Serviços Educativos e Captação de Públicos em Museus - Uma visão das dinâmicas no MNAC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Mariana de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104295
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_d6e07310c81c885cb20c64051677895a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Serviços Educativos e Captação de Públicos em Museus - Uma visão das dinâmicas no MNACEducational Services and Attracting Audiences in Museums - A view of the dynamics in MNACMuseuMNACServiço EducativoMediação CulturalEducação Não-formalMuseumMNACEducational ServiceCultural MediationNon-formal EducationCiências sociais::Ciências da educaçãoRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório visa a descrição das atividades realizadas no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) ao longo do estágio curricular realizado no âmbito da conclusão do Mestrado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O MNAC conta com um acervo desde 1850 até à atualidade, fazendo-se valer do modelo de exposições temporárias para conseguir apresentar ao público uma maior variedade de obras e artistas, sendo este um dos seus grandes objetivos, somando à vontade de aprofundar as obras de artistas menos conhecidos, e de promover o diálogo e a investigação sobre a vida e obra dos artistas portugueses.Durante o estágio desenvolvi atividades relacionadas com o apoio educativo e mediação cultural, tendo, principalmente, auxiliado nas visitas orientadas e nas oficinas e workshops promovidos pelo Museu, dinamizando, também, as minhas próprias atividades.Neste documento, primeiramente, encontramos um enquadramento sobre os conceitos focais do relatório, e sobre as instituições que dirigem ao Museu, de modo a haver um contexto sobre o trabalho desenvolvido e o MNAC.Posteriormente temos a caracterização da instituição de acolhimento e do seu Serviço Educativo, juntamente com a análise de um estudo de públicos, realizado pelo ISCTE-IUL, seguindo-se a descrição das atividades desenvolvidas durante o estágio. Por último apresento as minhas recomendações ao Museu, mediante o que tive a oportunidade de observar ao longo dos meses, e as considerações finais.The present report aims to describe the activities carried out at the National Museum of Contemporary Art (MNAC) during the curricular internship realized within the scope of the conclusion of the Master’s degree in Educational Sciences of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.MNAC has a collection from 1850 to the present, using temporary exhibitions to be able to present to the public a greater variety of works and artists, this being one of its main goals, adding to the desire to deepen the works of lesser-known artists, and to promote dialogue and research on the life and work of Portuguese artists.During the internship I developed activities related to educational support and cultural mediation, having mainly helped in guided visits and in the workshops promoted by the Museum, also realizing my own activities.In this document, firstly, we find a framework on the focal concepts of the report, and on the institutions that manage the Museum, in order to have a context about the work developed and the National Museum of Contemporary Art itself.Subsequently, we have the characterization of the host institution and its Educational Service, together with the analysis of a study of publics, carried out by ISCTE-IUL, followed by the description of the activities developed during the internship. Finally, I present my recommendations to the Museum, based on what I had the opportunity to observe over the months, and the final recommendations.2022-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104295http://hdl.handle.net/10316/104295TID:203127900porGalvão, Mariana de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T21:47:15Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:59.830887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Serviços Educativos e Captação de Públicos em Museus - Uma visão das dinâmicas no MNAC
Educational Services and Attracting Audiences in Museums - A view of the dynamics in MNAC
title Serviços Educativos e Captação de Públicos em Museus - Uma visão das dinâmicas no MNAC
spellingShingle Serviços Educativos e Captação de Públicos em Museus - Uma visão das dinâmicas no MNAC
Galvão, Mariana de Oliveira
Museu
MNAC
Serviço Educativo
Mediação Cultural
Educação Não-formal
Museum
MNAC
Educational Service
Cultural Mediation
Non-formal Education
Ciências sociais::Ciências da educação
title_short Serviços Educativos e Captação de Públicos em Museus - Uma visão das dinâmicas no MNAC
title_full Serviços Educativos e Captação de Públicos em Museus - Uma visão das dinâmicas no MNAC
title_fullStr Serviços Educativos e Captação de Públicos em Museus - Uma visão das dinâmicas no MNAC
title_full_unstemmed Serviços Educativos e Captação de Públicos em Museus - Uma visão das dinâmicas no MNAC
title_sort Serviços Educativos e Captação de Públicos em Museus - Uma visão das dinâmicas no MNAC
author Galvão, Mariana de Oliveira
author_facet Galvão, Mariana de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Mariana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Museu
MNAC
Serviço Educativo
Mediação Cultural
Educação Não-formal
Museum
MNAC
Educational Service
Cultural Mediation
Non-formal Education
Ciências sociais::Ciências da educação
topic Museu
MNAC
Serviço Educativo
Mediação Cultural
Educação Não-formal
Museum
MNAC
Educational Service
Cultural Mediation
Non-formal Education
Ciências sociais::Ciências da educação
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104295
http://hdl.handle.net/10316/104295
TID:203127900
url http://hdl.handle.net/10316/104295
identifier_str_mv TID:203127900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134101383413760