Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria Aurora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/32673 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_d6fcbfecee89afa5be8946858a09dbbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32673 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria AuroraNew contributions for the assessment of intelligence : the Aurora BatteryInteligênciaAvaliação cognitivaTeoria triárquicaBateria AuroraSobredotaçãoIntelligenceCognitive assessmentTriarchic theoryAurora batteryGiftedness159.95Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaA avaliação da inteligência representa um dos domínios mais divulgados e controversos da Psicologia. Em resposta às críticas aos testes clássicos de inteligência emergiu a Bateria Aurora, destinada a crianças na faixa etária dos 9-12 anos e enquadrada na Teoria Triárquica de Robert Sternberg. Esta bateria visa o diagnóstico da sobredotação através da avaliação da inteligência prática, analítica e criativa, apresentando itens figurativos, verbais e numéricos. Este trabalho descreve os procedimentos considerados na adaptação portuguesa do instrumento, assim como resultados da validação. A amostra (N = 220) foi constituída por alunos do 4º ao 7º ano de escolaridade, provenientes de escolas públicas e privadas do distrito de Braga. Os resultados obtidos apontam para correlações positivas e moderadas entre o desempenho nos subtestes e rendimento académico dos alunos, servindo de indicador da validade preditiva da bateria. Verificam-se algumas fragilidades na replicação do modelo multidimensional da bateria. Os fatores isolados não agrupam os subtestes em função das duas inteligências avaliadas (analítica e prática), nem em função do conteúdo dos itens. Neste sentido, importa realizar novos estudos considerando amostras mais amplas e avançando na cotação dos subtestes de inteligência criativa, tendo em vista aprofundar as propriedades psicométricas da versão portuguesa da Bateria Aurora.Intelligence assessment is one of the most widespread and controversial domains in Psychology. The Aurora Battery emerged as an attempt to overcome the limitations of traditional intelligence tests. This battery, designed for children roughly 9 to 12 years of age, is grounded in Robert Sternberg’s Thiarchic Theory and aims to assess giftedness in the domains of analytical, creative and practical intelligence. Subtests also include a broad range of item types: verbal, numerical and figurative. In this study, we describe the procedures conducted in the adaptation and validation of the Aurora Battery in Portugal. The sample included 220 students from 4th to7th grade, attending public and private schools located in the district of Braga. The results show positive and moderate correlations between academic achievement and scores in the subtests, indicating predictive validity of the Battery. Nevertheless, results highlight some weaknesses in replicating the multidimensional model of the Battery. Factor analysis does not group subtests according to the two theoretically assessed dimensions of intelligence (analytical and practical intelligence), neither to items content. Further studies focused on the scoring of creative intelligence subtests and with broader samples are needed, providing more information on the psychometric properties of the Portuguese version of the Aurora Battery.Almeida, Leandro S.Cruz, José Fernando A.Universidade do MinhoSalgado, Ana Manuela Faria20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32673por201156741info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:07.369576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria Aurora New contributions for the assessment of intelligence : the Aurora Battery |
title |
Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria Aurora |
spellingShingle |
Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria Aurora Salgado, Ana Manuela Faria Inteligência Avaliação cognitiva Teoria triárquica Bateria Aurora Sobredotação Intelligence Cognitive assessment Triarchic theory Aurora battery Giftedness 159.95 Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria Aurora |
title_full |
Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria Aurora |
title_fullStr |
Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria Aurora |
title_full_unstemmed |
Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria Aurora |
title_sort |
Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria Aurora |
author |
Salgado, Ana Manuela Faria |
author_facet |
Salgado, Ana Manuela Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Leandro S. Cruz, José Fernando A. Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgado, Ana Manuela Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência Avaliação cognitiva Teoria triárquica Bateria Aurora Sobredotação Intelligence Cognitive assessment Triarchic theory Aurora battery Giftedness 159.95 Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Inteligência Avaliação cognitiva Teoria triárquica Bateria Aurora Sobredotação Intelligence Cognitive assessment Triarchic theory Aurora battery Giftedness 159.95 Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/32673 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/32673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201156741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132583207895040 |