A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Tiago
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vieira, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/73503
Resumo: Este artigo apresenta a síntese de um processo de optimização do estudo do instrumento, utilizado no âmbito do projecto de investigação-acção "Os efeitos da ansiedade na Performance dos alunos de Fagote" realizado no contexto de estágio do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho numa escola pública de ensino especializado. Este processo de optimização caracteriza-se pelo uso de um discurso interno positivo, de forma a potenciar um maior controlo emocional na 'performance' e uma maior motivação para a prática do instrumento. O projecto obteve resultados significativos nos alunos envolvidos na intervenção. Neste artigo apresenta-se a componente de fundamentação teórica que alicerçou a intervenção pedagógica, a qual se projectou de modos diversificados no processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente na fragmentação sistemática de tarefas (desenvolvimento de processos de 'micro tarefa'. O objectivo final foi a transformação da ansiedade, enquanto fenómeno normal na 'performance', num factor controlável e estimulante para os alunos, com vista ao desenvolvimento da sua auto-estima e da sua auto-confiança, do seu bem-estar e sentimento de realização antes, durante e após uma apresentação em público.
id RCAP_d7201dd12fd45aa9d2dba4d56d01accd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73503
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulanteEnsino especializado de músicaPerformanceAnsiedadeMicro-tarefasFagoteCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeEste artigo apresenta a síntese de um processo de optimização do estudo do instrumento, utilizado no âmbito do projecto de investigação-acção "Os efeitos da ansiedade na Performance dos alunos de Fagote" realizado no contexto de estágio do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho numa escola pública de ensino especializado. Este processo de optimização caracteriza-se pelo uso de um discurso interno positivo, de forma a potenciar um maior controlo emocional na 'performance' e uma maior motivação para a prática do instrumento. O projecto obteve resultados significativos nos alunos envolvidos na intervenção. Neste artigo apresenta-se a componente de fundamentação teórica que alicerçou a intervenção pedagógica, a qual se projectou de modos diversificados no processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente na fragmentação sistemática de tarefas (desenvolvimento de processos de 'micro tarefa'. O objectivo final foi a transformação da ansiedade, enquanto fenómeno normal na 'performance', num factor controlável e estimulante para os alunos, com vista ao desenvolvimento da sua auto-estima e da sua auto-confiança, do seu bem-estar e sentimento de realização antes, durante e após uma apresentação em público.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019Associação Portuguesa de Educação MusicalUniversidade do MinhoRodrigues, TiagoVieira, Maria Helena20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/73503porRodrigues, T. e Vieira, M. H. (2019). “A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante”. Revista Portuguesa de Educação Musical, n.º 145, Janeiro-Dezembro 2019, pp. 16-261646-6306info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:48.182587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante
title A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante
spellingShingle A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante
Rodrigues, Tiago
Ensino especializado de música
Performance
Ansiedade
Micro-tarefas
Fagote
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante
title_full A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante
title_fullStr A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante
title_full_unstemmed A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante
title_sort A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante
author Rodrigues, Tiago
author_facet Rodrigues, Tiago
Vieira, Maria Helena
author_role author
author2 Vieira, Maria Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Tiago
Vieira, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino especializado de música
Performance
Ansiedade
Micro-tarefas
Fagote
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Ensino especializado de música
Performance
Ansiedade
Micro-tarefas
Fagote
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description Este artigo apresenta a síntese de um processo de optimização do estudo do instrumento, utilizado no âmbito do projecto de investigação-acção "Os efeitos da ansiedade na Performance dos alunos de Fagote" realizado no contexto de estágio do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho numa escola pública de ensino especializado. Este processo de optimização caracteriza-se pelo uso de um discurso interno positivo, de forma a potenciar um maior controlo emocional na 'performance' e uma maior motivação para a prática do instrumento. O projecto obteve resultados significativos nos alunos envolvidos na intervenção. Neste artigo apresenta-se a componente de fundamentação teórica que alicerçou a intervenção pedagógica, a qual se projectou de modos diversificados no processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente na fragmentação sistemática de tarefas (desenvolvimento de processos de 'micro tarefa'. O objectivo final foi a transformação da ansiedade, enquanto fenómeno normal na 'performance', num factor controlável e estimulante para os alunos, com vista ao desenvolvimento da sua auto-estima e da sua auto-confiança, do seu bem-estar e sentimento de realização antes, durante e após uma apresentação em público.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/73503
url http://hdl.handle.net/1822/73503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, T. e Vieira, M. H. (2019). “A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante”. Revista Portuguesa de Educação Musical, n.º 145, Janeiro-Dezembro 2019, pp. 16-26
1646-6306
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Educação Musical
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Educação Musical
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132224333807616