Associações entre o bem-estar psicológico e o sentimento de pertença à escola na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Catarina Raquel Duarte
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/33118
Resumo: Dissertação de mestrado em Temas da Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling Associações entre o bem-estar psicológico e o sentimento de pertença à escola na adolescênciaSentimento de pertença à escolaBem-estar psicológicoAdolescentesDissertação de mestrado em Temas da Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO bem-estar psicológico encontra-se associado a variáveis do funcionamento psicológico, como a autoestima e a regulação emocional. Relativamente a outras associações, continua a ser importante investigar sobre a relação entre o bem-estar psicológico e aspetos concretos da vida escolar dos adolescentes, como o seu sentimento de pertença à escola. Por outro lado, a pesquisa sobre o sentimento de pertença à escola tem sido limitada no nosso país, especialmente devido à inexistência de um instrumento de medida validado para a população portuguesa. A presente investigação teve como principal objetivo proceder à tradução e adaptação da Psychological Sense of School Membership (PSSM) desenvolvida por Carol Goodenow (1993), permitindo um maior conhecimento acerca do sentimento de pertença à escola e o estudo da relação que este estabelece com o bem-estar psicológico. Fizeram parte da amostra 642 adolescentes de ambos os sexos (46,7% rapazes; 53,3% raparigas), com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos (M=14,6; DP=1,80), a frequentarem o ensino básico e secundário em escolas da região Centro de Portugal.Os resultados obtidos vão ao encontro do descrito na literatura científica, registando-se diferenças significativas no bem estar-psicológico dos dois sexos, dos grupos etários, dos níveis de escolaridade, dos subsistemas de ensino, das área de residência, dos níveis socioeconómicos (NSE) e da frequência de atividades extracurriculares (AEC) Não se observaram diferenças entre os sexos nem entre os diferentes NSE no que se refere ao sentimento de pertença à escola. Contudo, verificaram-se diferenças significativas no sentimento de pertença dos diferentes grupos etários, níveis de escolaridade, subsistemas de ensino, áreas de residência e frequência de AEC. A análise correlacional permitiu demonstrar que existe uma forte correlação positiva entre o bem-estar psicológico e o sentimento de pertença à escola. A análise de regressão permitiu perceber que o sentimento de pertença à escola tem um efeito preditor do bem-estar psicológico dos adolescentes e que esse efeito é maior no 3.º ciclo e no ensino particular. Estas evidências sugerem que o sentimento de pertença à escola é um importante instrumento de investigação e de intervenção socioeducativa.Psychological well-being is associated with variables of psychological functioning, such as self-esteem and emotional regulation. However, it is still little research on the influence of psychological well-being in specific aspects of adolescence, like the sense of belonging to school. On the other hand, researches on the sense of belonging to school have been limited in our country, especially because we don’t have yet a measuring instrument validated for the Portuguese population. This study aimed to carry out the translation and adaptation of the Psychological Sense of School Membership (PSSM) developed by Carol Goodenow (1993), in order to contribute to the knowledge of the feeling of belonging to school and the relationship it establishes with psychological well-being. The total participants in the study were 642 adolescents of both sex (46,7% males and 53,3% females) aged from 12 to 18 years old (M=14,6; DP=1,80), from elementary and secondary schools in central Portugal.The results are in line with that described in the scientific literature, there were significant differences in the psychological well-being of both sexes, age groups, education levels, educational subsystems, residence area, Socioeconomic Levels (NSE) and the frequency of Extracurricular Activities (AEC). There were no differences between the sexes or between different NSE with regard to the sense of belonging to school. However, there were significant differences in the sense of belonging to different age groups, educational levels, educational subsystems, residential areas and frequency of AEC. The correlational analysis has shown that there is a strong positive correlation between psychological well-being and sense of belonging to school. The result of the regression analyses shows that the sense of belonging to school can be use to predict psychological well-being in adolescents. The predictive effect of the sense of belonging to school is higher in the 3rd cycle and in private schools. This evidence suggests that the sense of belonging to school is an important tool for research and socio-educational intervention.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/33118http://hdl.handle.net/10316/33118porVentura, Catarina Raquel Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/33118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:53.145185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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