A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/73503 |
Resumo: | Este artigo apresenta a síntese de um processo de optimização do estudo do instrumento, utilizado no âmbito do projecto de investigação-acção "Os efeitos da ansiedade na Performance dos alunos de Fagote" realizado no contexto de estágio do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho numa escola pública de ensino especializado. Este processo de optimização caracteriza-se pelo uso de um discurso interno positivo, de forma a potenciar um maior controlo emocional na 'performance' e uma maior motivação para a prática do instrumento. O projecto obteve resultados significativos nos alunos envolvidos na intervenção. Neste artigo apresenta-se a componente de fundamentação teórica que alicerçou a intervenção pedagógica, a qual se projectou de modos diversificados no processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente na fragmentação sistemática de tarefas (desenvolvimento de processos de 'micro tarefa'. O objectivo final foi a transformação da ansiedade, enquanto fenómeno normal na 'performance', num factor controlável e estimulante para os alunos, com vista ao desenvolvimento da sua auto-estima e da sua auto-confiança, do seu bem-estar e sentimento de realização antes, durante e após uma apresentação em público. |
id |
RCAP_d7201dd12fd45aa9d2dba4d56d01accd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73503 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulanteEnsino especializado de músicaPerformanceAnsiedadeMicro-tarefasFagoteCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeEste artigo apresenta a síntese de um processo de optimização do estudo do instrumento, utilizado no âmbito do projecto de investigação-acção "Os efeitos da ansiedade na Performance dos alunos de Fagote" realizado no contexto de estágio do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho numa escola pública de ensino especializado. Este processo de optimização caracteriza-se pelo uso de um discurso interno positivo, de forma a potenciar um maior controlo emocional na 'performance' e uma maior motivação para a prática do instrumento. O projecto obteve resultados significativos nos alunos envolvidos na intervenção. Neste artigo apresenta-se a componente de fundamentação teórica que alicerçou a intervenção pedagógica, a qual se projectou de modos diversificados no processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente na fragmentação sistemática de tarefas (desenvolvimento de processos de 'micro tarefa'. O objectivo final foi a transformação da ansiedade, enquanto fenómeno normal na 'performance', num factor controlável e estimulante para os alunos, com vista ao desenvolvimento da sua auto-estima e da sua auto-confiança, do seu bem-estar e sentimento de realização antes, durante e após uma apresentação em público.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019Associação Portuguesa de Educação MusicalUniversidade do MinhoRodrigues, TiagoVieira, Maria Helena20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/73503porRodrigues, T. e Vieira, M. H. (2019). “A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante”. Revista Portuguesa de Educação Musical, n.º 145, Janeiro-Dezembro 2019, pp. 16-261646-6306info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:48.182587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante |
title |
A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante |
spellingShingle |
A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante Rodrigues, Tiago Ensino especializado de música Performance Ansiedade Micro-tarefas Fagote Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante |
title_full |
A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante |
title_fullStr |
A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante |
title_full_unstemmed |
A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante |
title_sort |
A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante |
author |
Rodrigues, Tiago |
author_facet |
Rodrigues, Tiago Vieira, Maria Helena |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Maria Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Tiago Vieira, Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino especializado de música Performance Ansiedade Micro-tarefas Fagote Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Ensino especializado de música Performance Ansiedade Micro-tarefas Fagote Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
Este artigo apresenta a síntese de um processo de optimização do estudo do instrumento, utilizado no âmbito do projecto de investigação-acção "Os efeitos da ansiedade na Performance dos alunos de Fagote" realizado no contexto de estágio do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho numa escola pública de ensino especializado. Este processo de optimização caracteriza-se pelo uso de um discurso interno positivo, de forma a potenciar um maior controlo emocional na 'performance' e uma maior motivação para a prática do instrumento. O projecto obteve resultados significativos nos alunos envolvidos na intervenção. Neste artigo apresenta-se a componente de fundamentação teórica que alicerçou a intervenção pedagógica, a qual se projectou de modos diversificados no processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente na fragmentação sistemática de tarefas (desenvolvimento de processos de 'micro tarefa'. O objectivo final foi a transformação da ansiedade, enquanto fenómeno normal na 'performance', num factor controlável e estimulante para os alunos, com vista ao desenvolvimento da sua auto-estima e da sua auto-confiança, do seu bem-estar e sentimento de realização antes, durante e após uma apresentação em público. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/73503 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/73503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, T. e Vieira, M. H. (2019). “A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante”. Revista Portuguesa de Educação Musical, n.º 145, Janeiro-Dezembro 2019, pp. 16-26 1646-6306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Educação Musical |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Educação Musical |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132224333807616 |