O MARKETING DE LUGARES E A DINAMIZAÇÃO DO TURISMO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Annaelise
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Bruno, Abreu, Zilpa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1905
Resumo: O presente estudo procurou compreender o papel do marketing de lugares como alavanca do turismo segmentado numa lógica científica, acadêmica e de motivação pedagógica (em específico, as atividades turísticas realizadas no Resort Pedagógico Sítio do Carroção, Brasil). No que concerne à metodologia da pesquisa, após levantamento teórico em materiais sobre turismo, educação e turismo pedagógico foi realizado um estudo empírico de natureza exploratória no Resort Sítio do Carroção, com proposta de modelo conceitual. Como conclusões preliminares, importa referir que alguns destinos procuram posicionar a sua marca territorial numa clara tentativa de atrair novos visitantes e capitalizar esse segmento turístico. A gestão e o marketing de territórios, em específico o branding territorial, assume um papel determinante neste domínio, tanto ao nível da notoriedade da marca territorial (lembrança, memória e associação) como no que concerne à escolha e tomada de decisão por parte dos turistas e visitantes do turismo pedagógico. Contudo, e como limitações, este estudo apresenta como principal limitação a sua metodologia de natureza exclusivamente qualitativa. Estudos futuros deverão dar continuidade a este trabalho mediante metodologia de natureza quantitativa. Em específico, propõe-se a aplicação de inquéritos por questionário junto dos consumidores, testando um modelo conceitual em contextos de turismo pedagógico. O presente manuscrito representa uma importante contribuição para a área de estudo do turismo de nichos (ex. turismo pedagógico), que tem vindo a ser alvo de análises recentes no âmbito do marketing, uma vez que funciona como como uma chamada de atenção para a pertinência das questões ligadas ao processo ensino-aprendizagem em contextos turísticos.
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