Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria Aurora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Ana Manuela Faria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/32673
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_d6fcbfecee89afa5be8946858a09dbbb
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria AuroraNew contributions for the assessment of intelligence : the Aurora BatteryInteligênciaAvaliação cognitivaTeoria triárquicaBateria AuroraSobredotaçãoIntelligenceCognitive assessmentTriarchic theoryAurora batteryGiftedness159.95Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaA avaliação da inteligência representa um dos domínios mais divulgados e controversos da Psicologia. Em resposta às críticas aos testes clássicos de inteligência emergiu a Bateria Aurora, destinada a crianças na faixa etária dos 9-12 anos e enquadrada na Teoria Triárquica de Robert Sternberg. Esta bateria visa o diagnóstico da sobredotação através da avaliação da inteligência prática, analítica e criativa, apresentando itens figurativos, verbais e numéricos. Este trabalho descreve os procedimentos considerados na adaptação portuguesa do instrumento, assim como resultados da validação. A amostra (N = 220) foi constituída por alunos do 4º ao 7º ano de escolaridade, provenientes de escolas públicas e privadas do distrito de Braga. Os resultados obtidos apontam para correlações positivas e moderadas entre o desempenho nos subtestes e rendimento académico dos alunos, servindo de indicador da validade preditiva da bateria. Verificam-se algumas fragilidades na replicação do modelo multidimensional da bateria. Os fatores isolados não agrupam os subtestes em função das duas inteligências avaliadas (analítica e prática), nem em função do conteúdo dos itens. Neste sentido, importa realizar novos estudos considerando amostras mais amplas e avançando na cotação dos subtestes de inteligência criativa, tendo em vista aprofundar as propriedades psicométricas da versão portuguesa da Bateria Aurora.Intelligence assessment is one of the most widespread and controversial domains in Psychology. The Aurora Battery emerged as an attempt to overcome the limitations of traditional intelligence tests. This battery, designed for children roughly 9 to 12 years of age, is grounded in Robert Sternberg’s Thiarchic Theory and aims to assess giftedness in the domains of analytical, creative and practical intelligence. Subtests also include a broad range of item types: verbal, numerical and figurative. In this study, we describe the procedures conducted in the adaptation and validation of the Aurora Battery in Portugal. The sample included 220 students from 4th to7th grade, attending public and private schools located in the district of Braga. The results show positive and moderate correlations between academic achievement and scores in the subtests, indicating predictive validity of the Battery. Nevertheless, results highlight some weaknesses in replicating the multidimensional model of the Battery. Factor analysis does not group subtests according to the two theoretically assessed dimensions of intelligence (analytical and practical intelligence), neither to items content. Further studies focused on the scoring of creative intelligence subtests and with broader samples are needed, providing more information on the psychometric properties of the Portuguese version of the Aurora Battery.Almeida, Leandro S.Cruz, José Fernando A.Universidade do MinhoSalgado, Ana Manuela Faria20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32673por201156741info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:07.369576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria Aurora
New contributions for the assessment of intelligence : the Aurora Battery
title Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria Aurora
spellingShingle Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria Aurora
Salgado, Ana Manuela Faria
Inteligência
Avaliação cognitiva
Teoria triárquica
Bateria Aurora
Sobredotação
Intelligence
Cognitive assessment
Triarchic theory
Aurora battery
Giftedness
159.95
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria Aurora
title_full Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria Aurora
title_fullStr Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria Aurora
title_full_unstemmed Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria Aurora
title_sort Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria Aurora
author Salgado, Ana Manuela Faria
author_facet Salgado, Ana Manuela Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Leandro S.
Cruz, José Fernando A.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Ana Manuela Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência
Avaliação cognitiva
Teoria triárquica
Bateria Aurora
Sobredotação
Intelligence
Cognitive assessment
Triarchic theory
Aurora battery
Giftedness
159.95
Ciências Sociais::Psicologia
topic Inteligência
Avaliação cognitiva
Teoria triárquica
Bateria Aurora
Sobredotação
Intelligence
Cognitive assessment
Triarchic theory
Aurora battery
Giftedness
159.95
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/32673
url http://hdl.handle.net/1822/32673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201156741
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132583207895040