Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Madalena Louro Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24331
Resumo: Esta dissertação pretende dar relevância ao tema da educação não formal, estudada no contexto dos museus enquanto instâncias educativas, particularmente no que diz respeito à forma como direcionam a sua oferta para o público idoso. Os objetivos passaram por analisar as ações educativas de teor não formal, promovidas pelos museus em estudo destinadas ao público idoso, e, identificar a forma como os responsáveis fomentam esse tipo de ações, particularmente os diretores e responsáveis pela área educativa. Foi adotada uma metodologia qualitativa com recurso à entrevista semi-estruturada. Foram realizadas oito entrevistas a vários responsáveis da equipa dos Serviços Educativos de sete museus localizados em Lisboa. As principais conclusões revelam-nos que há semelhanças nas ações educativas desenvolvidas, que são visitas guiadas/orientadas, visitas temáticas e atividades mais práticas. Focam-se em promover competências e conhecimentos, criando relações entre os públicos e as coleções. Apostam na partilha intergeracional e multicultural e na inclusão e integração de todos. As suas ações vão ao encontro da diversidade e especificidade dos idosos.
id RCAP_fcd26881e4881a57f79e914bce7e9105
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24331
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os museus como instância educativa ao serviço dos idososEducação não formal -- Non-formal educationMuseu -- MuseumAções educativasEnvelhecimento ativoCompetências -- SkillsEducational activitiesActive agingEsta dissertação pretende dar relevância ao tema da educação não formal, estudada no contexto dos museus enquanto instâncias educativas, particularmente no que diz respeito à forma como direcionam a sua oferta para o público idoso. Os objetivos passaram por analisar as ações educativas de teor não formal, promovidas pelos museus em estudo destinadas ao público idoso, e, identificar a forma como os responsáveis fomentam esse tipo de ações, particularmente os diretores e responsáveis pela área educativa. Foi adotada uma metodologia qualitativa com recurso à entrevista semi-estruturada. Foram realizadas oito entrevistas a vários responsáveis da equipa dos Serviços Educativos de sete museus localizados em Lisboa. As principais conclusões revelam-nos que há semelhanças nas ações educativas desenvolvidas, que são visitas guiadas/orientadas, visitas temáticas e atividades mais práticas. Focam-se em promover competências e conhecimentos, criando relações entre os públicos e as coleções. Apostam na partilha intergeracional e multicultural e na inclusão e integração de todos. As suas ações vão ao encontro da diversidade e especificidade dos idosos.This dissertation intends to give relevance to the theme of non-formal education, studied in the context of museums as educational instances, particularly with regard to how they direct their offer to the elderly public. The objectives were to analyze the educational actions of non-formal content, promoted by the museums under study aimed at the elderly public, and to identify how those responsible encourage this type of action, particularly the directors and those responsible for the educational area. A qualitative methodology was adopted using semi-structured interviews. Eight interviews were carried out with various heads of the Education Services team of seven museums located in Lisbon. The main conclusions reveal that there are similarities in the educational actions developed, which are guided tours/guided visits, thematic visits and more practical activities. They focus on promoting skills and knowledge, creating relationships between audiences and collections. They are committed to intergenerational and multicultural sharing and inclusion and integration of all. Its actions meet the diversity and specificity of the elderly.2022-01-26T15:01:51Z2022-01-11T00:00:00Z2022-01-112021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24331TID:202885976porFerreira, Madalena Louro Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:30:41Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:46.992686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos
title Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos
spellingShingle Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos
Ferreira, Madalena Louro Silva
Educação não formal -- Non-formal education
Museu -- Museum
Ações educativas
Envelhecimento ativo
Competências -- Skills
Educational activities
Active aging
title_short Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos
title_full Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos
title_fullStr Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos
title_full_unstemmed Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos
title_sort Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos
author Ferreira, Madalena Louro Silva
author_facet Ferreira, Madalena Louro Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Madalena Louro Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não formal -- Non-formal education
Museu -- Museum
Ações educativas
Envelhecimento ativo
Competências -- Skills
Educational activities
Active aging
topic Educação não formal -- Non-formal education
Museu -- Museum
Ações educativas
Envelhecimento ativo
Competências -- Skills
Educational activities
Active aging
description Esta dissertação pretende dar relevância ao tema da educação não formal, estudada no contexto dos museus enquanto instâncias educativas, particularmente no que diz respeito à forma como direcionam a sua oferta para o público idoso. Os objetivos passaram por analisar as ações educativas de teor não formal, promovidas pelos museus em estudo destinadas ao público idoso, e, identificar a forma como os responsáveis fomentam esse tipo de ações, particularmente os diretores e responsáveis pela área educativa. Foi adotada uma metodologia qualitativa com recurso à entrevista semi-estruturada. Foram realizadas oito entrevistas a vários responsáveis da equipa dos Serviços Educativos de sete museus localizados em Lisboa. As principais conclusões revelam-nos que há semelhanças nas ações educativas desenvolvidas, que são visitas guiadas/orientadas, visitas temáticas e atividades mais práticas. Focam-se em promover competências e conhecimentos, criando relações entre os públicos e as coleções. Apostam na partilha intergeracional e multicultural e na inclusão e integração de todos. As suas ações vão ao encontro da diversidade e especificidade dos idosos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11
2022-01-26T15:01:51Z
2022-01-11T00:00:00Z
2022-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/24331
TID:202885976
url http://hdl.handle.net/10071/24331
identifier_str_mv TID:202885976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134694012354560