Aquisição da prosódia II : Categorias, evolução e interacção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3236 |
Resumo: | Na sequência de um trabalho anterior sobre a mesma temática, este estudo relaciona e aprofunda vários aspectos da aquisição da prosódia do Português. Partindo da observação de um corpus de 304 unidades, entre produções sonoras de uma criança e respectiva mãe, distribuídas dos 8 dias aos 24 meses da criança, verificámos a validade das seguintes hipóteses: (1) Existe uma correspondência directa entre a categorização perceptiva descritiva e a categorização perceptiva formal/funcional; (2) A existir essa correspondência, ela deverá possuir correlatos acústicos: a percepção de um dado contorno entoacional deverá corresponder um traçado acústico definido pelo mesmo conjunto de características. A confirmação das hipóteses colocadas conduziu- -nos, por um lado, a construção de um Quadro-síntese do desenvolvimento prosódico da criança que estabelece a caracterização perceptiva e acústica das suas produções sonoras e, por outro lado, i comparação dos discursos da criança e da mãe. Tal comparação coloca em relevo aspectos específicos da prosódia materna e aspectos caracterizadores da interacção mãe criança, nomeadamente, a preponderância da diferenciação sobre a imitação. |
id |
RCAP_d6e7c492845351dd78dd695952720a08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3236 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aquisição da prosódia II : Categorias, evolução e interacçãoNa sequência de um trabalho anterior sobre a mesma temática, este estudo relaciona e aprofunda vários aspectos da aquisição da prosódia do Português. Partindo da observação de um corpus de 304 unidades, entre produções sonoras de uma criança e respectiva mãe, distribuídas dos 8 dias aos 24 meses da criança, verificámos a validade das seguintes hipóteses: (1) Existe uma correspondência directa entre a categorização perceptiva descritiva e a categorização perceptiva formal/funcional; (2) A existir essa correspondência, ela deverá possuir correlatos acústicos: a percepção de um dado contorno entoacional deverá corresponder um traçado acústico definido pelo mesmo conjunto de características. A confirmação das hipóteses colocadas conduziu- -nos, por um lado, a construção de um Quadro-síntese do desenvolvimento prosódico da criança que estabelece a caracterização perceptiva e acústica das suas produções sonoras e, por outro lado, i comparação dos discursos da criança e da mãe. Tal comparação coloca em relevo aspectos específicos da prosódia materna e aspectos caracterizadores da interacção mãe criança, nomeadamente, a preponderância da diferenciação sobre a imitação.ABSTRACT: Following a previous work, this article looks more deeply at the relations among a few aspects of the acquisition of the prosody of Portuguese. The observation of a corpus of 304 sound sequences produced by a child and his mother during the child’s first two years of life was the first step in the verification of two hypotheses: (1) There is a direct correspondence between the set of descriptive categories and the set of formal/functional categories (both sets were perceptually established); (2) If (1) is confirmed, there must be a correspondence between what was perceptually categorized and what is acoustically found: the perception of an intuitional contour must correspond to a contour acoustically defined by the same kind of properties. The confirmation of both hypotheses has led the authors to a better understanding of the child’s prosodic evolution and of the role played by the interaction mother child. A comparison of the mother’s discourse and the child’s discourse shows that it is not a process of imitation what we find. On the contrary, differentiation and complementarity seem to be one of keys to the acquisition of prosody.RESUME : A la suite d’un travail développé sur le même sujet, cette étude met en rapport et approfondit quelques aspects de I ’acquisition de Ia prosodie du portugais. Partant de i ’observation d’un corpus de 304 unités produites par un enfant et par sa mère, dès l’âge de 8 jours jusqu’a I ’âge de 24 mois de I ’enfant, nous avons pu vérifier Ia validité des hypothèses suivantes: (I) I1 y a un rapport direct entre la catégorisation perceptive descriptive et la catégorisation perceptive des formes/ /fonctions phrasiques; (2) Si ce rapport existe, il doit avoir une correspondance dans les donnés acoustiques: la perception d’un contour intonatif doit correspondre a un contour acoustique définit par les mêmes caractéristiques. La confirmation des hypothèses établies nous a conduites, d’une part, a élaborer une table de synthèse du développement prosodique de I ‘enfant, ou I ’on fait la caractérisation perceptive et acoustique de ses productions et, d’autre part, a comparer le discours de I ‘enfant et de sa mère. Une telle comparaison met en relief des aspects spécifiques de la prosodie maternelle et des aspects caractéristiques de I ’interaction mère/ /enfant, notamment I ’importance de la différenciation plutôt que de l’imitation.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAVigário, MarinaFrota, Sónia2014-11-22T17:02:44Z1993-01-01T00:00:00Z1993-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3236porAnálise Psicológica. 9(4), 531-555info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:07Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:08.174342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aquisição da prosódia II : Categorias, evolução e interacção |
title |
Aquisição da prosódia II : Categorias, evolução e interacção |
spellingShingle |
Aquisição da prosódia II : Categorias, evolução e interacção Vigário, Marina |
title_short |
Aquisição da prosódia II : Categorias, evolução e interacção |
title_full |
Aquisição da prosódia II : Categorias, evolução e interacção |
title_fullStr |
Aquisição da prosódia II : Categorias, evolução e interacção |
title_full_unstemmed |
Aquisição da prosódia II : Categorias, evolução e interacção |
title_sort |
Aquisição da prosódia II : Categorias, evolução e interacção |
author |
Vigário, Marina |
author_facet |
Vigário, Marina Frota, Sónia |
author_role |
author |
author2 |
Frota, Sónia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vigário, Marina Frota, Sónia |
description |
Na sequência de um trabalho anterior sobre a mesma temática, este estudo relaciona e aprofunda vários aspectos da aquisição da prosódia do Português. Partindo da observação de um corpus de 304 unidades, entre produções sonoras de uma criança e respectiva mãe, distribuídas dos 8 dias aos 24 meses da criança, verificámos a validade das seguintes hipóteses: (1) Existe uma correspondência directa entre a categorização perceptiva descritiva e a categorização perceptiva formal/funcional; (2) A existir essa correspondência, ela deverá possuir correlatos acústicos: a percepção de um dado contorno entoacional deverá corresponder um traçado acústico definido pelo mesmo conjunto de características. A confirmação das hipóteses colocadas conduziu- -nos, por um lado, a construção de um Quadro-síntese do desenvolvimento prosódico da criança que estabelece a caracterização perceptiva e acústica das suas produções sonoras e, por outro lado, i comparação dos discursos da criança e da mãe. Tal comparação coloca em relevo aspectos específicos da prosódia materna e aspectos caracterizadores da interacção mãe criança, nomeadamente, a preponderância da diferenciação sobre a imitação. |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993-01-01T00:00:00Z 1993-01-01T00:00:00Z 2014-11-22T17:02:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/3236 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/3236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica. 9(4), 531-555 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130072656904192 |