A importância da inteligência cultural no mundo dos negócios: o caso da China e de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Videira, Nuno Miguel Carneiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/64362
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial
id RCAP_d6eb04dcd6d97980a5997946409bf956
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64362
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da inteligência cultural no mundo dos negócios: o caso da China e de PortugalThe importance of cultural intelligence in the business world: the case of China and Portugal文化智能在商业世界中的重要性:以中国和葡萄牙为例Comércio internacionalComunicação empresarial interculturalDiferenças culturaisQuociente culturalGlobalizaçãoCultural differencesCultural quotientCross-cultural enterprise communicationGlobalizationInternational commerce国际贸易跨文化企业交流全球化文化差异文化智商Humanidades::Outras HumanidadesDissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação EmpresarialO mundo globalizado em que vivemos veio trazer diversas vantagens para a área dos negócios internacionais. Como tal, as relações Portugal-China também se desenvolveram. Nesse seguimento nascem obstáculos como as diferenças a nível de língua e cultura. O conceito de inteligência cultural surge no início do século XXI como a capacidade que as pessoas têm para se adaptar a ambientes culturais diferentes, tornando-se numa característica que as empresas/organizações procuram devido ao potencial que apresenta para o sucesso dos planos ou negócios em países estrangeiros. A presente dissertação visa analisar o conceito da teoria da inteligência cultural, realçando a sua importância a área dos negócios internacionais, em particular nas relações entre Portugal e a China. Para isso, irá versar também algumas das diferenças culturais mais importantes entre Portugal e China e incluirá a análise a entrevistas efetuadas a organizações portuguesas para avaliar o seu impacto para os negócios e enumerar as principais dificuldades que podem surgir durante o processo. O objetivo final deste trabalho será resolver a questão da importância da inteligência cultural para o sucesso das empresas/organizações portuguesas no mercado chinês.The globalized world we live in has brought many advantages to the field of international business. As such, Portugal-China relations also developed. As a result, obstacles such as differences in language and culture arise. The concept emerges at the beginning of the 21st century as the ability people have in order to adapt to different cultural environments, becoming a feature that companies/organizations look for due to the potential it has for the success of projects or businesses in foreign countries. This dissertation aims to clarify the concept of cultural intelligence theory, and to emphasize its importance in the sector of international business today. It also aims to define some of the most important cultural differences between Portugal and China as well as their impact on businesses and to list the main difficulties that may arise during the process. The final objective of this paper will be to solve the question of the importance of cultural intelligence for the success of Portuguese companies/organizations in the Chinese market.我们生活的全球化为国际商务往来带来了很多新的契机。在此背景下,葡中关系也得到良好的发展。但也因为同样的原因,国家之间语言和文化上的差异等障碍就相应地 得以凸显。文化智商是在21世纪初出现的一种人们必须适应不同的文化环境的能力。因其对国际项目或 跨国企业的成功产生潜在的影响,所以文化智商已经成为国际企业或机构寻找的一个重要的人文资源特征。本文旨在阐明文化智商相关理论的概念,并强调其在当今国际商务领域的重要性。与此同时,还尝试界定葡萄牙和中国之间一些比较重要的文化差异及其对企业的影响,并列出在这一过程中可能出现的主要难点。本文的最终目的在于解决文化智商对于葡萄牙企业或组织能否在中国市场取得成功的重要性的问题。Vieira, Pedro A.Universidade do MinhoVideira, Nuno Miguel Carneiro20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64362por202352757info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:26.493591Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da inteligência cultural no mundo dos negócios: o caso da China e de Portugal
The importance of cultural intelligence in the business world: the case of China and Portugal
文化智能在商业世界中的重要性:以中国和葡萄牙为例
title A importância da inteligência cultural no mundo dos negócios: o caso da China e de Portugal
spellingShingle A importância da inteligência cultural no mundo dos negócios: o caso da China e de Portugal
Videira, Nuno Miguel Carneiro
Comércio internacional
Comunicação empresarial intercultural
Diferenças culturais
Quociente cultural
Globalização
Cultural differences
Cultural quotient
Cross-cultural enterprise communication
Globalization
International commerce
国际贸易
跨文化企业交流
全球化
文化差异
文化智商
Humanidades::Outras Humanidades
title_short A importância da inteligência cultural no mundo dos negócios: o caso da China e de Portugal
title_full A importância da inteligência cultural no mundo dos negócios: o caso da China e de Portugal
title_fullStr A importância da inteligência cultural no mundo dos negócios: o caso da China e de Portugal
title_full_unstemmed A importância da inteligência cultural no mundo dos negócios: o caso da China e de Portugal
title_sort A importância da inteligência cultural no mundo dos negócios: o caso da China e de Portugal
author Videira, Nuno Miguel Carneiro
author_facet Videira, Nuno Miguel Carneiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Pedro A.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Videira, Nuno Miguel Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio internacional
Comunicação empresarial intercultural
Diferenças culturais
Quociente cultural
Globalização
Cultural differences
Cultural quotient
Cross-cultural enterprise communication
Globalization
International commerce
国际贸易
跨文化企业交流
全球化
文化差异
文化智商
Humanidades::Outras Humanidades
topic Comércio internacional
Comunicação empresarial intercultural
Diferenças culturais
Quociente cultural
Globalização
Cultural differences
Cultural quotient
Cross-cultural enterprise communication
Globalization
International commerce
国际贸易
跨文化企业交流
全球化
文化差异
文化智商
Humanidades::Outras Humanidades
description Dissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/64362
url http://hdl.handle.net/1822/64362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202352757
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132413104750592