Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/704 |
Resumo: | O estudo que ora se apresenta avalia a percepção de risco por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância do concelho da Maia. A avaliação da percepção foi realizada através de inquérito por questionário. No questionário são abordados temas como a formação que os inquiridos obtiveram, a tipologia dos acidentes ocorridos com as crianças, as condições estruturais do jardim-de-infância, os recreios, materiais e equipamentos, riscos eléctricos e organização de emergência. O grupo referente à segurança, higiene e saúde nos jardins-de-infância, que se encontra no questionário, foi estruturado com base na legislação e documentação de referência. A amostra recolhida diz respeito a 8 jardins-de-infância, tendo sido respondido por 34 educadoras de infância e 34 auxiliares de acção educativa. Constituíram objectivos deste estudo, verificar a percepção de risco por parte das educadoras de infância e das auxiliares de acção educativa; verificar diferenças de percepção de risco entre as educadoras de infância e as auxiliares de acção educativa sobre os diferentes temas; analisar a influência da formação recebida, idade, experiência profissional e categoria profissional na percepção do risco; Identificar qual o tema em que a amostra demonstra menos domínio. Após a análise dos resultados verificou-se que percepção das educadoras de infância e auxiliares de acção educativa era elevada, não se verificando diferenças significativamente entre as duas categorias profissionais, nem entre quem teve formação com não teve. |
id |
RCAP_d700a90008d81c2b403527c8d3097ddf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/704 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infânciaPercepção do riscoAcidentes/incidentesActividade escolarEspaçosComponente educaçãoJardim-de-infânciaRisk perceptionAccidents/incidentsSchool activitySpacesEducationKindergartenO estudo que ora se apresenta avalia a percepção de risco por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância do concelho da Maia. A avaliação da percepção foi realizada através de inquérito por questionário. No questionário são abordados temas como a formação que os inquiridos obtiveram, a tipologia dos acidentes ocorridos com as crianças, as condições estruturais do jardim-de-infância, os recreios, materiais e equipamentos, riscos eléctricos e organização de emergência. O grupo referente à segurança, higiene e saúde nos jardins-de-infância, que se encontra no questionário, foi estruturado com base na legislação e documentação de referência. A amostra recolhida diz respeito a 8 jardins-de-infância, tendo sido respondido por 34 educadoras de infância e 34 auxiliares de acção educativa. Constituíram objectivos deste estudo, verificar a percepção de risco por parte das educadoras de infância e das auxiliares de acção educativa; verificar diferenças de percepção de risco entre as educadoras de infância e as auxiliares de acção educativa sobre os diferentes temas; analisar a influência da formação recebida, idade, experiência profissional e categoria profissional na percepção do risco; Identificar qual o tema em que a amostra demonstra menos domínio. Após a análise dos resultados verificou-se que percepção das educadoras de infância e auxiliares de acção educativa era elevada, não se verificando diferenças significativamente entre as duas categorias profissionais, nem entre quem teve formação com não teve.The study being presented evaluates the perception of risk by education professionals of the kindergarten school system in the Maia district. The evaluation was achieved through a questionnaire survey. This questionnaire addresses issues such as the education the subjects had, the types of accidents occurred with the children, the structural conditions of the kindergarten, the playgrounds, materials and equipments, electrical hazards and emergency procedures. The group referring to safety, hygiene and health mentioned in the questionnaire was structured based on the legislation and reference documentation. The samples refer to 8 kindergartens, having been answered by 34 kindergarten teachers and 34 assistants in education. This study involves verifying the perception of risk by the kindergarten teachers and the assistants in education of the different issues, analyzing the influence of the education received, age, professional experience and professional category in risk perception. Identifying which item the samples have most trouble with. After analyzing the results the conclusion is that both the kindergarten teachers and the assistants in education show a high level of knowledge, with no apparent difference between the two professional categories or who had the highest level of education.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do PortoAzevedo, Rui Pedro LabrinchaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTavares, João Miguel2012-09-26T14:51:50Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/704porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:40:16Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:22:09.284637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância |
title |
Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância |
spellingShingle |
Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância Tavares, João Miguel Percepção do risco Acidentes/incidentes Actividade escolar Espaços Componente educação Jardim-de-infância Risk perception Accidents/incidents School activity Spaces Education Kindergarten |
title_short |
Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância |
title_full |
Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância |
title_fullStr |
Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância |
title_full_unstemmed |
Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância |
title_sort |
Avaliação da percepção do risco associado à segurança por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância |
author |
Tavares, João Miguel |
author_facet |
Tavares, João Miguel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Rui Pedro Labrincha Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, João Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção do risco Acidentes/incidentes Actividade escolar Espaços Componente educação Jardim-de-infância Risk perception Accidents/incidents School activity Spaces Education Kindergarten |
topic |
Percepção do risco Acidentes/incidentes Actividade escolar Espaços Componente educação Jardim-de-infância Risk perception Accidents/incidents School activity Spaces Education Kindergarten |
description |
O estudo que ora se apresenta avalia a percepção de risco por parte dos profissionais de educação em jardins-de-infância do concelho da Maia. A avaliação da percepção foi realizada através de inquérito por questionário. No questionário são abordados temas como a formação que os inquiridos obtiveram, a tipologia dos acidentes ocorridos com as crianças, as condições estruturais do jardim-de-infância, os recreios, materiais e equipamentos, riscos eléctricos e organização de emergência. O grupo referente à segurança, higiene e saúde nos jardins-de-infância, que se encontra no questionário, foi estruturado com base na legislação e documentação de referência. A amostra recolhida diz respeito a 8 jardins-de-infância, tendo sido respondido por 34 educadoras de infância e 34 auxiliares de acção educativa. Constituíram objectivos deste estudo, verificar a percepção de risco por parte das educadoras de infância e das auxiliares de acção educativa; verificar diferenças de percepção de risco entre as educadoras de infância e as auxiliares de acção educativa sobre os diferentes temas; analisar a influência da formação recebida, idade, experiência profissional e categoria profissional na percepção do risco; Identificar qual o tema em que a amostra demonstra menos domínio. Após a análise dos resultados verificou-se que percepção das educadoras de infância e auxiliares de acção educativa era elevada, não se verificando diferenças significativamente entre as duas categorias profissionais, nem entre quem teve formação com não teve. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-09-26T14:51:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/704 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131316801765376 |