Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monte, Daniela Filipa Marques Trularu do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26213
Resumo: O presente estudo tem como principais objetivos aprofundar os estudos de duas escalas, adaptadas para português, a Escala de Clima da Escola (Guerra & Melo, 2017) versão portuguesa do Delaware School Climate Survey – Student (Bear, Hoslt, Lisboa, Chen, Yang & Chen, 2015) e a Escala de Avaliação do Sentimento de Pertença à Escola (Nobre Lima & Duarte Ventura, 2016), versão portuguesa da escala Psychological Sense of School Membership (Goodenow,1993); e analisar a perceção de Clima de Escola e Sentimento de Pertença junto de alunos/as que frequentem o 7º, 8º e 9º ano de 4 escolas da região de Évora em função de variáveis sociodemográficas como o sexo, a idade, o ano de escolaridade, as reprovações em anos anteriores e a participação em atividades extracurriculares. Os resultados da análise psicométrica das escalas permitiram verificar que medem os constructos de forma válida e fiável. Os resultados da análise inferencial mostram o impacto do Clima de Escola na perceção de segurança, cumprimento das regras e respeito pela diversidade, apontando ainda para a influência da relação professor-aluno na promoção de um clima de escola positivo. Relativamente ao Sentimento de Pertença à escola, os resultados principais indicam que quando os/as alunos/as participam em atividades extracurriculares, têm um maior sentimento de pertença; Abstract: A Look at school: perception of School Climate and Feeling of School Membership . A study with students of the 3rd Cycle The present study has as main objective to deepen the studies of adaptation of two scales adapted to Portuguese, Escala de Clima da Escola (Guerra & Melo, 2017) Portuguese version of the Delaware School Climate Survey - Student (Bear, Hoslt, Lisboa, Chen, Yang & Chen, 2015) and the Escala de Avaliação do Sentimento de Pertença à Escola (Nobre Lima & Duarte Ventura, 2016), Portuguese version of the Psychological Sense of School Membership (Goodenow, 1993); and analyze the perception of Clima da Escola e Sentimento de Pertença with students who attend the 7th, 8th and 9th grade of 4 schools in the region of Évora, according to sociodemographic variables such as gender, age, school year, disapprovals in previous years and participation in extracurricular activities. The results of the psychometric analysis of the scales allowed to verify that they measure the constructs validly and reliably. The results of the inferential analysis show the impact of school climate on the perception of safety, compliance with rules and respect for diversity, also pointing to the influence of the teacher-student relationship in the promotion of a positive school climate. Regarding the sense of school membership, the main results indicate that when students participate in extracurricular activities, when students participate in extracurricular activities, they have a biggest sense of belonging.
id RCAP_d707cd2ca3a639818a5cb6f5b9b4a72b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26213
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básicoClima de EscolaSentimento de Pertença à escolaEnvolvimento AcadémicoGostar da escolaRespeitoSchool ClimateFeeling of School MembershipAcademic InvolvementLike schoolRespectO presente estudo tem como principais objetivos aprofundar os estudos de duas escalas, adaptadas para português, a Escala de Clima da Escola (Guerra & Melo, 2017) versão portuguesa do Delaware School Climate Survey – Student (Bear, Hoslt, Lisboa, Chen, Yang & Chen, 2015) e a Escala de Avaliação do Sentimento de Pertença à Escola (Nobre Lima & Duarte Ventura, 2016), versão portuguesa da escala Psychological Sense of School Membership (Goodenow,1993); e analisar a perceção de Clima de Escola e Sentimento de Pertença junto de alunos/as que frequentem o 7º, 8º e 9º ano de 4 escolas da região de Évora em função de variáveis sociodemográficas como o sexo, a idade, o ano de escolaridade, as reprovações em anos anteriores e a participação em atividades extracurriculares. Os resultados da análise psicométrica das escalas permitiram verificar que medem os constructos de forma válida e fiável. Os resultados da análise inferencial mostram o impacto do Clima de Escola na perceção de segurança, cumprimento das regras e respeito pela diversidade, apontando ainda para a influência da relação professor-aluno na promoção de um clima de escola positivo. Relativamente ao Sentimento de Pertença à escola, os resultados principais indicam que quando os/as alunos/as participam em atividades extracurriculares, têm um maior sentimento de pertença; Abstract: A Look at school: perception of School Climate and Feeling of School Membership . A study with students of the 3rd Cycle The present study has as main objective to deepen the studies of adaptation of two scales adapted to Portuguese, Escala de Clima da Escola (Guerra & Melo, 2017) Portuguese version of the Delaware School Climate Survey - Student (Bear, Hoslt, Lisboa, Chen, Yang & Chen, 2015) and the Escala de Avaliação do Sentimento de Pertença à Escola (Nobre Lima & Duarte Ventura, 2016), Portuguese version of the Psychological Sense of School Membership (Goodenow, 1993); and analyze the perception of Clima da Escola e Sentimento de Pertença with students who attend the 7th, 8th and 9th grade of 4 schools in the region of Évora, according to sociodemographic variables such as gender, age, school year, disapprovals in previous years and participation in extracurricular activities. The results of the psychometric analysis of the scales allowed to verify that they measure the constructs validly and reliably. The results of the inferential analysis show the impact of school climate on the perception of safety, compliance with rules and respect for diversity, also pointing to the influence of the teacher-student relationship in the promotion of a positive school climate. Regarding the sense of school membership, the main results indicate that when students participate in extracurricular activities, when students participate in extracurricular activities, they have a biggest sense of belonging.Universidade de Évora2020-01-03T10:34:39Z2020-01-032019-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26213http://hdl.handle.net/10174/26213TID:202338002porDepartamento de Psicologiadanielafmtmonte@gmail.com681Monte, Daniela Filipa Marques Trularu doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:20:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:34.832663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básico
title Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básico
spellingShingle Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básico
Monte, Daniela Filipa Marques Trularu do
Clima de Escola
Sentimento de Pertença à escola
Envolvimento Académico
Gostar da escola
Respeito
School Climate
Feeling of School Membership
Academic Involvement
Like school
Respect
title_short Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básico
title_full Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básico
title_fullStr Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básico
title_sort Olhar a escola: preceção de clima escolar e sentimento de pertença. Um estudo com alunos/as de 3º ciclo do ensino básico
author Monte, Daniela Filipa Marques Trularu do
author_facet Monte, Daniela Filipa Marques Trularu do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monte, Daniela Filipa Marques Trularu do
dc.subject.por.fl_str_mv Clima de Escola
Sentimento de Pertença à escola
Envolvimento Académico
Gostar da escola
Respeito
School Climate
Feeling of School Membership
Academic Involvement
Like school
Respect
topic Clima de Escola
Sentimento de Pertença à escola
Envolvimento Académico
Gostar da escola
Respeito
School Climate
Feeling of School Membership
Academic Involvement
Like school
Respect
description O presente estudo tem como principais objetivos aprofundar os estudos de duas escalas, adaptadas para português, a Escala de Clima da Escola (Guerra & Melo, 2017) versão portuguesa do Delaware School Climate Survey – Student (Bear, Hoslt, Lisboa, Chen, Yang & Chen, 2015) e a Escala de Avaliação do Sentimento de Pertença à Escola (Nobre Lima & Duarte Ventura, 2016), versão portuguesa da escala Psychological Sense of School Membership (Goodenow,1993); e analisar a perceção de Clima de Escola e Sentimento de Pertença junto de alunos/as que frequentem o 7º, 8º e 9º ano de 4 escolas da região de Évora em função de variáveis sociodemográficas como o sexo, a idade, o ano de escolaridade, as reprovações em anos anteriores e a participação em atividades extracurriculares. Os resultados da análise psicométrica das escalas permitiram verificar que medem os constructos de forma válida e fiável. Os resultados da análise inferencial mostram o impacto do Clima de Escola na perceção de segurança, cumprimento das regras e respeito pela diversidade, apontando ainda para a influência da relação professor-aluno na promoção de um clima de escola positivo. Relativamente ao Sentimento de Pertença à escola, os resultados principais indicam que quando os/as alunos/as participam em atividades extracurriculares, têm um maior sentimento de pertença; Abstract: A Look at school: perception of School Climate and Feeling of School Membership . A study with students of the 3rd Cycle The present study has as main objective to deepen the studies of adaptation of two scales adapted to Portuguese, Escala de Clima da Escola (Guerra & Melo, 2017) Portuguese version of the Delaware School Climate Survey - Student (Bear, Hoslt, Lisboa, Chen, Yang & Chen, 2015) and the Escala de Avaliação do Sentimento de Pertença à Escola (Nobre Lima & Duarte Ventura, 2016), Portuguese version of the Psychological Sense of School Membership (Goodenow, 1993); and analyze the perception of Clima da Escola e Sentimento de Pertença with students who attend the 7th, 8th and 9th grade of 4 schools in the region of Évora, according to sociodemographic variables such as gender, age, school year, disapprovals in previous years and participation in extracurricular activities. The results of the psychometric analysis of the scales allowed to verify that they measure the constructs validly and reliably. The results of the inferential analysis show the impact of school climate on the perception of safety, compliance with rules and respect for diversity, also pointing to the influence of the teacher-student relationship in the promotion of a positive school climate. Regarding the sense of school membership, the main results indicate that when students participate in extracurricular activities, when students participate in extracurricular activities, they have a biggest sense of belonging.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29T00:00:00Z
2020-01-03T10:34:39Z
2020-01-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26213
http://hdl.handle.net/10174/26213
TID:202338002
url http://hdl.handle.net/10174/26213
identifier_str_mv TID:202338002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
danielafmtmonte@gmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551326270193664