Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26213 |
Resumo: | O presente estudo tem como principais objetivos aprofundar os estudos de duas escalas, adaptadas para português, a Escala de Clima da Escola (Guerra & Melo, 2017) versão portuguesa do Delaware School Climate Survey – Student (Bear, Hoslt, Lisboa, Chen, Yang & Chen, 2015) e a Escala de Avaliação do Sentimento de Pertença à Escola (Nobre Lima & Duarte Ventura, 2016), versão portuguesa da escala Psychological Sense of School Membership (Goodenow,1993); e analisar a perceção de Clima de Escola e Sentimento de Pertença junto de alunos/as que frequentem o 7º, 8º e 9º ano de 4 escolas da região de Évora em função de variáveis sociodemográficas como o sexo, a idade, o ano de escolaridade, as reprovações em anos anteriores e a participação em atividades extracurriculares. Os resultados da análise psicométrica das escalas permitiram verificar que medem os constructos de forma válida e fiável. Os resultados da análise inferencial mostram o impacto do Clima de Escola na perceção de segurança, cumprimento das regras e respeito pela diversidade, apontando ainda para a influência da relação professor-aluno na promoção de um clima de escola positivo. Relativamente ao Sentimento de Pertença à escola, os resultados principais indicam que quando os/as alunos/as participam em atividades extracurriculares, têm um maior sentimento de pertença; Abstract: A Look at school: perception of School Climate and Feeling of School Membership . A study with students of the 3rd Cycle The present study has as main objective to deepen the studies of adaptation of two scales adapted to Portuguese, Escala de Clima da Escola (Guerra & Melo, 2017) Portuguese version of the Delaware School Climate Survey - Student (Bear, Hoslt, Lisboa, Chen, Yang & Chen, 2015) and the Escala de Avaliação do Sentimento de Pertença à Escola (Nobre Lima & Duarte Ventura, 2016), Portuguese version of the Psychological Sense of School Membership (Goodenow, 1993); and analyze the perception of Clima da Escola e Sentimento de Pertença with students who attend the 7th, 8th and 9th grade of 4 schools in the region of Évora, according to sociodemographic variables such as gender, age, school year, disapprovals in previous years and participation in extracurricular activities. The results of the psychometric analysis of the scales allowed to verify that they measure the constructs validly and reliably. The results of the inferential analysis show the impact of school climate on the perception of safety, compliance with rules and respect for diversity, also pointing to the influence of the teacher-student relationship in the promotion of a positive school climate. Regarding the sense of school membership, the main results indicate that when students participate in extracurricular activities, when students participate in extracurricular activities, they have a biggest sense of belonging. |
id |
RCAP_d707cd2ca3a639818a5cb6f5b9b4a72b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/26213 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básicoClima de EscolaSentimento de Pertença à escolaEnvolvimento AcadémicoGostar da escolaRespeitoSchool ClimateFeeling of School MembershipAcademic InvolvementLike schoolRespectO presente estudo tem como principais objetivos aprofundar os estudos de duas escalas, adaptadas para português, a Escala de Clima da Escola (Guerra & Melo, 2017) versão portuguesa do Delaware School Climate Survey – Student (Bear, Hoslt, Lisboa, Chen, Yang & Chen, 2015) e a Escala de Avaliação do Sentimento de Pertença à Escola (Nobre Lima & Duarte Ventura, 2016), versão portuguesa da escala Psychological Sense of School Membership (Goodenow,1993); e analisar a perceção de Clima de Escola e Sentimento de Pertença junto de alunos/as que frequentem o 7º, 8º e 9º ano de 4 escolas da região de Évora em função de variáveis sociodemográficas como o sexo, a idade, o ano de escolaridade, as reprovações em anos anteriores e a participação em atividades extracurriculares. Os resultados da análise psicométrica das escalas permitiram verificar que medem os constructos de forma válida e fiável. Os resultados da análise inferencial mostram o impacto do Clima de Escola na perceção de segurança, cumprimento das regras e respeito pela diversidade, apontando ainda para a influência da relação professor-aluno na promoção de um clima de escola positivo. Relativamente ao Sentimento de Pertença à escola, os resultados principais indicam que quando os/as alunos/as participam em atividades extracurriculares, têm um maior sentimento de pertença; Abstract: A Look at school: perception of School Climate and Feeling of School Membership . A study with students of the 3rd Cycle The present study has as main objective to deepen the studies of adaptation of two scales adapted to Portuguese, Escala de Clima da Escola (Guerra & Melo, 2017) Portuguese version of the Delaware School Climate Survey - Student (Bear, Hoslt, Lisboa, Chen, Yang & Chen, 2015) and the Escala de Avaliação do Sentimento de Pertença à Escola (Nobre Lima & Duarte Ventura, 2016), Portuguese version of the Psychological Sense of School Membership (Goodenow, 1993); and analyze the perception of Clima da Escola e Sentimento de Pertença with students who attend the 7th, 8th and 9th grade of 4 schools in the region of Évora, according to sociodemographic variables such as gender, age, school year, disapprovals in previous years and participation in extracurricular activities. The results of the psychometric analysis of the scales allowed to verify that they measure the constructs validly and reliably. The results of the inferential analysis show the impact of school climate on the perception of safety, compliance with rules and respect for diversity, also pointing to the influence of the teacher-student relationship in the promotion of a positive school climate. Regarding the sense of school membership, the main results indicate that when students participate in extracurricular activities, when students participate in extracurricular activities, they have a biggest sense of belonging.Universidade de Évora2020-01-03T10:34:39Z2020-01-032019-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26213http://hdl.handle.net/10174/26213TID:202338002porDepartamento de Psicologiadanielafmtmonte@gmail.com681Monte, Daniela Filipa Marques Trularu doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:20:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:34.832663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básico |
title |
Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básico Monte, Daniela Filipa Marques Trularu do Clima de Escola Sentimento de Pertença à escola Envolvimento Académico Gostar da escola Respeito School Climate Feeling of School Membership Academic Involvement Like school Respect |
title_short |
Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básico |
title_full |
Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básico |
author |
Monte, Daniela Filipa Marques Trularu do |
author_facet |
Monte, Daniela Filipa Marques Trularu do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monte, Daniela Filipa Marques Trularu do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clima de Escola Sentimento de Pertença à escola Envolvimento Académico Gostar da escola Respeito School Climate Feeling of School Membership Academic Involvement Like school Respect |
topic |
Clima de Escola Sentimento de Pertença à escola Envolvimento Académico Gostar da escola Respeito School Climate Feeling of School Membership Academic Involvement Like school Respect |
description |
O presente estudo tem como principais objetivos aprofundar os estudos de duas escalas, adaptadas para português, a Escala de Clima da Escola (Guerra & Melo, 2017) versão portuguesa do Delaware School Climate Survey – Student (Bear, Hoslt, Lisboa, Chen, Yang & Chen, 2015) e a Escala de Avaliação do Sentimento de Pertença à Escola (Nobre Lima & Duarte Ventura, 2016), versão portuguesa da escala Psychological Sense of School Membership (Goodenow,1993); e analisar a perceção de Clima de Escola e Sentimento de Pertença junto de alunos/as que frequentem o 7º, 8º e 9º ano de 4 escolas da região de Évora em função de variáveis sociodemográficas como o sexo, a idade, o ano de escolaridade, as reprovações em anos anteriores e a participação em atividades extracurriculares. Os resultados da análise psicométrica das escalas permitiram verificar que medem os constructos de forma válida e fiável. Os resultados da análise inferencial mostram o impacto do Clima de Escola na perceção de segurança, cumprimento das regras e respeito pela diversidade, apontando ainda para a influência da relação professor-aluno na promoção de um clima de escola positivo. Relativamente ao Sentimento de Pertença à escola, os resultados principais indicam que quando os/as alunos/as participam em atividades extracurriculares, têm um maior sentimento de pertença; Abstract: A Look at school: perception of School Climate and Feeling of School Membership . A study with students of the 3rd Cycle The present study has as main objective to deepen the studies of adaptation of two scales adapted to Portuguese, Escala de Clima da Escola (Guerra & Melo, 2017) Portuguese version of the Delaware School Climate Survey - Student (Bear, Hoslt, Lisboa, Chen, Yang & Chen, 2015) and the Escala de Avaliação do Sentimento de Pertença à Escola (Nobre Lima & Duarte Ventura, 2016), Portuguese version of the Psychological Sense of School Membership (Goodenow, 1993); and analyze the perception of Clima da Escola e Sentimento de Pertença with students who attend the 7th, 8th and 9th grade of 4 schools in the region of Évora, according to sociodemographic variables such as gender, age, school year, disapprovals in previous years and participation in extracurricular activities. The results of the psychometric analysis of the scales allowed to verify that they measure the constructs validly and reliably. The results of the inferential analysis show the impact of school climate on the perception of safety, compliance with rules and respect for diversity, also pointing to the influence of the teacher-student relationship in the promotion of a positive school climate. Regarding the sense of school membership, the main results indicate that when students participate in extracurricular activities, when students participate in extracurricular activities, they have a biggest sense of belonging. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-29T00:00:00Z 2020-01-03T10:34:39Z 2020-01-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/26213 http://hdl.handle.net/10174/26213 TID:202338002 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/26213 |
identifier_str_mv |
TID:202338002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia danielafmtmonte@gmail.com 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551326270193664 |