonstrou que a rede social LinkedIn é uma ferramenta de recrutamento comumente utilizada entre os recrutadores do setor das TIC, pelas vantagens que lhe são reconhecidas. Concluiu-se que as técnicas de recrutamento online poderão ser complementares às técnicas de recrutamento tradicional, atuando como facilitadoras no processo de atração de candidatos e triagem dos mesmos.The introduction of new technologies in recruitment has considerably increased the efficiency and effectiveness of the process. Social networks, in particular LinkedIn, currently act as an important tool for attracting and selecting candidates in the Portuguese Information and Communication Technologies (ICT) market. The main objective of this study is to investigate, understand, and assess the impact and influence of LinkedIn on the current recruitment and selection process in the ICT sector. 72 recruiters working in the ICT sector participated in the study, using a quantitative approach as a methodology. The results revealed the relevance of the use of technological methods in the current recruitment process. The methods most used by respondents are "Social Networks" and "Employment Sites". The data analysis showed that the LinkedIn social network is a recruitment tool commonly used among recruiters in the ICT sector, due to the advantages that are recognized for it. It was concluded that online recruitment techniques can be complementary to traditional recruitment techniques, acting as facilitators in the process of attracting candidates and screening them.Instituto Superior de Economia e GestãoLopes, Daniel SeabraRepositório da Universidade de LisboaAguilar, Afonso Fonseca de2021-02-01T16:37:20Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20947porAguilar, Afonso Fonseca de (2020). "O Linkedin como ferramenta de recrutamento : a perspetiva dos recrutadores no setor das tecnologias de informação e comunicação". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:37.165633Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Linkedin como ferramenta de recrutamento : a perspetiva dos recrutadores no setor das tecnologias de informação e comunicação |
title |
O Linkedin como ferramenta de recrutamento : a perspetiva dos recrutadores no setor das tecnologias de informação e comunicação |
spellingShingle |
O Linkedin como ferramenta de recrutamento : a perspetiva dos recrutadores no setor das tecnologias de informação e comunicação Aguilar, Afonso Fonseca de E-recrutamento Rede Social Tecnologias de Informação e Comunicação E-recruitments Social Network Information and Communication Technologies |
title_short |
O Linkedin como ferramenta de recrutamento : a perspetiva dos recrutadores no setor das tecnologias de informação e comunicação |
title_full |
O Linkedin como ferramenta de recrutamento : a perspetiva dos recrutadores no setor das tecnologias de informação e comunicação |
title_fullStr |
O Linkedin como ferramenta de recrutamento : a perspetiva dos recrutadores no setor das tecnologias de informação e comunicação |
title_full_unstemmed |
O Linkedin como ferramenta de recrutamento : a perspetiva dos recrutadores no setor das tecnologias de informação e comunicação |
title_sort |
O Linkedin como ferramenta de recrutamento : a perspetiva dos recrutadores no setor das tecnologias de informação e comunicação |
author |
Aguilar, Afonso Fonseca de |
author_facet |
Aguilar, Afonso Fonseca de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Daniel Seabra Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguilar, Afonso Fonseca de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-recrutamento Rede Social Tecnologias de Informação e Comunicação E-recruitments Social Network Information and Communication Technologies |
topic |
E-recrutamento Rede Social Tecnologias de Informação e Comunicação E-recruitments Social Network Information and Communication Technologies |
description |
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11 2020-11-01T00:00:00Z 2021-02-01T16:37:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/20947 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/20947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Aguilar, Afonso Fonseca de (2020). "O Linkedin como ferramenta de recrutamento : a perspetiva dos recrutadores no setor das tecnologias de informação e comunicação". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131148350128128 |