Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, João Miguel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/704
Resumo: O estudo que ora se apresenta avalia a percepção de risco por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância do concelho da Maia. A avaliação da percepção foi realizada através de inquérito por questionário. No questionário são abordados temas como a formação que os inquiridos obtiveram, a tipologia dos acidentes ocorridos com as crianças, as condições estruturais do jardim-de-infância, os recreios, materiais e equipamentos, riscos eléctricos e organização de emergência. O grupo referente à segurança, higiene e saúde nos jardins-de-infância, que se encontra no questionário, foi estruturado com base na legislação e documentação de referência. A amostra recolhida diz respeito a 8 jardins-de-infância, tendo sido respondido por 34 educadoras de infância e 34 auxiliares de acção educativa. Constituíram objectivos deste estudo, verificar a percepção de risco por parte das educadoras de infância e das auxiliares de acção educativa; verificar diferenças de percepção de risco entre as educadoras de infância e as auxiliares de acção educativa sobre os diferentes temas; analisar a influência da formação recebida, idade, experiência profissional e categoria profissional na percepção do risco; Identificar qual o tema em que a amostra demonstra menos domínio. Após a análise dos resultados verificou-se que percepção das educadoras de infância e auxiliares de acção educativa era elevada, não se verificando diferenças significativamente entre as duas categorias profissionais, nem entre quem teve formação com não teve.
id RCAP_d700a90008d81c2b403527c8d3097ddf
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/704
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infânciaPercepção do riscoAcidentes/incidentesActividade escolarEspaçosComponente educaçãoJardim-de-infânciaRisk perceptionAccidents/incidentsSchool activitySpacesEducationKindergartenO estudo que ora se apresenta avalia a percepção de risco por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância do concelho da Maia. A avaliação da percepção foi realizada através de inquérito por questionário. No questionário são abordados temas como a formação que os inquiridos obtiveram, a tipologia dos acidentes ocorridos com as crianças, as condições estruturais do jardim-de-infância, os recreios, materiais e equipamentos, riscos eléctricos e organização de emergência. O grupo referente à segurança, higiene e saúde nos jardins-de-infância, que se encontra no questionário, foi estruturado com base na legislação e documentação de referência. A amostra recolhida diz respeito a 8 jardins-de-infância, tendo sido respondido por 34 educadoras de infância e 34 auxiliares de acção educativa. Constituíram objectivos deste estudo, verificar a percepção de risco por parte das educadoras de infância e das auxiliares de acção educativa; verificar diferenças de percepção de risco entre as educadoras de infância e as auxiliares de acção educativa sobre os diferentes temas; analisar a influência da formação recebida, idade, experiência profissional e categoria profissional na percepção do risco; Identificar qual o tema em que a amostra demonstra menos domínio. Após a análise dos resultados verificou-se que percepção das educadoras de infância e auxiliares de acção educativa era elevada, não se verificando diferenças significativamente entre as duas categorias profissionais, nem entre quem teve formação com não teve.The study being presented evaluates the perception of risk by education professionals of the kindergarten school system in the Maia district. The evaluation was achieved through a questionnaire survey. This questionnaire addresses issues such as the education the subjects had, the types of accidents occurred with the children, the structural conditions of the kindergarten, the playgrounds, materials and equipments, electrical hazards and emergency procedures. The group referring to safety, hygiene and health mentioned in the questionnaire was structured based on the legislation and reference documentation. The samples refer to 8 kindergartens, having been answered by 34 kindergarten teachers and 34 assistants in education. This study involves verifying the perception of risk by the kindergarten teachers and the assistants in education of the different issues, analyzing the influence of the education received, age, professional experience and professional category in risk perception. Identifying which item the samples have most trouble with. After analyzing the results the conclusion is that both the kindergarten teachers and the assistants in education show a high level of knowledge, with no apparent difference between the two professional categories or who had the highest level of education.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do PortoAzevedo, Rui Pedro LabrinchaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTavares, João Miguel2012-09-26T14:51:50Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/704porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:40:16Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:22:09.284637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância
title Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância
spellingShingle Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância
Tavares, João Miguel
Percepção do risco
Acidentes/incidentes
Actividade escolar
Espaços
Componente educação
Jardim-de-infância
Risk perception
Accidents/incidents
School activity
Spaces
Education
Kindergarten
title_short Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância
title_full Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância
title_fullStr Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância
title_full_unstemmed Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância
title_sort Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância
author Tavares, João Miguel
author_facet Tavares, João Miguel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Rui Pedro Labrincha
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, João Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção do risco
Acidentes/incidentes
Actividade escolar
Espaços
Componente educação
Jardim-de-infância
Risk perception
Accidents/incidents
School activity
Spaces
Education
Kindergarten
topic Percepção do risco
Acidentes/incidentes
Actividade escolar
Espaços
Componente educação
Jardim-de-infância
Risk perception
Accidents/incidents
School activity
Spaces
Education
Kindergarten
description O estudo que ora se apresenta avalia a percepção de risco por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância do concelho da Maia. A avaliação da percepção foi realizada através de inquérito por questionário. No questionário são abordados temas como a formação que os inquiridos obtiveram, a tipologia dos acidentes ocorridos com as crianças, as condições estruturais do jardim-de-infância, os recreios, materiais e equipamentos, riscos eléctricos e organização de emergência. O grupo referente à segurança, higiene e saúde nos jardins-de-infância, que se encontra no questionário, foi estruturado com base na legislação e documentação de referência. A amostra recolhida diz respeito a 8 jardins-de-infância, tendo sido respondido por 34 educadoras de infância e 34 auxiliares de acção educativa. Constituíram objectivos deste estudo, verificar a percepção de risco por parte das educadoras de infância e das auxiliares de acção educativa; verificar diferenças de percepção de risco entre as educadoras de infância e as auxiliares de acção educativa sobre os diferentes temas; analisar a influência da formação recebida, idade, experiência profissional e categoria profissional na percepção do risco; Identificar qual o tema em que a amostra demonstra menos domínio. Após a análise dos resultados verificou-se que percepção das educadoras de infância e auxiliares de acção educativa era elevada, não se verificando diferenças significativamente entre as duas categorias profissionais, nem entre quem teve formação com não teve.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-09-26T14:51:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/704
url http://hdl.handle.net/10400.22/704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131316801765376