Importância atribuída no fitness segundo o rendimento líquido mensal dos praticantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Francisco
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: M. L. Martins, Fernando, Gomes, Ricardo, Zylberberg, Tomás, Mendes, Stefan, Damásio, António Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46869
Resumo: A participação em health clubs e academias de fitness tem ganho prevalência nos índices de prática desportiva em Portugal ao longo dos últimos anos, e os proprietários dos ginásios e health clubs competem, para atrair para as suas instalações, cada vez mais clientes. O conhecimento acerca do que os clientes esperam do serviço desempenha um papel-chave na adequação do serviço prestado em função do público-alvo. O objetivo deste estudo é caracterizar e comparar a importância atribuída à qualidade dos instrutores, qualidade dos serviços e motivos para a prática, segundo o rendimento líquido mensal. Participaram no estudo 560 praticantes de atividades de fitness, divididos em 7 grupos. Foi utilizado o questionário «Importância Atribuída no Fitness - Motivos de Prática, Qualidade do Serviço e Qualidade do Instrutor». Em termos gerais, os resultados mostram que os praticantes com maior rendimento apresentam valores mais altos de importância atribuída, nas três dimensões do questionário, particularmente nos Motivos de Prática. «Para melhorar a minha saúde em termos gerais» é mais importante para os clientes com rendimento superior (F = 2.440; p = 0.025; η2 = 0.027), como «para relaxar em termos mentais» (F = 3.815; p = 0.001; η2 = 0.042). Na dimensão Qualidade do Instrutor, «empatia» é mais relevante para clientes com maior rendimento (F = 2.196; p = 0.042; η2 = 0.024). Os proprietários de ginásios e health clubs podem utilizar estes resultados para adaptar o serviço às necessidades e expectativas dos clientes.
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