A história da cultura e das artes no desenvolvimento da criatividade em composição coreográfica : no 7º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gameiro, Joana Rita Fagulha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/7714
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
id RCAP_d6ebab3aa936ed5fd34f6da9f99ea2da
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7714
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A história da cultura e das artes no desenvolvimento da criatividade em composição coreográfica : no 7º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola de Dança do Conservatório Nacional de LisboaComposição coreográficaCriatividadeDançaInterdisciplinaridadeChoreographic compositionCreativityDanceInterdisciplinarityRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.O Estágio de natureza profissionalizante e objeto de Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança (4ª edição), ministrado pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. O curso visa o desenvolvimento de competências dos estudantes em contexto de trabalho numa Escola de Ensino Vocacional, numa perspetiva de aperfeiçoamento profissional nos domínios artístico, científico e relacional. O presente relatório refere-se ao estágio concretizado na Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN) no ano letivo 2015/2016, no âmbito da disciplina de Composição Coreográfica com alunos do 7º ano vocacional (11º ano do Ensino Regular). O objetivo principal prendia-se com a aplicação de estratégias que ajudassem os alunos a desenvolver competências ao nível da composição coreográfica, partindo dos conteúdos abordados na disciplina de História da Cultura e das Artes. Pretendia-se compreender e avaliar as possíveis mais-valias na utilização de conteúdos da área disciplinar da História da Cultura e das Artes (HCA) ao nível do Ensino de Secundário, como estímulo criativo para a disciplina de Composição do Ensino Artístico Vocacional de Dança. Partimos do pressuposto de que o desenvolvimento da criatividade e o domínio das ferramentas da composição coreográfica é hoje de uma importância incontornável na formação de futuros bailarinos. Ao bailarino contemporâneo é pedido que para além de bom executante, seja também criativo e capaz de participar no processo de criação com o coreógrafo. Acreditamos ainda que esta capacidade poderá ser potenciada por uma cultura geral e artística alargada. Assim, torna-se pertinente intervir ao nível das disciplinas de Composição Coreográfica, nomeadamente procurando estabelecer pontes entre estas e outras disciplinas que abordem conteúdos artísticos, como a História e Cultura das Artes. A investigação assentou na metodologia da investigação-ação apoiando-se em vários instrumentos de avaliação, como os diários de bordo, inquéritos aos alunos, grelhas de observação e registo audiovisual, os quais permitiram a recolha de dados, a orientação da estagiária no desenvolvimento do seu estudo, e uma reflexão contínua e o consequente redireccionamento de estratégias, sempre que considerado necessário.ABSTRACT: This internship of a professional nature and object of a final report appears as part of the Master in Dance Education (4th edition), provided by the Dance School of the Polytechnic Institute of Lisbon. The course aims to develop the skills of the students in the workplace in a Vocational Education School, on a perspective of professional development in artistic, scientific and relational domains. This report refers to the internship developed at the School of Dance of the National Conservatory (EDCN) in the academic year 2015/2016, under the Choreographic Composition course, with students from the 7th vocational year (11th year of the Regular Education). The main goal is the implementation of strategies that help students to develop skills in choreographic composition, starting from the contents covered in the discipline of History of Culture and Arts. The aim was to understand and evaluate the possible benefits in the use of the subject area of History of Culture and Arts contents (HCA) at the level of Secondary Education, as a creative stimulus to the discipline of Composition in Vocational Dance Artistic Education. The development of creativity and the control in the field of choreographic composition tools is now of an unavoidable importance in the formation of future dancers. The contemporary dancer is asked that besides being a good performer it is also necessary to be creative and able to participate in the creation process with the choreographer. We also believe that this capacity can be enhanced by general knowledge in Arts and Culture. Thus, it is appropriate to intervene at the level of Choreographic Composition disciplines, including seeking to establish bridges between these and other disciplines that address artistic content such as the History and Culture of Arts. The research was based on the research-action methodology relying on various assessment tools, such as logbooks, surveys of students, observation grids and audiovisual recording, which allowed the collection of data, the orientation of the intern in the development of the study, and frequent reflection and consequent redirection strategies, whenever deemed necessary.Duarte, IsabelGarcia, VitorRCIPLGameiro, Joana Rita Fagulha2017-12-18T15:56:11Z2016-11-142016-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7714TID:201343029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:13Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:35.770674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A história da cultura e das artes no desenvolvimento da criatividade em composição coreográfica : no 7º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa
title A história da cultura e das artes no desenvolvimento da criatividade em composição coreográfica : no 7º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa
spellingShingle A história da cultura e das artes no desenvolvimento da criatividade em composição coreográfica : no 7º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa
Gameiro, Joana Rita Fagulha
Composição coreográfica
Criatividade
Dança
Interdisciplinaridade
Choreographic composition
Creativity
Dance
Interdisciplinarity
title_short A história da cultura e das artes no desenvolvimento da criatividade em composição coreográfica : no 7º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa
title_full A história da cultura e das artes no desenvolvimento da criatividade em composição coreográfica : no 7º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa
title_fullStr A história da cultura e das artes no desenvolvimento da criatividade em composição coreográfica : no 7º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa
title_full_unstemmed A história da cultura e das artes no desenvolvimento da criatividade em composição coreográfica : no 7º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa
title_sort A história da cultura e das artes no desenvolvimento da criatividade em composição coreográfica : no 7º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa
author Gameiro, Joana Rita Fagulha
author_facet Gameiro, Joana Rita Fagulha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Isabel
Garcia, Vitor
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gameiro, Joana Rita Fagulha
dc.subject.por.fl_str_mv Composição coreográfica
Criatividade
Dança
Interdisciplinaridade
Choreographic composition
Creativity
Dance
Interdisciplinarity
topic Composição coreográfica
Criatividade
Dança
Interdisciplinaridade
Choreographic composition
Creativity
Dance
Interdisciplinarity
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-14
2016-11-14T00:00:00Z
2017-12-18T15:56:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/7714
TID:201343029
url http://hdl.handle.net/10400.21/7714
identifier_str_mv TID:201343029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133426144509952